Um pouco de história e o panorama atual. Mas antes...
DICA: COLUNAS TÉCNICAS
Não deixe de ler sobre a parte técnica do rádio e suas tecnologias. Tudo em uma linguagem simples. Clique aqui e veja o conteúdo publicado.
Todos os meses abordaremos um assunto técnico diferente.
O rádio:
No dia 25 de setembro é comemorado o Dia do Rádio. A data foi escolhida em comemoração do aniversário de Roquete Pinto, considerado “Pai do Rádio Brasileiro”. Em 1923, Roquete inaugurou a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro. Vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no país já havia ocorrido no dia 7 de setembro de 1922, para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil.
Segundo fontes histórias o inventor do rádio foi Guglielmo Marconi, com a criação do “telégrafo sem fio” em 1896. A invenção do italiano proporcionou o desenvolvimento do rádio que conhecemos hoje. Porém é de conhecimento nacional que o rádio poderia ter nascido no Brasil, em 1894, nas mãos de Roberto Landell de Moura, com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo de Marconi, transmitindo e receptando sinais em São Paulo, mais precisamente da Avenida Paulista até o bairro de Santana (Zona Norte).
Informações dão conta que somente em 1900 Landell conseguiu mostrar publicamente o seu invento, dando brecha para que Marconi ficasse conhecido como inventor do rádio.
Hoje, com a utilização de várias faixas e formatos de radiodifusão, o Brasil se vê as vésperas de definir sua entrada em mais uma era da história do rádio: o radio digital. Conforme noticiado através do Rádio News do Tudo Rádio.com, o padrão de rádio digital em nosso país poderá ser definido em 2010, com a escolha do sistema norte-americano IBOC para as nossas transmissões (o padrão digital europeu DRM também está no páreo). Atualmente 13 emissoras brasileiras transmitem de forma experimental em sistema IBOC de rádio digital.