Uma curiosidade para os radionautas do Tudo Rádio. A Mix FM 95.5 de Bombinhas, emissora mais conhecida como “Mix Litoral de Santa Catarina”, completou cinco anos de trabalhos ininterruptos com a Rede Mix de Rádio. A estação surgiu em 1 de outubro de 2008 através de uma concessão nova de Bombinhas, cidade turística do litoral catarinense. O foco da rádio é a região de Balneário Camboriú, porém para poder conquistar espaços nessa área a rádio busca encerrar uma sequência de etapas de aumento de potência e mudanças de classe de operação. Apesar dos seus cinco anos a Mix FM já teve sua frequência alterada uma vez pela Anatel (em 2009) e visa mais um aumento de sinal.
O presidente do Clube Atlético Paranaense, Mário Celso Petraglia, disse em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil que tem a intenção de cobrar das rádios os direitos de transmissão das partidas disputadas pelo clube. Segundo o presidente, as rádios devem pagar para ter acesso aos produtos e conteúdo do clube, assim como é feito pela TV. Petraglia disse que não está contra a imprensa. “Não sou contra a imprensa, ela tem seu papel, mas processo jornalistas pela deformação da informação, a tendência negativa da informação. A função social não precisamos discutir”, disse ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil.
Os dois principais mercados de rádio do país estão na expectativa da divulgação de mais um resultado geral das audiências AM e FM com base na pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. Na tarde de hoje as rádios e as agências do meio receberão os dados referentes à medição mais recente, que será válida pelo trimestre julho a setembro deste ano. Tanto em São Paulo como no Rio será improvável uma mudança no primeiro lugar geral nos principais períodos da medição (especialmente na capital fluminense), porém a pesquisa gera uma expectativa de como essas lideres irão se comportar e a disputa por posições/segmentos entre as demais rádios participantes.
A Rádio Globo AM 1220 FM 89.5 do Rio de Janeiro estreia mais um programa local para sua grade na capital fluminense. O programa Samba Amigo é uma extensão do Samba Amigo no Parque, projeto da rádio que uma vez por mês leva shows a uma plateia de cerca de 30 mil pessoas, de graça, no Parque de Madureira. O Samba Amigo é um bate-papo informal que acontece como numa mesa de bar.
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCTI) da Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira, 8, uma audiência pública para debater a digitalização do rádio no Brasil e o relatório final da Subcomissão Especial de Rádio Digital sobre a avaliação das tecnologias digitais para o rádio brasileiro. A análise considerou os padrões DRM (europeu) e HD Radio (norte-americano), até o momento, os únicos capazes de operar no mesmo canal de frequências das atuais estações AM e FM. A audiência foi sugerida pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP) no início do mês, já que acredita que o relatório ainda é insuficiente e que o parlamento não precisa se precipitar.
A 2ª Vara Federal Criminal do Espírito Santo decidiu que uma pessoa acusada de transmissão ilegal de rádio vai responder pelo crime descrito na Lei 4.117/62, que prevê pena de um a dois anos. A medida beneficia o réu, que havia sido denunciado de acordo com a Lei 9.472/97, que prevê pena de dois a quatro anos.A Justiça acatou a argumentação da Defensoria Pública da União (DPU), que atuou no caso. O acusado operava sem permissão uma rádio comunitária com potência de 19,3 Watts. Segundo o artigo 70 da Lei 4.117/62, “constitui crime punível com a pena de detenção de 1 (um) a 2 (dois) anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, a instalação ou utilização de telecomunicações, sem observância do disposto nesta Lei e nos regulamentos”.