Quarta-Feira, 03 de Maio de 2023 @ 10:50
São Paulo – Testes foram informados aos ouvintes por meio de vinhetas durante a programação
Uma estação de rádio suíça, a Couleur 3 FM, testou recentemente de forma aberta a inteligência artificial (IA) em uma transmissão de 13 horas de conteúdo musical escrito, dublado e programado por IA. Embora não tenha sido a primeira estação a experimentar essa tecnologia, a Couleur 3 se destacou por sua honestidade em relação ao uso da IA, diferentemente de uma tentativa anterior de Drew Carey em seu programa SiriusXM (Estados Unidos), que inicialmente não divulgou o uso da IA.
A cada vinte minutos, a estação suíça transmitia uma mensagem aos ouvintes informando que estavam ouvindo conteúdo gerado por IA e solicitando feedback através do WhatsApp. De acordo com a empresa controladora Radio Television Suisse, várias centenas de mensagens foram enviadas, com uma variedade de reações que variavam de elogios ao potencial da tecnologia até críticas à falta de emoção e humor nas apresentações.
Após avaliar o feedback, a Couleur 3 adotou uma postura mais aberta em relação ao uso da IA, ao contrário de Carey, que foi mais resistente. Antoine Multone, responsável pela Couleur 3, afirmou que a tecnologia pode ajudar a facilitar certas tarefas, economizar tempo e permitir pesquisas mais amplas e aprofundadas, mas que a criatividade, surpresa e humor continuam sendo características muito humanas.
Pascal Crittin, diretor da RTS, também destacou que a IA não substitui em nada a criatividade, emoção e capacidade de mudança do ser humano, e que a ética profissional deve ser aplicada na utilização da tecnologia para garantir a confiabilidade das informações oferecidas ao público. Em suma, a Couleur 3 entende que a IA tem seu valor, mas o trabalho humano ainda é indispensável para criar conteúdo original e de qualidade.
Em fevereiro, a Futuri (fornecedora de software de engajamento de público e inteligência para empresas de mídia) anunciou o lançamento do RadioGPT para criar conteúdo no ar alimentado por inteligência artificial (IA). O RadioGPT usa a tecnologia de voz IA e o TopicPulse da Futuri para criar um script para uso no ar e transformá-lo em áudio. Para obter mais informações sobre o RadioGPT ou para saber como participar do lançamento beta, visite RadioGPT.ai.
+ “Inteligência artificial já substitui funções no rádio”, artigo de Fernando Morgado
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do Radio Ink
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.