Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 28 de Dezembro de 2023 @ 07:44

O Rádio Hoje | Rádio australiano alcança níveis históricos de audiência em 2023; Jovens são atraídos pela transmissão digital

São Paulo - Segundo a CRA, 87,2% dos jovens australianos ouvem rádios comerciais, em média, 11 horas e 26 minutos por semana

Publicidade

Um relatório divulgado pelo Commercial Radio & Audio (CRA) da Austrália confirmou que 2023 foi um ano marcante para o rádio no país. Os dados de audiência indicam que o meio conseguiu captar a atenção do público jovem, principalmente através de soluções digitais como o DAB+ (sinal digital terrestre) e streaming. Houve também um aumento geral na audiência, com mais de 49 mil novos ouvintes. O rádio australiano, assim como o do Reino Unido, tem se destacado na transição digital, como já apontado anteriormente pelo tudoradio.com. Confira os destaques principais:

Em sua declaração, o CRA, representante do setor, reportou um significativo aumento na audiência do rádio comercial, alcançando 12,25 milhões de ouvintes acima dos 10 anos nas cinco principais áreas metropolitanas. Esse crescimento é sustentado pelo aumento da audiência em DAB+ e pela popularidade contínua do rádio comercial entre os jovens, conforme a Pesquisa GfK 8.

Conforme o relatório, houve um aumento anual de 49 mil ouvintes na audiência acumulada, com o público dedicando, em média, 12 horas e 53 minutos por semana às estações de rádio comerciais. No total, o alcance semanal do rádio australiano é de 82,4% da população com idade a partir de 10 anos

O CRA também revelou que a faixa etária de 10 a 24 anos está cada vez mais sintonizada no rádio comercial, com 87,2% dos jovens australianos ouvindo, em média, 11 horas e 26 minutos por semana.

"Este ano marcou um progresso notável para o rádio comercial, com um número crescente de ouvintes acessando o conteúdo de qualidade nas estações DAB+ e mantendo lealdade às suas estações e personalidades favoritas do rádio comercial," disse Ford Ennals, CEO da Commercial Radio & Audio.

+ Artigo sobre DAB+ na Europa -> "O rádio de carro sem dial FM"

Ennals também ressaltou um aumento de 48% na audiência das estações exclusivas de rádio comercial DAB+ desde 2021. "Os ouvintes estão extremamente satisfeitos com o novo conteúdo oferecido pelas redes comerciais, e o acesso ao DAB+ está mais fácil do que nunca. Com o DAB+, os ouvintes desfrutam de maior liberdade no rádio comercial, incorporando novas estações favoritas em suas rotinas," explicou o CEO da CRA.

Ele ainda observou que a escuta de rádio em carros teve um aumento, representando 34,8% da audiência total, um reflexo do retorno dos deslocamentos no pós-pandemia da COVID-19, uma tendência também notada no mercado dos Estados Unidos.

"Estamos extremamente satisfeitos com os números recordes alcançados na última pesquisa metropolitana do ano," concluiu Ennals. "Para 2024, antecipamos um ano ainda mais promissor, com crescimento contínuo e novas oportunidades para o rádio comercial, nossos ouvintes e anunciantes."

Levantamento anterior -> Rádio lidera no consumo de áudio na Austrália; Setor mostra forte capacidade de adaptação e inovação

Pesquisas mais recentes pelo mundo:

Brasil -> Inside Áudio 2023: Rádio atinge 80% dos brasileiros e mostra sua força publicitária, segundo Kantar IBOPE Media
EUA -> Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos
Alemanha -> Rádio mantém popularidade na Alemanha com 93% de alcance; DAB+ e podcasts avançam
França -> Médiamétrie afirma que 55,635 milhões de pessoas ouvem rádio na França
Reino Unido -> Rádio é ouvido por 88% da população do Reino Unido; DAB+ e Streaming impulsionam o consumo, diz Rajar
Portugal -> Tempo médio de consumo de rádio ultrapassa 3 horas diárias em Portugal


Arte da CRA destacando o recorde histórico de audiência do rádio australiano

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do CRA. Colaboração de David Duck

Tags: Rádio, levantamento, pesquisa, radiodifusão, audiência, investimento, Austrália

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.