




Quinta-Feira, 08 de Janeiro de 2026 @ 06:46
São Paulo - Líder nesse quesito ultrapassa a marca de 4 milhões em alcance no mercado de Nova York
Um dos termômetros para avaliar o desempenho do rádio perante a população é o tamanho do alcance do meio, e o recorte sobre os números registrados individualmente pelas estações também passa a ser um dado relevante. Um dos aspectos interessantes é observar quantas emissoras conseguem atingir mais de 1 milhão de ouvintes diferentes, métrica que costuma se aproximar dos dados utilizados pelo digital, por apresentar números expressivos. Nos EUA, por exemplo, no final de 2025, são 33 estações que superam essa marca. Os dados são da Nielsen Audio, referentes a dezembro. E o Brasil tem uma marca parecida com a norte-americana. Acompanhe:
A rádio com o maior número de ouvintes alcançados é a Lite FM 106.7 de Nova York, que volta a apontar para seu pico nesse tipo de medição, já que a emissora é um fenômeno de audiência e alcance durante as festas de fim de ano, quando adota uma grade musical natalina. Na última medição, a estação saltou de 3 milhões para mais de 4,2 milhões de ouvintes alcançados em dezembro, o que a coloca entre os canais de comunicação de maior alcance do planeta. O tamanho do mercado (Nova York, com mais de 18 milhões de habitantes) favorece esse tipo de desempenho.
Como as rádios de Nova York, maioria entre as 33 FMs norte-americanas com mais de 1 milhão de ouvintes, também pontuam em outros dois mercados (um de Long Island e outro de New Jersey), esses números tendem a ser ainda maiores. No primeiro, a Lite FM soma mais 434 mil ouvintes alcançados e, no segundo, outros 333 mil. Esses números, incluindo os 4,2 milhões na Grande Nova York, devem crescer ainda mais na medição de “Holidays” (festas de fim de ano), que será divulgada no final de janeiro pela Nielsen.
A segunda emissora em alcance nos EUA é a KOST FM 103.5 (adulto-contemporâneo), que também caminha para um pico em audiência e alcance por conta da programação natalina, chegando a 3,03 milhões de ouvintes em dezembro, em Los Angeles. Normalmente, a rádio atinge a marca de 2 milhões no mercado local, que já é bastante expressivo. A terceira colocada no ranking nacional de alcance é a Sunny FM 99.1 de Houston, com 2,3 milhões de ouvintes alcançados, também uma adulto-contemporâneo impulsionada pela programação de Natal.
A famosa Z100 FM 100.3 (Pop CHR) de Nova York é a primeira fora do segmento adulto-contemporâneo e da grade especial de Natal no ranking de alcance, com 2,25 milhões de ouvintes alcançados na região de Nova York. Aqui cabe um detalhe interessante: emissoras como a Z100 costumam ter alcances maiores ao longo do ano, já que parte da audiência migra para as rádios “natalinas” em dezembro. Ou seja, não é incomum ver o alcance da Z100 chegar a 2,6 milhões durante o ano, figurando como segunda ou terceira colocada no ranking nacional para esse tipo de métrica.
+ Bob Pittman aponta “renascimento do AM/FM” após resultado trimestral da iHeartMedia
Curiosidades: iHeartMedia no topo e número de FMs pode aumentar durante o ano
O número de 33 rádios com mais de 1 milhão de ouvintes alcançados em 30 dias tende a crescer ao longo do ano, já que outras estações atingem essa marca quando o mercado não está influenciado pelo pico das adultas-contemporâneas com programação natalina. Ou seja, esse número pode chegar a 40 rádios nessas condições em períodos regulares.
No ranking atual, as quatro primeiras rádios em alcance nos EUA são operadas pela iHeartMedia. A primeira fora do conglomerado é a WCBS FM 101.1 (classic hits), de Nova York, com 2,24 milhões de ouvintes alcançados, sendo uma estação operada pela Audacy.
Além dos mercados já citados, cidades como Chicago, Dallas, San Francisco, Philadelphia, Phoenix, Detroit e Boston também contam com rádios que superam a marca de 1 milhão de ouvintes em 30 dias, segundo a Nielsen Audio.
+ Audiência de áudio cresce nos Estados Unidos no 3º trimestre; rádio mantém papel central no consumo

Lite FM NY, KOST FM Los Angeles, Lite FM Chicago e KOIT San Francisco, com seus logotipos temáticos para o período
O que isso significa?
Mesmo com a maior oferta de formatos de mídia, principalmente no digital, o rádio continua mantendo números expressivos nos principais mercados internacionais e também alguns hábitos tradicionais importantes para o setor, como a busca pelos formatos natalinos nos Estados Unidos (país que conta com uma oferta mais madura de serviços de áudio e mídia). Vale recordar que o rádio norte-americano tem um alcance que supera a marca de 92% da população, segundo a Nielsen.
E no Brasil?
Apesar das metodologias de pesquisa serem diferentes, o rádio brasileiro também conta com dados de alcance e ouvintes únicos (alcance em 30 dias), cujas atualizações serão divulgadas nos próximos dias pela Kantar IBOPE Media e destacadas pelo tudoradio.com em recortes especiais. Mercados como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre costumam contar com ao menos uma FM cujo alcance iguala ou supera a marca de 1 milhão de ouvintes únicos.
No total, São Paulo normalmente registra entre 17 e 18 FMs acima dessa marca expressiva, seguido pelo Rio de Janeiro, com 7 a 8 FMs nessa condição (onde está presente a líder nacional em alcance: a FM O Dia FM 100.5, única acima dos 3 milhões de ouvintes únicos no dial). Belo Horizonte conta com 5 FMs acima de 1 milhão, Fortaleza varia entre 1 e 2 FMs e Porto Alegre, com uma. Ou seja, são de 32 a 35 emissoras com mais de 1 milhão de ouvintes únicos no dial FM.
+ O Rádio Hoje -> Clique aqui para acompanhar mais pesquisas e levantamentos sobre o rádio
Relacionadas:
> Audiência de áudio cresce nos Estados Unidos no 3º trimestre; rádio mantém papel central no consumo
> Estudo da Nielsen reforça o alcance do rádio nos Estados Unidos, com 92% da população impactada mensalmente
> Audiência e alcance do rádio crescem nos EUA após atualização do PPM da Nielsen
> Estudo aponta discrepância entre discursos de plataformas digitais e realidade do consumo de áudio nos EUA
> Rádio AM/FM retoma força nos ambientes de trabalho nos EUA e representa 63% da escuta de áudio no local
> Estudo destaca que rádio conquista espaço entre a Geração Z e reforça papel em campanhas publicitárias nos Estados Unidos
> Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media


