Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 03 de Setembro de 2025 @ 06:44

Rádio é ouvido por 86% da população do Reino Unido em apenas uma semana; digital já representa 73% do consumo

São Paulo - RAJAR aponta forte digitalização do rádio do Reino Unido, com DAB+ e streaming. Rádios comerciais batem recorde de audiência

Publicidade

O rádio está consolidado como um dos principais meios de comunicação e entretenimento no Reino Unido. A mais recente medição realizada pela RAJAR (Radio Joint Audience Research) mostra que 50 milhões de adultos (86% da população com 15 anos ou mais) ouviram rádio ao menos uma vez por semana no segundo trimestre de 2025. O total de horas consumidas alcançou 1,026 bilhão semanais, com média de 20,5 horas por ouvinte. O rádio britânico é um dos maiores exemplos de digitalização do setor, seja pelo DAB+ (rádio digital via ondas terrestres) ou pelo streaming de áudio. Também é destaque o desempenho histórico de audiência do rádio comercial no Reino Unido, que tem superado a BBC, algo recente e histórico por lá. Acompanhe os detalhes:

Digital concentra maior parte do consumo de rádio

O consumo via plataformas digitais já representa a maior parcela da escuta. Três em cada quatro britânicos (75%) utilizaram meios digitais para acompanhar suas rádios favoritas no período. Ao todo, 73% das horas de escuta são digitais, índice que reforça a consolidação dessa forma de acesso. Dentro desse universo, o DAB (Digital Audio Broadcasting) responde por 57%, enquanto 25% das horas são atribuídas a smart speakers, 15% ao streaming em sites e aplicativos e 3% à TV digital. Já o FM/AM analógicos representam 27% do consumo de rádio.

Distribuição da audiência por local: residências lideram em consumo

O relatório também detalha os contextos de consumo. A maior parte das horas de escuta ocorre em casa (62%), seguida pelo ambiente automotivo ou transporte público (20%) e em outros locais, como trabalho ou espaços públicos (16%). Essa divisão reforça o caráter multiplataforma do meio, que acompanha o ouvinte em diferentes momentos do dia. E chama a atenção a característica de escuta residencial do rádio no Reino Unido, diferente de outros mercados, como os EUA.

Crescimento dos smart speakers e novos hábitos de consumo

Outro destaque da pesquisa é a forte presença dos dispositivos de voz no hábito dos britânicos, processo que segue avançando conforme a pesquisa RAJAR é atualizada. 63% dos proprietários de smart speakers afirmam utilizá-los para ouvir rádio, sendo que 22% acessam conteúdo diariamente por meio desses aparelhos. O dado mostra como a tecnologia tem ampliado a conveniência e a frequência de escuta.

O relatório da RAJAR também acompanha o crescimento do áudio sob demanda. Cerca de 38% dos adultos ouvem podcasts pelo menos uma vez por mês, enquanto 29% utilizam smartphones ou tablets para ouvir rádio no mesmo período. Além disso, 20% acessam conteúdos catch-up (programas sob demanda) mensalmente, ampliando a experiência além da programação ao vivo.

Resumo dos dados da RAJAR sobre o consumo de rádio no Reino Unido
Segundo trimestre de 2025
Alcance semanal
-> 86% da população adulta (15+) ouviu rádio.
-> 50 milhões de pessoas sintonizaram rádio na semana média.
-> Total de 1,026 bilhão de horas semanais de consumo.
-> Média de 20,5 horas por ouvinte por semana.
Plataformas digitais
-> 73% das horas de escuta são digitais.
-> DAB (rádio digital terrestre): 57%.
-> Smart speakers: 25%.
-> Websites e aplicativos: 15%.
-> TV digital: 3%.
-> AM/FM analógico: 27%.
Locais de escuta
-> 62% em casa.
-> 20% em carros ou transportes.
-> 16% em outros locais (trabalho, espaços públicos etc.).
Smart speakers
-> 63% dos proprietários usam os dispositivos para ouvir rádio.
-> 22% escutam rádio diariamente por smart speakers.
Hábitos mensais
-> 38% ouvem podcasts ao menos uma vez por mês.
-> 29% ouvem rádio via smartphone ou tablet no mesmo período.
-> 20% acessam conteúdos catch-up (sob demanda) mensalmente.

