Terça-Feira, 22 de Abril de 2025 @ 06:38
São Paulo - Tecnologia integra rádio terrestre e digital em veículos conectados, já está presente em modelos vendidos no país e amplia o alcance das emissoras brasileiras no ambiente digital
A Xperi destacou a evolução e a expansão da plataforma DTS AutoStage durante o AERP Day, evento promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e realizado no NAB Show 2025, em Las Vegas (EUA). A tecnologia, que já está presente em 159 países e integra transmissões via FM/AM com recursos digitais em veículos conectados, oferece uma experiência avançada de entretenimento e medição de audiência em tempo real. O sistema já está ativo em mais de 10,5 milhões de veículos de 12 marcas automobilísticas. A empresa também esteve presente com estande na feira, onde exibiu veículos e receptores com tecnologia de rádio híbrido, além de participar do Fórum de Pequenos e Médios Mercados de Rádio. O tudoradio.com cobriu o NAB Show 2025 direto dos EUA, com os apoios da AMIRT, BRLogic e da ASSERPE.
Entre os destaques da plataforma, apresentados por Joseph D’Angelo, vice-presidente sênior de Rádio & Digital Áudio da Xperi Inc., está a capacidade de fornecer dados precisos sobre o comportamento da audiência — como tempo de escuta, faixa horária e conteúdo consumido — diretamente no painel do veículo. As emissoras podem acessar essas métricas por meio de um portal exclusivo, o DTS Broadcaster Portal, que permite um nível de mensuração comparável ao das plataformas de streaming digital.
+ Áudio digital e inteligência artificial: principais lições da NAB Show 2025 nos Estados Unidos
O sistema também fornece aos radiodifusores dados detalhados sobre as músicas executadas, alcance diário e performance em tempo real por localidade. Segundo a empresa, essas informações são usadas para aprimorar estratégias de conteúdo e publicidade. Além disso, a tecnologia oferece uma experiência personalizada de rádio, com exibição de capas de álbuns, dados dos artistas e sugestões baseadas no perfil do ouvinte.
Rádio automotivo em exposição no estande da XPeri, no NAB Show 2025 / crédito: tudoradio.com
Durante visita a um grupo de emissoras em Las Vegas, o tudoradio.com constatou a utilização da plataforma por rádios locais, recurso que tem contribuído para o fortalecimento das estratégias comerciais e artísticas dessas estações. A solução também impulsiona o consumo digital do rádio, acompanhando o crescimento do áudio digital no setor automotivo.
O tudoradio.com acompanha o avanço do rádio híbrido no cenário internacional, com destaque para o período a partir de 2018, quando a tecnologia ganhou maior trânsito em vários mercados. Um dos diferenciais para os ouvintes é a capacidade do sistema alternar automaticamente entre o sinal terrestre e o streaming, sempre priorizando a escuta da emissora local quando disponível.
Segundo a Xperi, o DTS AutoStage cobre mais de 49 mil emissoras de rádio em todo o mundo. A plataforma está integrada aos sistemas multimídia de montadoras como Mercedes-Benz, BMW, Ford, Hyundai, Nissan, Tesla, Genesis, Lincoln, Mini, Infiniti, Kia e Maybach. São 12 OEMs com produção ativa e outras seis em fase de desenvolvimento. Algumas dessas marcas, como a Mercedes-Benz, já oferecem veículos com a tecnologia no Brasil, motivo pelo qual o país aparece nos dados de monitoramento da plataforma.
+ Alerta: Engenheiro da NAB reforça a importância dos metadados e RDS para emissoras de rádio
Crescimento da publicidade digital
Durante a apresentação, também foi abordado o atual cenário da publicidade em áudio. Apesar da previsão de leve retração nas receitas do rádio tradicional até 2028, o mercado de áudio digital segue em expansão, com destaque para os formatos programáticos. A estimativa é que os anúncios em áudio digital movimentem mais de US$ 8 bilhões nos Estados Unidos até 2028. Já a publicidade programática em áudio deve ultrapassar US$ 2,59 bilhões até 2026. O tudoradio.com já destacou que pelo menos um quarto da receita total das emissoras de rádio nos EUA já provém do setor digital, que está em constante crescimento.
