Sábado, 11 de Janeiro de 2025 @ 07:32
São Paulo - Novo sistema Panoramic iDrive foi apresentado na CES 2025, impactando diretamente no sistema de infoentretenimento da montadora
Panoramic iDrive, apresentado na CES 2025 pela BMW - assista acima
A BMW apresentou oficialmente na CES 2025, em Las Vegas (EUA), o Panoramic iDrive, seu mais novo sistema de interface para veículos, que combina tecnologia de ponta, design inovador e inteligência artificial. O anúncio foi feito junto de uma demonstração detalhada do que promete ser o futuro das interfaces automotivas da montadora. Esse assunto interessa diretamente ao rádio, já que a evolução desse ambiente automotivo pode impactar de forma positiva ou negativa o consumo do meio, que lidera com larga vantagem entre todas as ofertas de mídia nos automóveis.
O sistema, que será padrão em todos os futuros modelos da BMW, integra uma tela central sensível ao toque, um display heads-up que ocupa toda a base do para-brisa e um assistente virtual baseado em IA. A estreia do Panoramic iDrive está prevista para o final deste ano, com a chegada do modelo Neue Klasse ao mercado.
O destaque do Panoramic iDrive é sua tela central de formato inusitado, descrita como um losango inclinado. O painel é posicionado em leve ângulo em direção ao motorista, otimizando a ergonomia. Visualmente, a solução se diferencia das interfaces tradicionais, enquanto a operação é ancorada no BMW Operating System X, que combina comandos de voz e controles manuais em uma experiência fluida e intuitiva.
A interface oferece recursos simplificados, como uma barra fixa na parte inferior da tela para acesso rápido a funções essenciais, incluindo o controle climático. Já o espaço superior da tela é ocupado por uma visão tridimensional do ambiente, auxiliando o motorista na navegação e na percepção do trajeto.
Crédito: divulgação BMW
Outro elemento central do novo sistema é o Panoramic Vision, um display que percorre toda a largura do para-brisa. Ele agrega funcionalidades que vão desde informações básicas, como velocidade e status do veículo, até widgets personalizáveis que exibem dados como condições climáticas e estimativas de chegada. A navegação também está presente em múltiplos formatos, distribuída entre o display panorâmico, a tela central e um segundo heads-up display acima do painel, focado em instruções detalhadas em 3D.
Segundo Stephan Durach, vice-presidente sênior de operações técnicas conectadas da BMW, o sistema é projetado para garantir visibilidade ideal, mesmo em condições de luz intensa. “Esta tecnologia funciona de forma diferente de um display heads-up tradicional. Usamos impressão preta na base do painel, o que melhora o desempenho sob luz solar direta”, explicou o executivo.
Inteligência artificial e integração ampliada
A BMW também introduziu um assistente de inteligência artificial integrado ao sistema, inicialmente dedicado à navegação. Em uma demonstração, o assistente foi capaz de identificar destinos com base em comandos gerais, como “melhor praia”, e ajustar automaticamente o modo de direção para condições específicas.
Durach destacou que o sistema mantém a compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, permitindo integração contínua com dispositivos móveis. Isso mantém a montadora alemã próxima dessas soluções de big techs como Apple e Google, já que existe uma certa batalha pelo controle do ambiente automotivo através de sistemas proprietários ou das big techs. Nos últimos meses, tanto Android Auto quanto o CarPlay fizeram movimentos mais amistosos para as montadoras, permitindo uma maior personalização e integração dos meses. Inclusive há integração com o rádio FM.
O Panoramic iDrive marcará presença inicialmente no Neue Klasse, mas será adotado em todos os modelos lançados após a estreia do sistema. A mudança também representa o fim do tradicional controle rotativo iDrive, uma decisão baseada em dados que apontam para a queda no uso do recurso. A montadora revelou ainda que novos recursos interativos voltados aos passageiros serão anunciados em breve.
+ Artigo "O rádio de carro sem dial FM"
Recomendadas:
> Artigo "Futuro próximo do rádio une ferramentas e ações que priorizam a experiência do ouvinte", por Daniel Starck
> Ford pede patente para sistema que entrega anúncios personalizados através de seu multimídia
> Manutenção e evolução do rádio no painel dos carros é vital para a indústria
> Apple concede mais controle do CarPlay às montadoras; Sistema é favorito entre usuários
> Android Auto pode integrar Rádio FM/AM em sua interface, reforçando a presença do meio nos carros
> Relatório destaca a continuidade do rádio como principal fonte de entretenimento nos automóveis
> App tudoradio.com chega ao Apple CarPlay e muda o modo de ouvir rádio via streaming nos carros
Com informações do portal engadget.com e da BMW
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.