Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 04 de Novembro de 2024 @ 06:57

Mercados do Recife, Brasília, Belém, Aracaju, Baixada Fluminense, Recôncavo Baiano e Baixada Santista observam mudanças no FM

São Paulo - Vitória, João Pessoa e a Grande São Paulo serão as próximas a apresentar mudanças em seus dials

Publicidade

Na esteira das novidades aguardadas nos dials em FM para o início de novembro, outras mudanças começaram a surgir desde sexta-feira (1º), acompanhadas em tempo real pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com. Além das alterações programadas e já ocorridas em Curitiba e Brasília, mercados como Recife, Aracaju, Belém, Recôncavo Baiano, Baixada Fluminense e Baixada Santista têm percebido novidades. Nos próximos dias, a Grande São Paulo, Vitória e João Pessoa devem ampliar essa movimentação no FM. Acompanhe:

No Grande Recife, a até então Nova Líder FM 93.9 (popular/hits) cedeu espaço para o início da fase experimental da Biz FM 93.9, com programação no popular. A estação, que é uma migrante AM-FM que iniciou suas atividades em FM neste ano, passou a ser operada pelo Sistema Excesso de Comunicação, que também atua em Pernambuco com a Excesso FM 102.1 do Recife e a tradicional Rádio Liberdade FM 93.7 de Caruaru. Segundo informações da própria emissora, a Biz FM está em fase final de implantação e deve ter sua grade de programação definitiva no ar a partir da segunda quinzena de novembro. O sinal da 93.9 FM é de qualidade local no Recife.

Já em Aracaju, no sábado (2), a Transamérica FM 90.5 encerrou sua operação e, às 12h do mesmo dia, iniciou uma fase de programação musical sem nome fantasia definido. Esse processo marca a expectativa pela futura Metropolitana FM 90.5 na capital sergipana, uma emissora de formato jovem/hits, que entrará em fase de expectativa no dia 15. A estreia oficial será em 2 de dezembro.

Na capital do Pará, Belém, os ouvintes perceberam o início da programação de expectativa da Top FM 104.7, estação de formato adulto-contemporâneo que tem sua estreia prevista para ainda neste mês. O canal estava repetindo o sinal da Rádio Clube do Pará desde 2022 e encerrou essa operação recentemente. A 104.7 FM é fruto do processo de migração AM-FM da antiga AM 1270.

Em Brasília, além da entrada da Feliz FM 107.9 (religiosa/gospel), os ouvintes notaram uma alteração no projeto da até então Positiva FM 96.5, que atuava no formato jovem/adulto-pop. O canal, que cobre a capital federal e parte de Planaltina, passou a executar uma grade de programação adulto-contemporânea. Segundo informações extraoficiais, é possível que a emissora adote o nome fantasia Plano FM, já com expectativa em canais digitais. A estação está sem nome desde sexta (1º).

No Recôncavo Baiano, foi detectada a entrada em caráter experimental da Rádio Nacional FM 77.1 de Cruz das Almas, emissora também indicada como Rádio UFRB. A estação faz parte da expansão da EBC e conta com parceiros locais na gestão e elaboração da grade de programação das emissoras públicas. O sinal é restrito à região de Cruz das Almas, mas há relatos de sintonia nos arredores da Grande Salvador e na região de Feira de Santana, próximas à estação e ainda sem cobertura pelo eFM (FM estendido, faixa que abrange a 87.1 FM).

Na Baixada Fluminense, ouvintes relataram a identificação da Gênesis FM 106.5, emissora de formato religioso/evangélico captada com sistema de RDS ativo nas cidades da Baixada Fluminense. Trata-se da 106.5 FM de Miguel Pereira, cidade da região serrana do estado, cujo sinal atinge o Grande Rio. A estação é oriunda da migração AM-FM da antiga AM 1060 da Canção Nova.

Na Baixada Santista, a Top FM 89.9 voltou ao ar a partir de Bertioga, com seu tradicional formato popular/sertanejo, substituindo a breve passagem da Apolo FM (jovem/adulto-pop) pela sintonia. A mesma região do litoral paulista notou a reativação do porte técnico da Estilo FM 93.3 (adulto-contemporâneo), que esteve fora do dial nas últimas semanas por motivos técnicos. Ambas as FMs são operadas pela Rede Mundial.

