Terça-Feira, 05 de Novembro de 2024 @ 09:08
São Paulo - Medida gera polêmica no setor devido ao número de profissionais desligados da emissora
A OFF Radio Krakov, emissora pública na Polônia, surpreendeu o mercado ao lançar três apresentadores gerados por inteligência artificial (IA). O projeto, descrito como um “experimento sem precedentes” pelo diretor da rádio, Marcin Pulit, busca, segundo a gestão, explorar a fronteira entre inovação tecnológica e prática jornalística, em um momento de intensos debates sobre o futuro da profissão. No entanto, a decisão gerou polêmica, já que foi tomada após a demissão de mais de 10 profissionais da equipe da estação.
Os avatares da OFF Radio Krakov são apresentados como jovens e engajados, com perfis que dialogam diretamente com a Geração Z, conforme destacou a emissora. Emilia “Emi” Nowa, Jakub “Kuba” Zieliski e Alex são os novos “rosto” e voz da rádio, discutindo temas culturais, artísticos e sociais, incluindo questões LGBTQ+. De acordo com a mídia especializada que repercutiu o tema, o conteúdo apresentado pelos avatares é elaborado e revisado por jornalistas humanos, garantindo, segundo a emissora, a precisão e a qualidade da informação. Além disso, a rádio afirma que os materiais gerados com IA são identificados de forma transparente.
A substituição de apresentadores humanos por avatares em emissoras de rádio e TV não é uma novidade global. Iniciativas semelhantes foram adotadas para proteger jornalistas em situações de risco, como na Venezuela, ou para ampliar o acesso à informação em línguas nativas, como no Peru. Contudo, o caso na Polônia levanta questionamentos sobre a sustentabilidade financeira dos veículos de mídia, uma vez que a OFF Radio enfrenta cortes de verbas públicas e lida com baixa audiência, conforme reportagem do portal MediaTalks.
A demissão de mais de 10 profissionais da equipe provocou uma reação significativa, incluindo uma petição organizada pelo ex-apresentador Mateusz Demski. A petição, que já ultrapassou 15 mil assinaturas, também gerou manifestações de autoridades, como Krzysztof Gawkowski, ministro de Assuntos Digitais, que defende regulamentações para o uso responsável de IA. Segundo ele, a tecnologia deve beneficiar a sociedade, e não representar uma ameaça ao emprego humano.
Apresentadores que são avatares produzidos por IA / divulgação OFF Radio Krakov
Mais IA:
> Grupos de rádio são contra proposta que indica uso de IA em anúncios políticos nos Estados Unidos
> Pesquisa revela otimismo cauteloso de empresas de mídia quanto ao uso de IA na Europa
> IDC prevê crescimento acelerado de smartphones com IA generativa até 2028
> Ferramentas de IA avançam na automação de tarefas e aumentam a produtividade no setor de mídia
> Ética e viés em ferramentas de inteligência artificial estão em debate nos EUA
> CEO da NAB, Curtis LeGeyt, incentiva as emissoras a fazerem parceria em IA na abertura do NAB Show 2024
> Europa já conta com estação de rádio feita 100% por inteligência artificial
> Jovem Pan News e Classic Pan anunciam boletins de jornalismo criados por inteligência artificial
> Apolo FM inicia transmissões em São Paulo após reestruturação de frequência; Projeto é feito por IA
> Olimpíadas de Paris 2024: Inovação com IA transforma transmissão e experiência dos fãs
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do MediaTalks