A Xperi também destacou os desafios e oportunidades enfrentados pelas emissoras, como a fragmentação do consumo de mídia entre diferentes dispositivos e ambientes (automotivo, doméstico e móvel), e a importância de integrar os ecossistemas analógico e digital. Para a empresa, é essencial que o rádio adote uma estratégia que combine conteúdo linear e sob demanda, utilizando soluções como o DTS AutoStage para fortalecer sua relevância no ambiente digital.
Vídeo da cobertura do tudoradio.com que mostra como o sistema da Xperi opera no receptor automotivo / veja acima
Rádio: Liderança nos carros
O rádio segue com uma base forte de consumo nos automóveis norte-americanos e, mais recentemente, foi divulgada uma pesquisa da própria Edison Research que mostra a retomada dessa audiência para um nível pré-pandemia de covid-19, fato que havia alterado a rotina dos deslocamentos nos últimos quatro anos. Com isso, o rádio segue hegemônico nesse ambiente, com 74% do total de consumo, mas já começa a dividir um pouco mais do tempo com o áudio online (55%, que também contempla o streaming) e os podcasts (31%).
A pesquisa indica uma maior integração digital nos carros, ambiente que hoje já conta com 40% dos veículos oferecendo Apple CarPlay ou Android Auto. Para se ter ideia desse rápido avanço, o percentual em 2023 era de 26%, avançando para 32% em 2024 e agora está em 40%.
No caso do uso desses sistemas que espelham o celular no multimídia dos automóveis, o Apple CarPlay era utilizado por 16% dos motoristas e caronas em 2024 e agora saltou para 22% em 2025. Já o Android Auto foi de 10% para 13% em apenas um ano. A utilização de pelo menos um dos dois sistemas operacionais foi de 24% em 2024 para 33% em 2025.
Aqui, novamente, surgem desafios e oportunidades para o rádio. Se há uma crescente busca por áudio digital nos automóveis, é possível facilitar e melhorar a experiência do streaming de rádio nesses ambientes, com o surgimento de agregadores adaptados para esse uso, caso do iHeartRadio e Audacy nos EUA e do próprio APP Tudo Rádio no Brasil. A possibilidade de maior integração com o hardware dos automóveis, que permitiria o acesso nativo ao dial de rádio AM/FM através desses sistemas, também pode beneficiar o rádio nesses ambientes. Outro ponto importante e que pode ser favorável é o crescimento de receptores de rádio híbridos, cada vez mais presentes no mundo.
Vídeo da cobertura do tudoradio.com que mostra como é a plataforma do sistema da Xperi para as emissoras de rádio / veja acima
Relacionadas:
> Artigo "Futuro próximo do rádio une ferramentas e ações que priorizam a experiência do ouvinte", por Daniel Starck
> Manutenção e evolução do rádio no painel dos carros é vital para a indústria
> Apple concede mais controle do CarPlay às montadoras; Sistema é favorito entre usuários
> Android Auto pode integrar Rádio FM/AM em sua interface, reforçando a presença do meio nos carros
> App tudoradio.com chega ao Apple CarPlay e muda o modo de ouvir rádio via streaming nos carros
> Tecnologia de rádio híbrido DTS AutoStage já atinge mais de 8 milhões de veículos em 146 países
Especial NAB Show 2025
A cobertura especial do tudoradio.com no NAB Show 2025, realizado de 5 a 9 de abril no Las Vegas Convention Center, conta com a parceria da AMIRT (Associação Mineira de Rádio e Televisão), da BRLogic, empresa de tecnologia especializada em soluções digitais para emissoras de rádio, e também da ASSERPE (Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco).
Clique Aqui para conferir todas as notícias relacionadas ao NAB Show 2025. A cobertura especial já acontecia mesmo do evento, acompanhando as expectativas e preparativos, e seguiu após a feira, trazendo a repercussão dos principais temas debatidos no congresso.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.