




Terça-Feira, 28 de Outubro de 2025 @ 09:03
Curitiba – Mudanças serão efetivadas neste mês de novembro, em data a ser definida
Com a confirmação da chegada da Antena 1 FM 90.7 ao dial de Curitiba, a marca Lumen FM não será descontinuada no FM da capital paranaense. Segundo o que apurou o tudoradio.com, a Rede Evangelizar, responsável pela estação, vai fixar a marca em 96.7 FM, que hoje carrega o projeto Rádio Evangelizar Easy, de formato adulto/católico. De acordo com informações extraoficiais, a partir da mudança de frequência, a Lumen FM terá seu projeto definitivo estruturado, seguindo seu tradicional formato adulto/alternativo que marcou sua trajetória entre os anos de 2005 e 2017, quando operou em 99.5 FM.
Em 2017, a Lumen FM foi substituída pela programação católica da Rádio Evangelizar FM 99.5, que passou por algumas reformulações nos últimos anos e hoje é identificada como Evangelizar Pop Católica. Vale destacar que o nome Lumen, criado originalmente pelo Grupo Marista, passou a ser operado pela Rede Evangelizar a partir de 2017 como rádio digital, com transmissão via streaming, permanecendo no ar até hoje por meio das plataformas digitais. E, a partir de junho deste ano, voltou ao ar em FM, quando substituiu a Rádio Evangelizar em 90.7 FM.
No rádio, a Rede Evangelizar conta com as seguintes estações próprias: Rádio Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica), Evangelizar Easy FM 96.7 (adulto/católico), inaugurada no final de 2024, Clube FM 101.5 (popular/católica), a Lumen FM 90.7, a Rádio Evangelizar FM 103.1 da Lapa, além de diversas afiliadas espalhadas pelo país, que retransmitem parte do conteúdo ligado ao padre Reginaldo Manzotti.

Logotipo da Lumen FM em 96.7 FM / reprodução
Chegada da Antena 1 em 90.7 FM
Na sexta-feira (24) passada, o tudoradio.com noticiou que a Antena 1 vai operar em 90.7 FM, emissora sediada na capital paranaense e que possui cobertura de sinal local em toda a Grande Curitiba, com transmissão partindo do Pilarzinho, bairro que abriga a maioria das estações de FM da cidade. A expectativa é de que a afiliação ocorra ainda em novembro, assim como a ida da Lumen FM para a sintonia 96.7 FM. Os dois canais são frutos de processos de migração AM-FM de antigas emissoras AMs da Rede Evangelizar.
Também conforme noticiado pelo tudoradio.com, o nome Antena 1 já esteve no dial FM de Curitiba, com operação até o início dos anos 1990, em 91.3 FM. Porém, o projeto de formato adulto-contemporâneo que hoje é trabalhado pela Rede Antena 1 não chegou a ser executado pelo canal curitibano naquela primeira passagem. Mais recentemente, entre 2022 e 2024, houve uma curta passagem da marca em 104.3 FM, que atuou no modelo via-satélite no formato adulto-contemporâneo, mas sem divulgação significativa na praça.
Há também uma considerável audiência digital da Antena 1 em Curitiba, de acordo com a rede — impulsionada por ações publicitárias promovidas em diferentes momentos. O próprio tudoradio.com já identificou a presença da emissora como som ambiente em estabelecimentos comerciais da cidade, conectados ao streaming da Antena 1 de São Paulo. Reconhecendo essa relevância, a rede paulista chegou a executar uma campanha publicitária de rua em 2017, repetida mais recentemente, neste ano de 2025.
E com Curitiba, a Antena 1 completa sua presença nas capitais estaduais da região Sul do país, além de promover o retorno de seu nome ao mercado paranaense. A rede, sediada em São Paulo, conta com longas trajetórias nos mercados de Porto Alegre (através da Antena 1 FM 89.3, emissora própria da marca) e Florianópolis (pela afiliada Antena 1 FM 92.1). Isso repete o que ocorre no Sudeste, com a rede presente nas quatro capitais da região.
Relacionadas:
> Antena 1 terá afiliada em Curitiba a partir de novembro; rede tem forte expansão por capitais
> Clube FM reforça novo posicionamento em Curitiba; Nome Lumen FM retorna ao dial a partir de junho
> Exclusivo: Lumen FM deixa o dial FM de Curitiba a partir de maio; Evangelizar assume
> Rádio Evangelizar Easy é anunciada e estreia em Curitiba no dia 1º de novembro