Levantamento anterior -> Audiência do rádio no Reino Unido apresenta novos recordes para marcas comerciais e formatos digitais

Rádios comerciais do Reino Unido alcançam recorde histórico de audiência e ampliam vantagem sobre a BBC

Outro recorte da pesquisa RAJAR tem repercutido na indústria de rádio local: as estações comerciais do Reino Unido alcançaram 55,7% de participação no total de horas de escuta, o maior índice já registrado, ampliando a diferença sobre o conjunto de estações da BBC, que agora detém 42,1% de share.

O levantamento indica que 39,5 milhões de pessoas sintonizam semanalmente as rádios comerciais, um volume 8,4 milhões maior do que o obtido pela BBC. Considerando o universo geral, o meio segue em alta no país, com 86% da população (50 milhões de adultos) ouvindo rádio a cada semana.

Outro ponto de destaque é a evolução da escuta online, que chegou a 29,3% de todo o consumo de rádio, superando pela primeira vez o índice do analógico em AM/FM (26,6%). O uso de smart speakers também atingiu recorde, respondendo por 18,4% do total de horas, índice que sobe para 22,4% quando considerado apenas o universo das rádios comerciais – superando a escuta tradicional em AM/FM (20,9%) nesse segmento.

BBC mantém liderança individual, mas perde alcance agregado

Apesar da expansão das rádios comerciais, a BBC Radio 2 segue como a estação mais ouvida individualmente, com 12,6 milhões de ouvintes semanais. Ainda assim, a emissora registra o seu menor alcance em anos. A BBC Radio 4 soma 9,2 milhões de ouvintes, enquanto a BBC Radio 5 Live cresce levemente, de 5,4 milhões para 5,5 milhões.

Entre os grupos privados, a Global mantém o maior alcance agregado, chegando a 29 milhões de ouvintes semanais e recorde de participação de 27,7% no mercado britânico. A marca Heart continua como o maior conjunto de rádios comerciais, com 13 milhões de ouvintes, apesar de leve retração em relação ao trimestre anterior.

A Bauer Media Audio UK também registra avanços, com a Absolute Radio atingindo 2,2 milhões de ouvintes, tornando-se a principal estação comercial digital-only do país. Já a Greatest Hits Radio, uma das principais redes do grupo, manteve a liderança em horas de consumo, mesmo após perder cerca de 500 mil ouvintes no trimestre (7,1 milhões para 6,6 milhões).

Spin-offs digitais ganham relevância

O crescimento das audiências também tem sido impulsionado por estações digitais temáticas. Entre os destaques, a Boom Radio subiu 14% no comparativo anual, alcançando 711 mil ouvintes semanais. A Heart Dance ultrapassou pela primeira vez a marca de 1 milhão de ouvintes, enquanto emissoras segmentadas como Heart 70s, Heart 80s, Virgin Radio 80s Plus e Smooth Country também ampliaram seus resultados.

O RAJAR ainda reforça a ascensão do consumo sob demanda. O Reino Unido alcançou 16,3 milhões de adultos ouvindo podcasts semanalmente, enquanto a plataforma BBC Sounds registrou 257 milhões de plays no trimestre, com grande destaque para conteúdos da BBC Radio 4.

Pesquisas recentes pelo Mundo:

Brasil -> Rádio segue ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media
EUA -> Audiência do rádio cresce 19% nos EUA com nova regra de medição da Nielsen; formatos mantêm participação estável
França -> Áudio é consumido por 97% da população da França; Rádio lidera com folga nesse formato de mídia
Alemanha -> Rádio segue dominante entre as plataformas de áudio na Alemanha; 93,1% da população escuta o meio
Suíça -> Diariamente, 72% da população da Suíça ouve rádio
Espanha -> Rádio mantém trajetória de crescimento e se consolida como um dos pilares da publicidade na Espanha
Portugal -> Tempo médio de consumo de rádio ultrapassa 3 horas diárias em Portugal
Austrália -> Em apenas uma semana, rádio alcança 81% da população na Austrália; escuta digital avança
Colômbia -> Rádio lidera consumo de áudio na Colômbia, à frente da música por streaming, mas enfrenta desafio geracional

+ O Rádio Hoje -> Clique aqui para acompanhar mais pesquisas e levantamentos sobre o rádio


ilustração / tudoradio.com

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da RAJAR e do portal RadioToday.UK. Colaboração de David Duck

Tags: rádio no Reino Unido, audiência digital, RAJAR 2025, rádios comerciais, BBC Radio, Heart UK, consumo de rádio online, mercado britânico de rádio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck
  • Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve passagens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.