Segunda-Feira, 24 de Dezembro de 2018 @ 07:46
São Paulo - CBN também registra avanços positivos em seus volumes de audiência durante o último trimestre de medição
Como é de costume, o tudoradio.com realiza um recorte para monitorar o avanço do formato jornalístico no rádio de São Paulo, com base na última pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. O panorama aponta um avanço do gênero, na contra-mão do registrado pelo rádio em seu cenário geral. A ampliação do volume das emissoras jornalísticas era algo esperado, devido à cobertura eleitoral, o que amplia a relevância desse formato para a audiência.
No trimestre outubro a novembro de 2018, período mais recente da pesquisa do Kantar Ibope Media e que abrange bem a reta final do 2º turno eleitoral e a cobertura imediata do pós-eleições, as rádios Jovem Pan AM 620 FM 100.9 e BandNews FM 96.9 obtiveram os maiores avanços percentuais nas duas principais faixas horárias para o formato jornalístico em São Paulo.
Entre 06h-10h (segunda à sexta-feira) a Jovem Pan (líder no formato) voltou a cravar números superiores a 150 mil ouvintes por minuto, além de um pico de 167 mil ouvintes por minuto no recorte entre 07h30-10h (também de segunda à sexta).
Porém o avanço mais significativo para a Jovem Pan foi no início da noite (18h-20h), com avanço superior a 14% em relação à pesquisa anterior, resultando em um pico de 112 mil ouvintes por minuto para o programa Os Pingos nos Is (entre 18h30 e 20h).
A BandNews FM também avançou no período da manhã e no final do dia. Durante o horário ancorado por Ricardo Boechat, a 96.9 FM acirrou de vez a disputa pela vice-liderança no formato, algo inédito para a estação. Hoje a BandNews FM conta com um de seus maiores volumes de audiência em São Paulo, sejam nesses recortes do formato jornalístico, como também em períodos gerais.
O maior volume percentual de avanço (comparado com pesquisas anteriores) para a BandNews FM ficou no período da noite, durante o programa O É da Coisa (de Reinaldo Azevedo), este iniciado às 18h00. Esse avanço supera a marca dos 10% em relação às duas últimas medições.
A CBN FM 90.5, agora sem operação casada com a 780 AM, também avançou em São Paulo, com ampliações em seus volumes de audiência nas faixas da manhã e no final da tarde/início da noite. Isso manteve a CBN na vice-liderança do formato e também resulta em um desempenho histórico para a rádio em São Paulo (esta que se aproximou do top 10 nos períodos gerais).
Recomendamos:
> Panorama: Alpha FM avança de novo e se aproxima do topo. Band FM segue líder em São Paulo
> Jornalismo: BandNews FM avança em São Paulo. Jovem Pan e CBN ampliam a audiência no final da tarde
Jornalismo vs. Geral
Para se ter uma ideia do tamanho da audiência das rádios jornalísticas no FM+AM+WEB geral da Grande São Paulo na faixa nobre do formato (06h-10h/segunda à sexta-feira), a Jovem Pan obtém a vice-liderança geral nesse período, tendo a Band FM 96.1 (popular/hits, líder geral em São Paulo) à sua frente, enquanto a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) aparece em terceiro geral.
A CBN aparece em quinto geral, à frente de várias FMs e AMs de formatos populares, superada apenas pela Nativa FM 95.3. Já a BandNews FM figura em oitavo geral entre 06h-10h (segunda à sexta-feira) e a Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 em décimo.
Vale lembrar que o mercado da Grande São Paulo conta com cerca de 40 FMs.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.