Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2020 @ 07:32
São Paulo - Mesmo com a crise econômica imposta pela pandemia do novo coronavírus, saldo publicitário do rádio é positivo na comparação com 2019
A Nielsen divulgou ao mercado europeu um dado que colabora com a afirmação que o rádio é o veículo que melhor tem se adaptado à crise econômica imposta pela pandemia do novo coronavírus. Na Alemanha, o meio aponta um cenário que gera otimismo para o setor em outros mercados: o rádio foi a única mídia a registrar um avanço em receita publicitária na comparação entre setembro de 2020 e o mesmo mês do ano passado. O avanço foi de 2.8%.
Os dados da Nielsen na Alemanha consideram uma receita bruta de 186.099 milhares de euros para o rádio no nono mês de 2020, contra 180.989 milhares de euros em setembro de 2019. Isso corresponde a um aumento de 2.8%. Um quadro também otimista para o rádio foi observado recentemente no mercado de rádio da França.
O portal Radiozene, que destaca os dados da Nielsen, afirma que "embora o crescimento percentual tenha diminuído em relação aos meses anteriores, ainda é notável o fato de o rádio ser o único gênero de mídia que conseguiu gerar ganhos em relação ao ano anterior. Até mesmo a mídia televisiva (...) e online foram superados pelo clima sombrio contínuo no mercado publicitário", destaca a reportagem.
Recomendamos:
> Publicidade em smart-speakers, avanço do digital na Europa e chip FM em celulares estão no radar do rádio
> WorldDAB divulga relatório que mostra o avanço do rádio digital na Europa e Austrália. Reino Unido e Noruega lideram na adesão
Já os dados gerais sobre o investimento em mídia na Alemanha, o total em publicidade foi cerca de 3.130.993 milhares de euros em setembro de 2020, contra 3.281.510 milhares de euros no mesmo período do ano passado. Isso corresponde a uma retração de 4,6% em comparação com 2019, segundo os dados da Nielsen.
No geral, a televisão detém a maior parte do bolo publicitário alemão, seguida de longe pela mídia impressa.
Veja também:
> Com credibilidade e audiência em alta na Europa, rádio é o meio que melhor lida com a crise da covid-19
> Rádio é disparado a principal plataforma de consumo de áudio em carros na Alemanha
> Rádio volta a ter crescimento na participação de investimento em mídia, segundo levantamento realizado pelo CENP-Meios
Com informações da Nielsen e da Radioszene. Colaboração de David Duck
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.