Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025 @ 11:23
Florianópolis - Meio tradicional influencia escolhas de destinos e serviços turísticos no estado
O rádio tem se mostrado um importante influenciador no setor de turismo em Santa Catarina, impactando diretamente o comportamento do público na escolha de destinos, hospedagens e atividades de lazer. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Instituto Mapa, que analisou o consumo de mídia entre os catarinenses. O levantamento aponta que 40% dos ouvintes regulares de rádio já tomaram decisões relacionadas a viagens com base em conteúdos jornalísticos, entrevistas ou campanhas publicitárias veiculadas nas emissoras do estado. Acompanhe os detalhes:
O estudo ainda mostra que 19% dos ouvintes buscaram informações na internet após ouvirem sobre turismo no rádio, enquanto outros 19% indicaram que campanhas publicitárias veiculadas nas emissoras influenciaram diretamente suas escolhas de viagem. Anúncios promocionais e conteúdo regional foram os formatos com maior capacidade de engajamento.
O levantamento reforça o papel do rádio como veículo confiável e de grande alcance em Santa Catarina. Dados adicionais, obtidos em pesquisa do Kantar IBOPE Media e encomendados pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), indicam que oito em cada dez catarinenses ouvem rádio com frequência. O estudo também mostra que 65% dos entrevistados confiam nos comerciais veiculados no meio, sendo que 63% consideram essa publicidade mais confiável do que a exibida na internet.
Além disso, os locutores são apontados como figuras de credibilidade e influência entre os ouvintes, o que contribui para a efetividade das campanhas e conteúdos no rádio. O meio também tem presença marcante em todas as regiões do estado, com forte inserção local e regional.
A pesquisa do Instituto Mapa indica ainda que 51% dos catarinenses pretendem viajar dentro do estado nas próximas férias, o que valoriza a atuação dos meios locais na promoção de destinos turísticos regionais. Entre todos os meios analisados, o rádio apresentou desempenho consistente como fonte de informação e influência no processo de decisão dos consumidores.
Um outro levantamento da Kantar ressalta que a televisão aberta continua com forte penetração: 77% dos telespectadores dedicam até três horas por dia à TV, com 51% preferindo conteúdos regionais. Em Santa Catarina, a programação televisiva alcança 7,8 milhões de pessoas. Mais números confirmam a credibilidade como uma das grandes características dos dois veículos. A pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência destaca que a tv lidera o quesito credibilidade com 42,50% e o rádio vem em seguida com 38%.
A confiança depositada nos meios tradicionais se traduz em uma oportunidade estratégica para o setor de turismo e publicidade. O rádio e a TV se destacam não apenas pela sua alta credibilidade, mas também pela capacidade de gerar interesse, engajamento e ação imediata entre os consumidores.
Relacionadas:
> Estudo aponta que o rádio liderou influência em compras durante o Amazon Prime Day 2025
> Campanhas de áudio geram resultados expressivos nas festas de fim de ano, aponta estudo
> Rádio ganha espaço em campanhas locais com foco em retorno e integração digital
> Dados reforçam a força do rádio no alcance, audiência e retorno sobre investimento publicitário
> Rádio AM/FM amplia alcance e reforça memórias de marca em campanhas, apontam estudos
Ilustração / tudoradio.com