Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020 @ 07:30

Tendências | WorldDAB 2020 destaca os avanços do rádio digital e projeta próximos passos

São Paulo - Pela primeira vez a assembleia geral foi realizada de forma virtual e destacou os avanços do rádio digital na Europa, Ásia, África e Oriente Médio

Publicidade

O rádio digital no formato DAB + continua em destaque na indústria devido os seus avanços recentes na adesão e uso da tecnologia, projetando agora os próximos passos para o mercado. No início de novembro foi realizada a primeira edição virtual do WorldDAB, devido a pandemia do novo coronavírus. A conferência foi acompanhada por 200 participantes e contou com mais de 50 palestrantes. Temas como a expansão da tecnologia de rádio digital no setor automotivo e a expansão para outros mercados estiveram em destaque.

Segundo o portal RadioWorld, o presidente do WorldDAB, Patrick Hannon, fez uma atualização sobre os principais desenvolvimentos DAB + na Europa, Ásia, África e Oriente Médio. O executivo destacou três das prioridades da entidade: "fornecer mensagens claras sobre os benefícios do DAB +; garantir que DAB + seja incluído em receptores automotivos e de consumo; e impulsionar a adoção do DAB + em novos mercados", informa a publicação.

Foram acompanhados os processos de evolução da tecnologia de rádio digital em vários países, com destaques para algumas nações europeias. No caso da Alemanha, foi lançado um segundo sistema multiplex nacional, que passa a atingir 83% da população de lá. Trata-se de uma ferramenta que oferece mais opções aos ouvintes e oportunidades mais amplas para anunciantes de rádio

A França, país que está mais atrás da digitalização de seu rádio em relação à outras potências europeias, confirmou os planos de lançar o DAB+ nacional no próximo ano, quando a radiodifusão local completará 100 anos. Segundo o RadioWorld, os lançamentos regionais da tecnologia em todo o país continuarão junto com o lançamento nacional, começando com Bordeaux e Toulouse, mercados no sul do país.

Já a Suíça, mais adiantada, confirmou durante o WorldDAB 2020 a intenção de desligar os serviços de rádio analógico a partir do verão de 2022, iniciando pela emissora pública SRG SSR. Já as rádios privadas possuem um cronograma de desligamento até janeiro de 2023. Haverá uma forte campanha nacional para promover ainda mais a adoção do rádio digital pela população suíça. Dabsy é a mascote nacional da peça.

O Reino Unido, onde a audiência digital (streaming de áudio e DAB+) já corresponde por 60% de toda a audição, foi destacado que a transmissão de rádio DAB+ corresponde já por 70% da parcela de escutas em plataformas digitais. Em 2020 foi anunciado o adiamento do desligamento do AM/FM analógico que, mesmo com o forte avanço do digital, o serviço ainda permanece relevante. O desligamento está previsto para 2032.

Como também já foi noticiado pela mídia especializada, a Itália anunciou que todos os receptores de rádio vendidos a partir de janeiro de 2020 deveriam incluir o digital. E o resultado foi que as vendas ao consumidor DAB + quase triplicaram no primeiro semestre deste ano, mesmo com o país sendo duramente atingido pela pandemia do novo coronavírus.

A conferência também destacou o avanço do DAB+ na República Tcheca, país da Europa central. Por lá a cobertura agora atinge 95% da população, e a emissora pública Czech Radio anunciou a eliminação progressiva das transmissões de ondas longas e médias a partir de 2021. 

Recomendamos:
> Com credibilidade e audiência em alta na Europa, rádio é o meio que melhor lida com a crise da covid-19
> WorldDAB divulga relatório que mostra o avanço do rádio digital na Europa e Austrália. Reino Unido e Noruega lideram na adesão

Sobre a África e no Oriente Médio, a conferência WorldDAB 2020 destacou que a Tunísia está trabalhando na isenção de impostos para receptores DAB + a partir do próximo ano. E na África do Sul há um projeto de regulamento para o licenciamento de rádios digitais, este que pode ser publicado até março de 2021. 

Na Austrália, segundo apresentação na WorldDAB 2020 e relatos do RadioWorld, as emissoras de rádio comerciais "estão monetizando com sucesso DAB +, oferecendo aos anunciantes um público mais amplo e maior alcance", afirma a publicação.

Rádio e os automóveis

Outro ponto importante destacado sobre a tecnologia, é a presença do DAB+ em automóveis. Um painel foi dedicado de forma exclusiva ao tema, destacando a introdução de leis nacionais que fixam a presença da tecnologia de rádio digital nos veículos, realidade na Alemanha, Reino Unido, Itália, Hungria, Grécia, Chipre e Malta. Recentemente o tudoradio.com destacou o avanço desse cenário por país.

Em outro painel aconteceu um destaque do Google, que mostra o rádio mantendo a sua liderança entre os aplicativos de mídia mais usados em carros. Mas há um alerta sobre o crescente interesse e competição no espaço dos sistemas de informação e entretenimento (multimídia dos veículos). Isso amplia a necessidade de a posição do rádio ser reforçada e as emissoras podem ajudar a alcançar isso por meio de conteúdo visual atraente na forma de metadados. 

Outra novidade, anunciada na semana seguinte ao WorldDAB 2020, é relacionada ao rádio híbrido. A DTS Connected Radio anunciou que adicionou as letras de músicas em seu sistema. Ou seja, é possível acompanhar essas informações de forma simultânea à música sendo executada pela emissora de rádio. A função, que tem sido comum em aplicativos de rádio e música via internet, agora está presente em 28 idiomas para a transmissão digital terrestre, através da tecnologia de rádio híbrido.

Vale recordar que o rádio híbrido é uma ferramenta que pode auxiliar diretamente nesse processo.

Leia mais:
> Artigo "O rádio caminha para se consolidar como um meio híbrido"
> Rádio híbrido avança em automóveis com parceria entre a Xperi e a Daimler
> Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte

É possível acompanhar todas as sessões do WorldDAB 2020 virtual através do canal da entidade no YouTube. Acesse aqui.

Com informações do portal RadioWorld e do WorldDAB 2020

Tags: DAB+, rádio digital, Europa, panorama, tecnologia, tendências

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.