Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2024 @ 06:59
Recife - Programação segue nesta sexta-feira (29) com números do rádio pela Kantar IBOPE Media, mais IA, resultados gerados pelo rádio, entre outros debates
A exemplo do primeiro dia de evento, o segundo também registrou casa cheia no Fala Norte Nordeste 2024 e intensa movimentação na feira de serviços. A programação, realizada no Recife Expo Center pela ASSERPE, teve início às 9h30 e se estendeu até o final da tarde desta quinta-feira (28). Na pauta, foram abordados temas como o tradicional versus o contemporâneo, redes sociais e radiodifusão, inteligência artificial (IA) e o futuro do jornalismo, mercado publicitário, entre outros assuntos relevantes. Nesta sexta-feira (29), o congresso se encaminha para o encerramento, com programação iniciada logo cedo, também às 9h30.
Logo pela manhã, nomes como Kleber Dias (Sistema Verde Mares), Vlamir Marques (Grupo Jovem Pan) e Geraldo Freire (CBN Recife) debateram sobre o que foi feito pelo rádio até o presente momento e o que esperar do futuro. Tecnologias como IA, o poder da comunicação, estratégias de programação, entre outros pontos, foram discutidos pelos participantes, com mediação de Gilberto Studart (Anatel).
Movimentação no primeiro painel do segundo dia do congresso / crédito: tudoradio.com
Na sequência, Fernanda Musardo (colunista da CBN Curitiba) e Cristiano Stuani (consultor em inteligência artificial e digital) realizaram um bate-papo sobre pontos de atenção para as rádios no uso das redes sociais, destacando boas práticas na geração de conteúdo para esses ambientes. A conversa também refletiu sobre o funcionamento dessas plataformas e seus papéis para as emissoras de rádio. A IA esteve novamente em foco, considerando que a tecnologia está integrada à forma como essas plataformas operam. O painel foi moderado por Ciro Bezerra, da Rádio Jornal do Recife.
Cristiano Stuani, Fernanda Musardo e Ciro Bezerra / crédito: tudoradio.com
Durante a tarde, o impacto da IA no futuro do radiojornalismo foi tema de um debate que buscou alinhar o uso da tecnologia a práticas que agreguem valor ao trabalho dos profissionais. O painel contou com a participação de Paulo Gilvane (Agência Radioweb) e Maria Cláudia Santos (Rádio Itatiaia), sob a mediação de Mário Neto (NovaBrasil FM Recife). A programação foi concluída com um painel sobre o mercado publicitário, IA e radiodifusão, conduzido por Daniel Queiroz (FENAPRO), Dudu Godoy (CENP) e Paulo Fernandes Neto (ASSERPE), seguido de uma apresentação sobre ética no jornalismo e seu papel no mundo contemporâneo, com o jornalista Ernesto Paglia.
Os congressistas frequentemente manifestavam reflexões sobre as discussões apresentadas nos painéis e a movimentação na feira. Em conversa com o tudoradio.com, Gilson Dário, expositor da Dário Produções, destacou que, já no segundo dia, era possível perceber que o Fala Norte Nordeste estava sendo positivo para a realização de negócios, com radiodifusores interessados nas soluções apresentadas pelas empresas. Executivos também informaram ao portal que a prospecção de novos parceiros no evento estava sendo significativa.
+ Fala Norte Nordeste 2024 começa com ampla movimentação e painel sobre evolução do rádio
Último dia
O congresso segue nesta sexta-feira (29), começando às 9h30 com a apresentação dos resultados do levantamento Inside Rádio 2024, da Kantar Ibope Media, conduzida por Leonam Torres, diretor regional da empresa no Nordeste. Às 11h, Fernando Morgado, consultor e especialista em rádio, discutirá o impacto histórico do meio no painel "Rádio: mais de 100 anos de resultados". Já no período da tarde, às 14h, o painel "A reinvenção do talento" reunirá os jornalistas Francisco José, José Raimundo e Beatriz Castro para discutir o legado de grandes nomes da TV brasileira, com mediação de Aldo Vilela, da CBN Recife.
Às 15h50, o presidente da ASSERPE, Nill Júnior, fará uma fala de agradecimento, seguida pelo encerramento oficial do evento às 16h, com a palestra "No jornalismo, nada substitui o talento", ministrada pelo jornalista Roberto Cabrini. O Fala Norte Nordeste 2024 chega ao fim às 17h45, após três dias intensos de debates e celebrações que destacam a relevância da radiodifusão no Brasil.
Veja também:
> Fala Norte Nordeste 2024 começa com ampla movimentação e painel sobre evolução do rádio
> Fala Norte Nordeste 2024 discute o futuro da comunicação no Brasil
> Fala Norte Nordeste 2024: programação reúne debates sobre radiodifusão, tecnologia e tendências do setor