Segunda-Feira, 25 de Março de 2019 @ 07:46

Panorama: Reta inicial de 2019 é marcada por forte expansão de redes pelo Brasil

São Paulo - Migrantes AM-FM e mudanças de formatos em rádios já existentes movimentam a expansão de redes neste começo de 2019

Publicidade

É fato que o processo de expansão de diferentes redes pelo Brasil está acelerado neste primeiro trimestre do ano. E o forte ritmo é impulsionado por vários fatores: estreias de migrantes AM-FM, novas concessões, mudanças de formatos para acomodação em mercados e até o lançamento de uma nova rede nacional. Para se ter uma ideia, apenas hoje (25) o mercado acompanha a estreia de duas afiliadas de redes: Massa FM 101.9 de São Sebastião do Paraíso (MG) e Transamérica Hits FM 89.9 na região de Itapetininga (SP).

adstexto

Nas últimas semanas o ritmo de expansões foi mais acentuado, com tudoradio.com noticiando o avanço de várias redes por diferentes regiões do país. Na semana retrasada houve a estreia da 89 FM A Rádio Rock FM 102.9 de Goiânia (GO), a confirmação de expectativa da futura BandNews FM 90.7 (também na capital goiana) e a Massa FM 102.7 foi inaugurada em São Sebastião (SP). 

Antes, em fevereiro, o mercado acompanhou a estreia da Jovem Pan FM 95.5 de Bauru (SP), rede que também confirmou afiliadas em Belém (PA) e Jericoacoara (CE). Já a Rádio T FM 99.1 foi inaugurada em Paranavaí (PR). 

Em abril, já para o segundo trimestre do ano, mas com confirmações em março, mais estreias: são aguardadas as estreias das emissoras Rádio Mix FM 106.3 de Vitória (ES), NOVABRASIL FM 97.5 de Teresina (PI) e a Massa FM 103.3 de Nova Prata (voltada à Serra Gaúcha). 

Também existem as possibilidades de estreias em abril das afiliadas Rádio Mix FM 105.9 de Campina Grande (PB), Rádio Mix FM 91.5 de Teresina (PI) e Nativa FM 93.5 no Vale do Itajaí (SC). Outra afiliada de rede que está no radar para abril é a futura CBN FM 93.9 de Cascavel, interior do Paraná.

Recomendamos:
> Artigo: Redes no Brasil não funcionam? - Por Daniel Starck

Voltando à janeiro, a Massa FM estreou várias emissoras em Rondônia, além de chegar à região de Jaú (SP). A NOVABRASIL FM passou a contar com Aracaju (SE), enquanto a Antena 1 chegou a Divinópolis (MG).

Toda essa movimentação é acompanhada diariamente pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com e também pela redação do portal.

Clique aqui e veja a lista de redes ativas pelo Brasil, com suas respectivas emissoras

Veja também as coberturas de todas as FMs brasileiras, por cidades e regiões

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21307-panorama-reta-inicial-de-2019-e-marcada-por-forte-expansao-de-redes-pelo-brasil