Quinta-Feira, 22 de Dezembro de 2022 @ 12:33
São Paulo - Jovem Pan pode entrar em eFM a partir de fevereiro, assim como a Rádio ABC. Já a Rádio Capital tem estreia de novo sistema irradiante previsto para janeiro
Algumas novidades no dial FM de São Paulo que estavam previstas para o final deste ano de 2022 devem movimentar o começo do próximo ano. A futura Jovem Pan FM 76.7, inicialmente aguardada para o mês de novembro, tem a expectativa de iniciar a sua operação em FM a partir de fevereiro. Outra novidade aguardada é a montagem da estrutura de transmissão definitiva da atual Rádio Capital FM 77.5, prevista para janeiro. E também há a previsão de estreia da Rádio ABC FM 81.9. Acompanhe:
Conforme noticiado em outubro passado pelo tudoradio.com, a futura Jovem Pan FM 76.7, fruto do processo de migração AM-FM da atual Jovem Pan AM 620, já está com sua estrutura de estúdios pronta e tinha previsão inicial de estreia para novembro. Porém, por motivos técnicos, esse início da operação foi remanejado para 2023, com previsão de ir ao ar a partir de fevereiro. Nos últimos meses foi possível perceber a obra realizada pela Jovem Pan no topo do prédio que abriga as emissoras, de onde tradicionalmente parte o sinal da Jovem Pan FM 100.9.
Outra emissora migrante AM-FM que deverá ter novidades, possivelmente a partir de janeiro, é a Rádio Capital FM 77.5. No ar desde maio de 2021 com uma estrutura provisória instalada no topo de seu edifício-sede (localizado no Paraíso), a estação deverá migrar seu sistema irradiante para o Pico do Jaraguá, onde será possível operar com sua potência máxima. A 77.5 FM está hoje como uma estação de operação científica e, no novo local, será uma FM de classe E2 de operação, com possibilidade de cobrir toda a Grande São Paulo e parte das regiões de Campinas, Jundiaí e Sorocaba.
Novamente para fevereiro, a Grande São Paulo poderá receber o sinal da Rádio ABC FM 81.9 de Santo André. Segundo informações extra-oficiais, a torre já está montada e a estação aguarda a chegada de outros equipamentos para definir uma data de estreia. A estação é originada da atual AM 1570.
Estúdio da futura Jovem Pan FM 76.7 de São Paulo / crédito: Jovem Pan
Relacionada:
> Nova etapa da migração AM-FM começa a ficar visível em São Paulo: estruturas passam por montagem
Migração AM-FM: Quem já está no ar em FM na Grande São Paulo?
No último sábado (17) a Rádio Vibe Mundial AM 660 ampliou a lista de migrantes AM-FM ativas na Grande São Paulo ao iniciar sua operação em FM 83.1. Na última quarta-feira (21), a estação teve um período de quase 12 horas operando como Scalla FM, mas retomou a grade da Rádio Vibe Mundial já na manhã desta quinta-feira (22). Essa movimentação foi relatada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.
Confira a lista de migrantes AM-FM ativas na Grande São Paulo:
77.5 FM - Rádio Capital - São Paulo
77.9 FM - Rádio Cultura Brasil - São Paulo
79.5 FM - Rede Aleluia - São Paulo
79.9 FM - Rádio Nova Difusora - Osasco
80.7 FM - Super Rádio - São Caetano do Sul
83.1 FM - Rádio Vibe Mundial - Santa Isabel
84.7 FM - GRU FM - Guarulhos
86.3 FM - Rádio Bandeirantes - São Paulo
+ Veja aqui a lista completa do dial FM na Grande São Paulo
+ Veja aqui a lista completa de migrantes AM-FM já ativas em FM no Brasil
Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com
Colaboração de Maurício Viel
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.