Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020 @ 07:30

O Rádio Hoje | Covid-19: Nielsen mostra que streaming está contribuindo com picos de acessos ao conteúdo de rádio

São Paulo - Análise feita nos Estados Unidos mostra que o streaming é alternativa utilizada pelo público durante o isolamento imposto pelo coronavírus

Publicidade

Uma análise feita pela "Radio Research Consortium", com base nos dados da Nielsen e relacionada ao consumo de rádios públicas nos Estados Unidos, mostra que o streaming de áudio está contribuindo diretamente com picos de audiência dessas estações. O público de rádio, impossibilitado de manter a sua rotina tradicional devido ao isolamento social, tem procurado a internet para consumir o conteúdo de suas rádios, sendo em parte uma transferência dos volumes vistos através do dial. Os dados da Nielsen confirmam outros levantamentos, que já mostravam um avanço da audiência on-line do rádio durante a covid-19.

adstexto

Segundo o portal Inside Rádio, a Radio Research Consortium  (RRC) obteve dados da Nielsen para 10 estações públicas dos Estados Unidos, de diferentes formatos de programação. E o resultado foi que a maioria das emissoras analisadas receberam uma porcentagem maior de sua média de um quarto de hora (AQH) de ouvintes on-line, mudança de hábito imposta pelo fato de as pessoas estarem isoladas em casa.

A reportagem deixa a situação mais clara através de alguns exemplos específicos: WBEZ FM 91.5 de Chicago, emissora pública de formato jornalístico, contou com um aumento de 53% da audiência on-line em abril na comparação com março. E um avanço de 141% em relação ao período pré-pandemia (fevereiro).

Algo também expressivo foi observado na KERA FM 90.1 de Dallas. Em fevereiro, o volume de audiência on-line era de apenas 2% do total da emissora. Depois, em março, essa participação subiu para 3% e, em abril, o on-line representou 11% do total da audiência da estação, que também é de formato jornalístico.

Já entre as rádios de formato musicais, os avanços no on-line também foram notados. A rádio WXPN FM 88.5 da Filadélfia (de formato adulto/alternativo) teve avanços progressivos na audiência vinda pelo streaming, isso mês a mês. Já outras estações, sendo a maioria, o salto foi visto a partir de março e depois o cenário se estabilizou, mas ainda com a audiência on-line sendo superior ao período pré-pandemia (caso da KKXT FM 91.7 de Dallas).

A RRC também destaca que o avanço do consumo de rádio via streaming tem crescido ao longo dos últimos anos, sendo acelerado também pela situação da covid-19 e pelo fato de mais pessoas estarem trabalhando em suas casas.


Análise do volume de audiência on-line vs. streaming

Recomendamos:
> Pandemia não freia evolução do rádio e consumo do meio segue elevado entre ouvintes
> CEO da RAB, Erica Farber, destacou principais motivos para se anunciar no Rádio durante WEBNAB

Divisão da audiência, retenção, crescimento entre os mais jovens e avanço no on-line

Recentemente o tudoradio.com publicou uma análise sobre o comportamento da audiência de rádio durante a pandemia do novo coronavírus nos Estados Unidos. Em painel do NAB Show Express, dados da Nielsen e da Westwood One mostraram o avanço da audiência de rádio em residências, mas também apontou que a parcela de escutas "fora de casa" continua elevada e fazendo a diferença para o meio.

Essa reorganização das plataformas de escuta (entre online e offline) ajudou o meio a reter 96% de seu alcance durante a pandemia, segundo outro levantamento feito pela Nielsen nos Estados Unidos.

Já uma pesquisa realizada pela Havas Media, ocorrida entre 31 de março e 6 de abril deste ano nos Estados Unidos, apontou um crescimento de até 40% no consumo de rádio. E esse avanço foi maior nas faixas etárias mais jovens, com maior crescimento no público entre 25 e 34 anos.

No Brasil, com base em relatórios de plataformas como o próprio tudoradio.com e também relatos de emissoras, a audiência on-line também avançou, principalmente a partir de março (quando o isolamento social foi mais efetivo nos grandes centros), na época próximo à 15% de acréscimo. Depois, a audiência foi se estabilizando entre as plataformas, mas ainda com avanços no streaming.

A mesma situação já foi observada em outros países, com avanço da audiência on-line em diferentes países da Europa, incluindo locais que sofreram de forma mais significativa com a pandemia, como a Espanha e o Reino Unido.

No geral, o FM contou com avanços em alcance em mercados como o de São Paulo neste último trimestre (fevereiro à abril de 2020), como mostra a pesquisa do Kantar Ibope Media.

Veja também:
> Com meio em alta, Kantar Ibope Media detalha por região o comportamento da audiência de rádio durante a pandemia do coronavírus

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23580-o-radio-hoje-covid-19-nielsen-mostra-que-streaming-esta-contribuindo-com-picos-de-acessos-ao-conteudo-de-radio