Terça-Feira, 29 de Abril de 2025 @ 11:34
Salvador – Rádio Sociedade e Metrópole FM também apresentam avanços expressivos; audiência do rádio sobe mais de 4% em filtros gerais
A capital baiana e sua região metropolitana acompanharam recentemente mais uma atualização da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, que mede como está o consumo de rádio em importantes mercados brasileiros. E a notícia vinda de Salvador é positiva para o meio: houve um aumento superior a 4% na audiência das emissoras, na comparação com os dados anteriores. Os números foram impactados pela atualização das estimativas populacionais e da metodologia, processo iniciado em janeiro. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2025):
Mais próximas
A G FM 90.1 (adulto-contemporâneo) segue como principal destaque da medição de audiência na Grande Salvador. Praticamente estável em relação à pesquisa anterior no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora apareceu pela sétima vez consecutiva como a de maior volume de audiência da capital baiana e região metropolitana. A GFM também se destaca em alcance, onde crava o segundo maior valor do rádio na Grande Salvador, hoje com 602 mil ouvintes únicos.
Na sequência, a Piatã FM 94.3 (popular/hits) mantém sua trajetória de alta de audiência, já observada na pesquisa passada, avançando acima de 1% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que reduz ainda mais a distância que a separa da GFM nos filtros gerais. As duas FMs estão isoladas no topo do ranking FM de audiência na Grande Salvador. E, em alcance, a Piatã FM é líder geral, com mais de 738 mil ouvintes únicos.
Com uma alta acima de 3% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) acirrou de vez a disputa por um espaço no top 3, estando a menos de 500 ouvintes por minuto da Bahia FM 88.7 (popular/hits), que está à frente no ranking FM de audiência. Em alcance, a Itapoan FM está próxima de 516 mil ouvintes únicos, enquanto a Bahia FM também figura no top 3 nesse quesito, com quase 565 mil ouvintes únicos.
Avanços expressivos
A sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) apresenta crescimentos expressivos, o que acirra também a disputa pelo complemento do top 5 nos filtros gerais. A A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) foi um dos destaques da atual medição, com um crescimento acima de 8% nos períodos gerais, mantendo a emissora entre os cinco maiores volumes de audiência. Já o alcance da 103.9 FM está acima de 395 mil ouvintes únicos na Grande Salvador.
Destaque para a Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop), que cravou um forte avanço de quase 16% na audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a aproximou de vez da briga por um espaço no top 5 de audiência, já que a distância para a A Tarde FM é inferior a mil ouvintes por minuto. Em alcance, a 91.3 FM está hoje com 358 mil ouvintes únicos.
Também foi expressivo o avanço da Salvador FM 92.3 (popular/hits), emissora que, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), apresentou crescimento acima de 11%. A emissora já vinha de um movimento positivo na pesquisa anterior e confirmou essa tendência nos números atuais, além de registrar um alcance de quase 238 mil ouvintes únicos.
A Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) também acompanhou esse movimento positivo no complemento do top 10 dos filtros gerais, com sua audiência em FM crescendo mais de 9% na comparação com a pesquisa anterior, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale recordar que a Sociedade também opera em AM 740 e, com a soma das duas audiências, a emissora detém o quinto maior volume do meio.
Vindo de forte alta na pesquisa anterior, a Metrópole FM 101.3 (jornalismo) cravou mais um movimento positivo de audiência ao avançar mais de 7% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que lhe garantiu uma nova posição dentro do top 10 de audiência. Ela passa a ser seguida pela Baiana FM 89.3 (popular), emissora que completa o grupo dos dez maiores volumes de audiência entre as assinantes da medição.
Também em alta, com um avanço acima de 5% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional-MPB) passa a ser a emissora posicionada mais próxima do top 10 nos filtros gerais, seguida de perto pela Rádio Educadora FM 107.5 (adulto/educativa). E com um avanço de 20%, a novata Antena 1 FM 100.1 (adulto-contemporâneo) vem reduzindo a distância que a separa desse grupo.
Panorama anterior:
> Panorama: Piatã FM avança e amplia concorrência com a GFM; Salvador FM evolui no top 10 de audiência
Mudanças metodológicas na pesquisa de rádio a partir de janeiro de 2025
A Kantar IBOPE Media informou que implementou mudanças técnicas e metodológicas em sua pesquisa de rádio a partir da entrega dos dados de janeiro de 2025, ou seja, impactando a partir desse trimestre. Entre as principais atualizações está a adoção das novas estimativas populacionais baseadas no Censo IBGE 2022, complementadas pela PNADC 2024 com projeções para o ano de 2025. Além disso, a distribuição de classe social seguirá os dados do Levantamento Socioeconômico (LSE) 2024.
Outra alteração significativa é a exclusão da faixa etária de 10 a 14 anos das análises, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Em contrapartida, a pesquisa ampliará a amostra online, que passará a representar 40% das entrevistas, e incluirá os targets 60-69 anos e 70+, refletindo o aumento dessa população e seu impacto econômico.
Além disso, de acordo com a Kantar, foram aprimoradas as análises de perfil de público por zonas geográficas, proporcionando uma visão mais detalhada do consumo de rádio. A Kantar IBOPE Media reforça que, devido à atualização do universo para 15+, recomenda-se ao mercado cautela na comparação dos dados de 2025 com anos anteriores.
+ Kantar IBOPE Media comunica mudanças na medição de audiência de rádio para 2025
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Salvador: clique aqui.
Vista panorâmica da orla de Salvador / crédito: Biblioteca Canva
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.