A partir de hoje…

A Rede Mundial deve movimentar o dial FM na Grande São Paulo nos próximos dias. Por lá, é aguardada a ida da Rádio DaCidade FM para 99.1 FM de Itapevi, substituindo a transmissão em 83.9 FM de Mogi das Cruzes. Também está em definição o canal para a Apolo FM, que no último mês esteve em 99.1 FM e deve ser fixada em outra frequência na Grande São Paulo.

Hoje (4) marca o início da fase de expectativa da FM O Dia FM 90.5 de Vitória, capital do Espírito Santo. O canal deixou de operar como Jovem Pan News. A FM O Dia Vitória será oficialmente inaugurada no dia 18, com um extenso planejamento de divulgação na região, conforme antecipado pelo tudoradio.com.

Na quarta-feira (6), João Pessoa acompanhará uma curta fase de expectativa da futura Clube FM 102.5, de formato popular/hits, vinculada à Rede Clube FM Brasil. Esse processo durará apenas oito horas. À meia-noite do dia 6, a Jovem Pan FM deixará o canal, dando lugar à expectativa pela Clube FM, com estreia oficial local às 6h e início em rede nacional às 8h.

Conforme já destacado pelo tudoradio.com, o mês segue com várias mudanças programadas. No dia 11, a Rede Antena 1 (adulto-contemporâneo) planeja lançar oficialmente as emissoras Antena 1 FM 106.1 de Linhares e Antena 1 FM 96.7 de São Mateus, ambas no interior do Espírito Santo, operadas pela Rede SIM. 

Nesse mesmo dia, Goiânia verá a inauguração da Nativa FM 103.7, a nova afiliada da rede de formato popular/sertanejo-romântico, transmitindo seu sinal a partir de Anápolis e já em fase de expectativa.

Tem mais mudanças para acontecer?

Segundo o que já noticiou o tudoradio.com, redes como Jovem Pan FM, Rádio Mix FM e Massa FM devem ampliar essa lista de possíveis estreias ainda em 2024, porém essas negociações estão em andamento, com datas e acordos a serem definidos. Com a dinâmica do mercado nos últimos anos, outros anúncios podem ser feitos, seja pelos nomes já citados neste texto ou por outras redes atuantes no país. A migração AM-FM também pode impactar esse processo.

Uma série de novidades técnicas também foram percebidas nos dials e registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com

Confira a lista completa das novidades nos dials através do endereço: tudoradio.com/mapa.

+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país

Relacionadas:
> Com Brasília e Curitiba entre as novidades no primeiro dia do mês, novembro será movimentado no dial FM brasileiro
Redes movimentam dial FM brasileiro com novidades neste último trimestre de 2024
Marcas como Band FM, Clube FM, FM O Dia, Jovem Pan FM e Metropolitana FM estão previstas para mudanças nesta reta final de 2024
Virada de mês tem novidades em dials de regiões como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás
Agosto traz mudanças no rádio: Curitiba lidera em número de trocas e São Paulo desliga duas AMs tradicionais
Julho começa com Maravilha FM, Rádio Mix FM, Rádio Mais, Clube FM e Arauto News FM entre as novidades
89 FM A Rádio Rock, Clube FM, Massa FM, Metropolitana FM e Rádio Mix FM têm estreias previstas para as próximas semanas
Virada para junho tem mudanças em dials de quatro capitais, estreias no interior e avanço da migração AM-FM
Rádio Cidade surge no FM de Curitiba (PR), Clock FM em Vitória (ES), troca no Rio de Janeiro e Clube FM segue em expansão
São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, São Luís e Vitória estão com novidades previstas para maio
Curitiba (PR), Brasília (DF), Maceió (AL) e o interior paulista começam o mês de abril com novidades no dial FM
Com Ribeirão Preto e Campinas chamando a atenção, 2024 começa movimentado no rádio do interior paulista

 

Tags: rádio, FM, mudanças no dial, Recife, Brasília, Aracaju, Baixada Fluminense, Recôncavo Baiano, Baixada Santista

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.