Segunda-Feira, 07 de Abril de 2025 @ 09:04
Brasília - De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o Brasil se diferencia pela adoção do 5G puro
O Brasil alcançou a terceira posição no ranking global de países com maior velocidade média de download no 5G, conforme relatório da consultoria internacional Opensignal. O levantamento, que analisou 137 países durante o quarto trimestre de 2024, destaca o país como líder em velocidade de download no 5G entre nações de grande extensão territorial, superando potências tecnológicas como Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido e Taiwan. O destaque brasileiro é atribuído principalmente à adoção do modelo 5G puro (standalone), considerado mais eficiente por operar em uma rede independente e dedicada.
De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o Brasil se diferencia pela adoção do 5G puro, que proporciona maior eficiência e velocidade. “O Brasil está se preparando para um futuro cada vez mais conectado, com impactos positivos na produção industrial, no agronegócio e em serviços essenciais”, afirmou o ministro.
O modelo 5G puro possui baixa latência, fator essencial para aprimorar experiências como videochamadas e jogos online, além de conectar simultaneamente um grande número de dispositivos, sendo ideal para a indústria, agronegócio e saúde. A tecnologia permitirá a expansão de soluções inovadoras, como cirurgias remotas e fazendas digitais.
Para viabilizar a implementação, foi realizada a limpeza da faixa de 3,5 GHz, conduzida pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), criada após o Leilão do 5G e financiada por operadoras como Claro, TIM e Vivo. O processo incluiu a migração dos sinais de TV parabólica para uma nova faixa, com a distribuição de quase cinco milhões de kits digitais gratuitos a famílias beneficiárias de programas sociais. A conclusão da migração foi antecipada em quase 14 meses, possibilitando que todos os municípios estejam aptos para o 5G.
“Os excelentes resultados demonstram o compromisso da EAF com a antecipação do cronograma e a limpeza da faixa de frequência usada pela rede 5G. Estamos orgulhosos do progresso e do impacto positivo que temos alcançado”, declarou Leandro Guerra, presidente da EAF.
Guerra também destacou o papel estratégico da EAF na implementação do 5G, afirmando que a organização foi criada para garantir a limpeza da faixa de frequência necessária à infraestrutura da nova tecnologia e à execução de políticas públicas, priorizando economicidade e eficiência.
Especialistas destacam que o avanço da tecnologia impulsionará ainda mais a digitalização do rádio e reforçará a presença das emissoras nos meios digitais, sem interferências de sinal, com maior qualidade de áudio e transmissão. O processo representa uma importante evolução tecnológica para o setor e uma nova etapa na relação das rádios com seu público.
A qualidade técnica avança, assim como o uso de todos os recursos disponíveis ao streaming. É possível constatar em plataformas agregadoras de rádio, como o tudo.radio e o App tudoradio.com, que a experiência do usuário foi aprimorada pelas próprias estações, que passaram a cuidar da qualidade do áudio disponibilizado via streaming e até a geração de conteúdos adicionais por esses canais enquanto o dial cumpre obrigações específicas, como horários políticos e Voz do Brasil, mantendo o ouvinte engajado com o perfil da rádio durante toda a geração de áudio ao vivo.
Escuta de rádio via streaming em carros; 5G impulsiona esse tipo de consumo. Apple CarPlay com o app do tudoradio.com
Leia também:
> Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras
> Desligamento de redes 2G e 3G pode acelerar avanço do 5G na América Latina, diz 5G Americas
> Artigo "Futuro próximo do rádio une ferramentas e ações que priorizam a experiência do ouvinte", por Daniel Starck
> Alerta: Engenheiro da NAB reforça a importância dos metadados e RDS para emissoras de rádio
> Mais 189 municípios brasileiros poderão receber sinal 5G a partir de segunda-feira (30)
Com informações do MCom
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.