Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2019 @ 07:31

Panorama: Redes e novas FMs locais movimentam o mercado de rádio neste mês de novembro

São Paulo - Penúltimo mês de 2019 segue a tendência dos anteriores, com várias estreias programadas, além da já habitual movimentação de fim de ano

Publicidade

Está virando rotina: há cada novo mês existe uma leva de inaugurações previstas no mercado de rádio brasileiro. E as redes nacionais seguem imprimindo esse ritmo intenso de mudanças em diferentes praças, com destaque para o interior do país. Implantações de novas FMs locais, ou ligadas à projetos que já contam com atuação em mercados específicos, também estão na pauta de estreias para novembro. Acompanhe:

adstexto

Entre hoje (1º) e a próxima segunda-feira (4), a rede liderada pela Jovem Pan FM 100.9 inicia o forte ritmo de expansão das redes nesta reta final de 2019. A marca paulista inaugura logo mais, às 12h00 (horário de Brasília), a Jovem Pan FM 105.7 de Cataguases (interior de Minas Gerais). E na próxima semana será iniciada a operação da Jovem Pan FM 91.1 de Barra do Garças, migrante AM-FM do interior mato-grossense.

Também na segunda-feira (4) a rede liderada pela Massa FM 92.9 de São Paulo vai iniciar as operações da afiliada Massa FM 96.9 de Cianorte, localizada no noroeste do Paraná. E, já na segunda quinzena do mês, está prevista a estreia da Massa FM 95.1 de Porto Velho (RO), afiliada que será inaugurada no dia 25.

Quem também vai movimentar o mercado é a Clube FM 105.5 de Brasília, através da implantação de sua rede nacional. Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, a estreia do projeto está prevista para o próximo dia 18. O processo será iniciado com várias afiliadas, como a Clube FM 99.3 de Palotina (PR) e Clube FM 91.5 de Santa Fé do Sul (SP), estações que estão em fase de expectativa desde o final de outubro.

A CBN, rede jornalística do Sistema Globo de Rádio, também tem expansão prevista para novembro. A marca fará a sua estreia no FM de Juiz de Fora, cidade mineira que está entre as maiores economias do interior do país. A atual afiliada da faixa AM vai iniciar as atividades em 91.3 FM a partir do dia 13 deste mês.

Inaugurações e mudanças a confirmar…

Sem confirmação se as inaugurações acontecerão em novembro ou dezembro, a Rádio Mix FM 106.3 de São Paulo também tem possibilidades de estreias. A rede anunciou que contará com as futuras afiliadas Rádio Mix FM 103.1 de Laguna (SC) e Rádio Mix FM 99.1 de Ji-Paraná (RO), datas que serão confirmadas pela rádio paulista.

Com uma forte expansão no mês de outubro, a Band FM 96.1 de São Paulo também tem estreias confirmadas que podem acontecer a partir deste mês de novembro. Já foram anunciadas as afiliadas Band FM 90.5 de Feira de Santana (BA) e Band FM 102.9 de Divino (MG). Outra afiliada que tem previsão de operação é a Band FM 105.9 de Mococa (SP), com estreia programada pra hoje (1º).

Redes como Play Hits FM (com implantação prevista para novembro, projeto da Agência RF que já está em expectativa via Play Hits FM 102.1 de Uberaba, interior mineiro) e Transamérica (com mudança de formato) também devem impactar o rádio em vários mercados. 

Ligada à uma marca de rede, mas com atuação local, a atual Transamérica Light FM 95.1 de Curitiba (PR) também pode promover novidades a partir deste mês de novembro.

Movimentação entre rádios locais comerciais e públicas

De local, Manaus (AM) deve movimentar o mercado de rádios FMs. A Verde Oliva FM 98.3, emissora ligada ao Exército Brasileiro e que já possui operação em Brasília (DF), iniciou suas transmissões na cidade, fato que passa a ser acompanhado pelo mercado de rádio neste mês de novembro.

Manaus também deve receber a Rádio Encontro das Águas FM 97.7, emissora pública que tem o início experimental previsto para a partir de hoje (1º), com estreia programada para dezembro.

No Recife (PE), desde as 0h00 de hoje (1º) a 102.1 FM não opera como Mais Vida FM (gospel/evangélica) e passa a tocar músicas de formato popular/hits. Na sequência, a partir do dia 14, a emissora iniciará a expectativa para a chegada da Ynterativa FM, projeto que tem estreia programada para dezembro.

No Rio de Janeiro, conforme noticiado pelo tudoradio.com, a emissora pública 94 FM 94.1 estreia sua nova grade de programação, mudança que também envolveu a alteração do logotipo da estação.

No interior paulista, na região de São Carlos (SP), a InterSom FM 103.9 terá seu último mês no ar, rádio que passará a ser afiliada da CBN a partir de dezembro. Porém, em novembro, deve ocorrer a transição da programação da InterSom FM para 103.3 FM, estação com torre em Itirapina (SP) e que já está trabalhando de forma simultânea com a 103.9 FM nessa fase de mudanças.

Todas essas novidades são acompanhadas diariamente pela redação e listadas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com (clique aqui).

As estreias também impactam os Dials FM/AM do tudoradio.com. Siga aqui!

Recomendamos:
> Levantamento: Chegando a mercados maiores, migração AM-FM se aproxima da marca de 640 rádios ativas
> Podcasts? Smart speakers? 5G? Acompanhe todas as tendências de consumo que impactam o rádio. Siga aqui!
> O Rádio em números: Como vai o consumo de rádio em todo o planeta? Confira aqui!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22488-panorama-redes-e-novas-fms-locais-movimentam-o-mercado-de-radio-neste-mes-de-novembro0