Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2024 @ 07:00
Brasília - Feliz FM em Brasília e Rádio Evangelizar Easy já estão no ar; outras capitais e cidades do interior terão mudanças em seus dials ao longo do mês
O mês virou, e como de costume, uma série de novidades começam a ser percebidas pelos ouvintes em diferentes regiões do país. Entre aquelas já conhecidas e que tiveram divulgação pública oficial, Curitiba e Brasília são os mercados que iniciam a leva de mudanças nos dials previstas para este mês de novembro. Além dessas duas cidades, Grande São Paulo, Goiânia, João Pessoa, Aracaju e Vitória estão na lista de localidades que vão observar alterações na configuração do dial FM local. Confira o que está programado para mudar, em um processo que é acompanhado em tempo real pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.
Em Brasília, mais precisamente no Entorno do Distrito Federal, a Feliz FM 107.9 iniciou sua operação na região, com sinal transmitido a partir de Águas Lindas de Goiás, cobrindo praticamente toda a área da capital federal. A marca de formato gospel foi confirmada na frequência nesta quinta-feira (31) e começou a atuar nesta sexta-feira (1º), substituindo a Jovem Pan News, que ocupava o canal. A rede jornalística, por sua vez, continua na região por meio da recém-implantada Jovem Pan News FM 107.5 de Brasília.
Já em Curitiba, desde o último dia 25, a Rádio Evangelizar Easy FM 96.7 está no ar, ainda em caráter experimental. A emissora, originada da tradicional AM 1430, que foi desligada ontem (31), é uma nova proposta de rádio católica que adota uma variação do formato adulto-contemporâneo. Trata-se da segunda migrante AM-FM implantada pela Rede Evangelizar na capital paranaense neste ano de 2024.
O que é esperado para os próximos dias
Amanhã (2), a atual Transamérica FM 90.5 de Aracaju encerra sua operação e, a partir das 12h, inicia uma fase de programação musical sem nome fantasia definido. Esse processo marca o início da expectativa pela futura Metropolitana FM 90.5 na capital sergipana, uma emissora de formato jovem/hits, cujo nome será divulgado no ar a partir do dia 15. No entanto, sua estreia oficial está prevista para dezembro.
Logo na sequência, na segunda-feira (4), começa a fase de expectativa da futura FM O Dia FM 90.5 de Vitória, capital do Espírito Santo. A emissora substituirá a Jovem Pan News, que permanecerá no ar até o dia 3. Depois, passada a fase de pré-lançamento, a FM O Dia Vitória será inaugurada oficialmente no dia 18. A nova afiliada da Rede FM O Dia contará com um extenso planejamento de divulgação na região.
No dia 6, quarta-feira da próxima semana, João Pessoa acompanhará uma curta fase de expectativa da futura Clube FM 102.5, uma emissora de formato popular/hits ligada à Rede Clube FM Brasil. Esse processo durará apenas oito horas. Ou seja, à meia-noite, a Jovem Pan FM deixará o canal, e a expectativa pela Clube FM terá início, com inauguração oficial programada para o mesmo dia, às 8h.
O dia 11 promete ser movimentado. A Rede Antena 1, de formato adulto-contemporâneo, planeja lançar oficialmente as emissoras Antena 1 FM 106.1 de Linhares e Antena 1 FM 96.7 de São Mateus, ambas no interior do Espírito Santo, operadas localmente pela Rede SIM. Nesse mesmo dia, em Goiânia, está prevista a inauguração oficial da Nativa FM 103.7, a nova afiliada da rede de formato popular/sertanejo-romântico, que transmitirá seu sinal a partir de Anápolis e já se encontra em fase de expectativa.
Na Grande São Paulo, é aguardada a transferência da popular Rádio DaCidade FM 83.9 de Mogi das Cruzes para a sintonia FM 99.1 de Itapevi, que no último mês teve uma breve passagem da Apolo FM (jovem/adulto-pop), em mudanças promovidas pela Rede Mundial de Comunicação, responsável por essas emissoras que são migrantes AM-FM.
Tem mais mudanças para acontecer?
Segundo o que já noticiou o tudoradio.com, redes como Jovem Pan FM, Rádio Mix FM e Massa FM devem ampliar essa lista de possíveis estreias ainda em 2024, porém essas negociações estão em andamento, com datas e acordos a serem definidos. Com a dinâmica do mercado nos últimos anos, outros anúncios podem ser feitos, seja pelos nomes já citados neste texto ou por outras redes atuantes no país. A migração AM-FM também pode impactar esse processo.
Uma série de novidades técnicas também foram percebidas nos dials e registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.
Confira a lista completa das novidades nos dials através do endereço: tudoradio.com/mapa.
+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país
Recepção da Evangelizar Easy em Curitiba, no Paraná / crédito: tudoradio.com
Relacionadas:
> Redes movimentam dial FM brasileiro com novidades neste último trimestre de 2024
> Marcas como Band FM, Clube FM, FM O Dia, Jovem Pan FM e Metropolitana FM estão previstas para mudanças nesta reta final de 2024
> Virada de mês tem novidades em dials de regiões como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás
> Agosto traz mudanças no rádio: Curitiba lidera em número de trocas e São Paulo desliga duas AMs tradicionais
> Julho começa com Maravilha FM, Rádio Mix FM, Rádio Mais, Clube FM e Arauto News FM entre as novidades
> 89 FM A Rádio Rock, Clube FM, Massa FM, Metropolitana FM e Rádio Mix FM têm estreias previstas para as próximas semanas
> Virada para junho tem mudanças em dials de quatro capitais, estreias no interior e avanço da migração AM-FM
> Rádio Cidade surge no FM de Curitiba (PR), Clock FM em Vitória (ES), troca no Rio de Janeiro e Clube FM segue em expansão
> São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, São Luís e Vitória estão com novidades previstas para maio
> Curitiba (PR), Brasília (DF), Maceió (AL) e o interior paulista começam o mês de abril com novidades no dial FM
> Com Ribeirão Preto e Campinas chamando a atenção, 2024 começa movimentado no rádio do interior paulista
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.