Quarta-Feira, 09 de Julho de 2025 @ 06:50
São Paulo - Evento destacou avanços do padrão DAB+, novos dados de consumo em diversos mercados e iniciativas de governos e emissoras para garantir a presença do rádio nos veículos conectados
A cidade de Madri (Espanha) sediou, na segunda quinzena de junho, no dia 19, a edição 2025 do WorldDAB Automotive, conferência internacional que reuniu cerca de 200 executivos do setor de radiodifusão e da indústria automotiva. Promovido pela WorldDAB, associação global responsável pela promoção do padrão de rádio digital DAB+, o evento apresentou dados inéditos sobre o consumo de rádio em carros, incluindo pesquisas da Edison Research (Austrália) e da Ofcom (Reino Unido), e reforçou o papel estratégico do DAB+ na expansão da mídia em veículos conectados. Casos como o da RADIO BOB!, que desligou o FM na Alemanha, e o plano da Radio France para desativar transmissores analógicos em regiões entre cidades, também estiveram entre os assuntos debatidos. O encontro consolidou ainda a Espanha como um dos mercados estratégicos na digitalização do rádio. Acompanhe:
DAB+ lidera em consumo veicular e abre novos mercados
Megan Lazovick, da Edison Research, apresentou os resultados mais recentes da pesquisa Infinite Dial Australia, que apontam o DAB+ como líder em consumo de rádio nos veículos. A executiva destacou que entre 72% e 84% dos motoristas ouvem rádio no carro nos cinco países analisados (três continentes), independentemente do tipo de recepção (FM, AM ou digital). Segundo Lazovick, carros conectados e com interfaces modernas favorecem ainda mais o consumo da mídia.
E Lizzie Young, CEO da Commercial Radio & Audio (CRA), reforçou o valor da radiodifusão na Austrália, onde 81% da população ouve rádio semanalmente nos veículos. “Nossa geografia nos torna uma nação de motoristas. Este é um apelo para que plataformas e montadoras do mundo todo colaborem para manter o rádio como um serviço gratuito, confiável e essencial para as comunidades”, declarou.
Mark Pearson, da Ofcom, apresentou o relatório Technology Tracker 2025. Segundo ele, ouvir rádio via DAB já é a atividade de áudio mais comum nos carros britânicos, com 53% dos entrevistados. Além disso, cerca de 70% da frota veicular do país já conta com receptores DAB.
Rádio como valor público, cultural e de segurança
Edita Kudláová, diretora de rádio da União Europeia de Radiodifusão (UER), ressaltou o vínculo emocional do público com a mídia: “O rádio sempre esteve conosco no carro. É um companheiro insubstituível. Precisamos inovar, juntos, para garantir sua permanência em um mundo cada vez mais conectado”.
Já Stefan Möller, presidente da Associação de Rádios Europeias (AERC), defendeu a união entre setor e montadoras: “Devemos trabalhar como indústria e colaborar com os fabricantes para garantir que o rádio permaneça acessível nos veículos. Isso também tem impacto direto na segurança pública”.
Emissora chamada Cannes Radio captada em DAB+ no sul da França em um multimidia da montadora KIA / tudoradio.com
Espanha: digitalização estratégica e liderança institucional
O secretário de Telecomunicações da Espanha, Matías González, afirmou que o governo já conduz consultas bilaterais com representantes do mercado para acelerar a digitalização da radiodifusão. Já Javier Sánchez, da RTVE, reafirmou que a emissora pública está pronta para liderar esse processo, com apoio técnico da Cellnex Telecom.
Hoje, a RTVE transmite via DAB/DAB+ os canais Radio Nacional, Radio Clásica, Radio 3, Ràdio 4 e Radio 5 em 15 cidades. Para Jaume Pujol, da Cellnex, as redes de transmissão terrestre são fundamentais para a resiliência e soberania comunicacional, principalmente em cenários de emergência, como apagões ou enchentes.
A sede da Radio Nacional de España (RNE) também foi escolhida para receber, paralelamente ao evento, a reunião da diretoria da WorldDAB, fortalecendo ainda mais o protagonismo espanhol na agenda digital da radiodifusão europeia.
Casos internacionais e dados de uso do DAB+
Martin Hülsmann, CEO da RADIO BOB!, relatou que a emissora desligou completamente sua transmissão FM no estado de Schleswig-Holstein (Alemanha), operando apenas em DAB+. “O DAB+ nos abre novos mercados e oportunidades. Marcas fortes, com conteúdo relevante e comunidades leais, terão sucesso nesse novo cenário”, destacou.
Frank Nowack, executivo da Ford, endossou a posição da radiodifusão. “O rádio broadcast continua sendo o melhor caminho. O ecossistema entre fabricantes e emissoras precisa atuar em sintonia para garantir uma experiência positiva com o DAB+ nos veículos”, pontuou.
Charles-Emmanuel Bon, da Radio France, informou que a emissora iniciou o desligamento de transmissores FM em trechos rodoviários, reforçando que o DAB+ é vital para manter o alcance do rádio nos deslocamentos interurbanos.
E Gereon Joachim, da Xperi (DTS AutoStage), compartilhou estatísticas de mais de 11 milhões de veículos conectados, que mostram que o DAB+ já representa quase 70% da audiência veicular na França, 84% na Alemanha e impressionantes 91% no Reino Unido.
Bélgica sediará próxima edição em novembro
A diretora de projetos da WorldDAB, Bernie O’Neill, anunciou que a próxima edição do WorldDAB Summit será realizada em 20 de novembro de 2025, na sede da DPG Media, em Antuérpia, Bélgica.
Recomendamos:
> Tendências em Madri: WorldDAB Automotive 2025 debate o futuro do rádio digital em carros conectados
> Avanço no uso de metadados no streaming reforça posição das rádios brasileiras
> Tendências: Com o avanço dos veículos autônomos, rádio vê desafio e oportunidade
> NAB Show 2025: Rádio AM/FM mantém liderança nos EUA
> O Rádio Hoje: AM/FM mantém liderança em veículos com Apple CarPlay e Android Auto
> RDS vira novidade tecnológica com evolução dos receptores
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do WorldDAB Automotive 2025, portal RadioWorld, Panorama Audiovisual e Globalnews.ca