Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 28 de Abril de 2025 @ 06:37

Panorama: São Paulo retorna à marca de 18 FMs cujo alcance supera 1 milhão de ouvintes por estação

São Paulo - Band FM, Jovem Pan FM e Alpha FM continuam com os maiores totais de ouvintes únicos, emissoras que seguem acima da marca de 2 milhões nesse quesito

Publicidade

O rádio de São Paulo também registrou um dado positivo quando o assunto é o total de ouvintes que passam pelas emissoras no dial. A mais recente pesquisa da Kantar IBOPE Media apontou crescimento na média geral de audiência do meio, em comparação com o levantamento anterior, movimento que também se refletiu no alcance das estações. A medição é impactada pela mudança de metodologia e pela atualização das estimativas populacionais, feitas pela empresa a partir dos dados de janeiro. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os locais/trimestre janeiro a março de 2025):

Líderes acima de 2 milhões

A Band FM 96.1 (popular/hits) segue isolada como o principal destaque da pesquisa quando o assunto é alcance na Grande São Paulo. A emissora, que já vinha de altas expressivas nas medições anteriores, renovou seu patamar de destaque, agora alcançando 2,66 milhões de ouvintes únicos. Trata-se de um novo recorde para essa métrica no mercado paulistano. Vale lembrar que a 96.1 FM mantinha a liderança de alcance na reta final de 2024, oscilando entre 2,4 e 2,5 milhões de ouvintes únicos.

A vice-líder geral nesse quesito, a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), também manteve a tendência de alta já observada na pesquisa anterior, avançando para 2,49 milhões de ouvintes únicos em São Paulo.

A Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), outro destaque relevante, também apresentou crescimento consistente no alcance, mantendo a trajetória de alta registrada em pesquisas anteriores. Atualmente, a emissora soma 2,25 milhões de ouvintes únicos na Grande São Paulo, sua melhor marca no comparativo com os dados do último ano.

Na sequência, a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (jovem/adulto-rock/alternativa) aparece próxima da marca de 2 milhões de ouvintes únicos, com 1,97 milhão. A estação passa a ter a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) logo atrás, emissora que segue em trajetória consistente de alta e subiu mais uma posição no ranking de alcance em FM, alcançando 1,93 milhão de ouvintes únicos no dial da Grande São Paulo. E a Gazeta FM 88.1 (popular/hits), em alta, cravou 1,9 milhão nesse mesmo quesito.

Também são destaques os avanços registrados por Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), com 1,87 milhão de ouvintes únicos, e Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), com 1,84 milhão. A movimentação de alta também foi observada na Nativa FM 95.3 (popular/sertanejo-romântica), agora com 1,78 milhão de ouvintes únicos no dial paulistano.

Mais destaques

Rádio Disney FM 91.3 (popular/hits) e Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) seguem acima da marca de 1,5 milhão de ouvintes únicos na Grande São Paulo, contribuindo diretamente para o crescimento do meio nesse indicador. A 91.3 FM aparece com 1,67 milhão de ouvintes únicos, enquanto a Transcontinental avança para 1,57 milhão.

A Rádio Bandeirantes FM 90.9 FM 86.3 (jornalismo/esportes) também apresenta evolução constante em alcance, ganhando uma posição em relação à pesquisa anterior. A emissora jornalística soma agora 1,29 milhão de ouvintes únicos, aproximando-se da Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes), que lidera nesse comparativo com 1,35 milhão.

Logo depois, a BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) surge próxima da Rádio Bandeirantes, com 1,27 milhão de ouvintes únicos, também em crescimento nesse quesito. A Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes) foi destaque ao ganhar uma posição no ranking de alcance, agora com 1,2 milhão de ouvintes únicos.

A Kiss FM 92.5 (adulto/rock) também segue em alta, colada na Transamérica, com 1,19 milhão de ouvintes únicos. Na sequência, aparece a Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional-mpb), também com desempenho positivo. Já a Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes) retorna ao grupo das 18 FMs com mais de 1 milhão de ouvintes únicos na Grande São Paulo.

