Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Terça-Feira, 28 de Julho de 2020 @ 13:06

Rádio volta a ter crescimento na participação de investimento em mídia, segundo levantamento realizado pelo CENP-Meios

São Paulo – Rádio registrou 4,7% no levantamento divulgado em junho e publicado na última edição da CENP em Revista

Publicidade

O meio Rádio voltou a ter crescimento na distribuição do bolo publicitário no primeiro trimestre de 2020, registrando 4,7% da receita investida em mídia. O número é superior ao que foi angariado pelo meio em 2019, quando a participação do Rádio foi de 4,4%. Vale ressaltar que a última pesquisa divulgada pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), conta com a participação de 209 agências de publicidade, número inferior ao registrado ano passado, quando houve adesão de 224.

Segundo o levantamento, foram investidos R$ 2,9 bilhões em compra de mídia no Brasil no primeiro trimestre de 2020. De acordo com o relatório do Cenp-Meios, houve uma queda de 22% em comparação ao montante de R$ 3,7 bilhões no mesmo período de 2019.

Vale ressaltar que nos primeiros três meses do ano passado um número maior de agências (214) forneceu informações para o Cenp-Meios e, agora, 209 revelaram os investimentos publicitários no primeiro trimestre de 2020, o que também contribui para a queda nos números. A TV aberta, que terminou 2019 com participação de 52,8% no total do bolo publicitário, registrou um aumento de share no primeiro trimestre de 2020, com 57,9%.

A mídia digital aparece em segundo lugar, com 17,3% de participação nos três primeiros meses do ano, o que representa uma queda em relação ao share de 21,2% em 2019. Mídia exterior e OOH tiveram participação de 11,2% no trimestre; TV por assinatura, 5,9%; rádio, 4,7%; jornal, 1,9%; revista, 0,7%; e cinema, 0,4%. Confira, nas imagens acima, os gráficos.

O CENP-Meios é um painel composto com dados do investimento em mídia das principais agências do país, com uma representatividade e robustez sem paralelo no mercado internacional (EUA e Europa). Em seu 4º ano, é monitorado pelo CTCM (Comitê Técnico CENP-Meios) que reúne especialistas e dirigentes representantes de anunciantes, agências e veículos. Em cada ano e em cada painel, a quantidade de agências participantes sofre alterações não sendo possível comparações entre os períodos.

Veja também:
> Coronavírus: Pandemia coloca dispositivos digitais na liderança nas audições realizadas nos Estados Unidos
> Pesquisa da ABA mostra que 32% das empresas devem manter investimentos no Rádio no segundo semestre
> Levantamento aponta que o rádio é o mais resiliente entre todas as mídias tradicionais durante o coronavírus
> Coronavírus: Media Hiatus Impact da Nielsen mostra os impactos da diminuição ou corte na publicidade para as marcas

Tags: Rádio, investimento, CENP, CENP Meios, mídia, agência, publicidade

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.