O Grupo das 18 FMs acima de 1 milhão de ouvintes únicos:
2,66 M - Band FM 96.1 - popular/hits
2,49 M - Jovem Pan FM 100.9 - jovem/adulto-jornalismo/esportes
2,25 M - Alpha FM 101.7 - adulto-contemporâneo
1,97 M - 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 - jovem/adulto-rock/alternativa
1,93 M - Antena 1 FM 94.7 - adulto-contemporâneo
1,90 M - Gazeta FM 88.1 - popular/hits
1,87 M - Metropolitana FM 98.5 - jovem/hits
1,84 M - Rádio Mix FM 106.3 - jovem/adulto-pop
1,78 M - Nativa FM 95.3 - popular/sertanejo-romântica
1,67 M - Rádio Disney FM 91.3 - popular/hits
1,57 M - Transcontinental FM 104.7 - popular/hits
1,35 M - Rádio 105 FM 105.1 - popular/esportes
1,29 M - Rádio Bandeirantes FM 90.9 FM 86.3 - jornalismo/esportes
1,27 M - BandNews FM 96.9 - jornalismo/esportes
1,20 M - Transamérica FM 100.1 - jovem/adulto-esportes
1,19 M - Kiss FM 92.5 - adulto/rock
1,09 M - Novabrasil FM 89.7 - adulto/nacional-mpb
1,03 M - Energia 97 FM 97.7 - jovem/adulto-esportes
Total de ouvintes únicos (30 dias) - 05h-00h/FM+WEB/todos os locais/trimestre janeiro a março/2025 - Grande SP - Kantar IBOPE Media

Relacionadas:
> Panorama: Band FM e Alpha FM disputam a liderança em São Paulo; Jovem Pan FM e Metropolitana FM disparam em audiência
> Panorama: São Paulo conta com 17 FMs acima de 1 milhão de ouvintes únicos em cada estação
> Líder no Extended Radio, Antena 1 tem mais de 68% de seu alcance originado no digital; média do universo é de 32,5%

O quadro segue: números expressivos e acima da média histórica

Os valores alcançados por essas 18 FMs de São Paulo evidenciam o impacto do rádio na vida cotidiana da população, com cada estação conquistando números que as colocam entre os maiores canais de comunicação em alcance do mundo. Isso é resultado da relevância dos projetos executados pelas emissoras e do tamanho do mercado da Grande São Paulo, um dos maiores do mundo.

Nos últimos quatro anos, passou a ser comum ver de 16 a 18 FMs acima da marca de 1 milhão de ouvintes em cada estação. Para efeitos comparativos, há uma década, era comum ter até 12 estações nessa mesma condição.

+ Rádio é o meio mais confiável para os brasileiros entre todas as plataformas de informação, aponta pesquisa

Mudanças metodológicas na pesquisa de rádio a partir de janeiro de 2025

Conforme informado a partir do mês passado pelo tudoradio.com, a Kantar IBOPE Media informou que implementou mudanças técnicas e metodológicas em sua pesquisa de rádio a partir da entrega dos dados de janeiro de 2025, ou seja, impactando a partir desse trimestre. Entre as principais atualizações está a adoção das novas estimativas populacionais baseadas no Censo IBGE 2022, complementadas pela PNADC 2024 com projeções para o ano de 2025. Além disso, a distribuição de classe social seguirá os dados do Levantamento Socioeconômico (LSE) 2024.  

Outra alteração significativa é a exclusão da faixa etária de 10 a 14 anos das análises, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Em contrapartida, a pesquisa ampliará a amostra online, que passará a representar 40% das entrevistas, e incluirá os targets 60-69 anos e 70+, refletindo o aumento dessa população e seu impacto econômico. 

Além disso, serão aprimoradas as análises de perfil de público por zonas geográficas, proporcionando uma visão mais detalhada do consumo de rádio. A Kantar IBOPE Media reforça que, devido à atualização do universo para 15+, recomenda-se ao mercado cautela na comparação dos dados de 2025 com anos anteriores.

+ Kantar IBOPE Media comunica mudanças na medição de audiência de rádio para 2025

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-00h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Avenida Paulista, em São Paulo / crédito: Biblioteca Canva

Tags: Ranking, Ibope, panorama, alcance, São Paulo, média, universo, ouvintes

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.