Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 10 de Maio de 2018 @ 07:44

Panorama: Super Rádio Tupi pula para a vice-liderança no Rio de Janeiro. RIO FM crava a maior evolução entre as FMs medidas

Rio de Janeiro - Rádio Melodia segue estável e isolada no topo do ranking FM. Rádio Globo não acompanha a variação negativa da audiência FM carioca

Publicidade

O mercado de rádio do Rio de Janeiro está movimentado com mais uma atualização dos dados da audiência FM local. Segundo a pesquisa regular realizada pelo Kantar Ibope Media, o rádio fluminense viu uma mudança na vice-liderança geral em períodos importantes, além de um forte recuo no volume da audiência média. Essa queda está ligada à dois projetos que mudaram de canal recentemente no Rio de Janeiro. Acompanhe (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre fevereiro a abril de 2018):

Nova vice-líder geral

A Super Rádio Tupi FM 96.5 alcançou uma marca histórica para as suas operações no Rio de Janeiro. No ar em FM desde 2009, a estação cravou na atual pesquisa o seu maior volume de audiência, superando os 224 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O novo crescimento foi somado à atual movimentação do meio FM carioca, fato que posicionou a Super Rádio Tupi na vice-liderança geral em períodos importantes da medição, posição também inédita para a rádio no mercado FM do Rio de Janeiro.

A FM O Dia FM 100.5 segue próxima da Super Rádio Tupi e mantém uma média de audiência que supera os 218 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a Rádio Melodia FM 97.5 segue sozinha na liderança geral de audiência, FM estável que é dona do maior volume de audiência média no Brasil. 

Vale lembrar que as quatro primeiras colocadas no FM do Rio de Janeiro são donas dos maiores volumes de audiência no Brasil, isso na média de ouvintes por minuto. Além das três primeiras, a JB FM 99.9 (líder no formato adulto-contemporâneo local, estação que variou de forma positiva na atual medição) é outra FM que mantém essa marca expressiva. 

Mais destaques

Apesar de ainda estar distante do “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também pelo seu pouco tempo no ar (a atual pesquisa ainda não crava um trimestre completo com o projeto no ar), a RIO FM 102.9 foi um dos principais destaques da atual medição. O motivo foi o volume de audiência somado à sua média de ouvintes por minuto, sendo a maior variação entre todas as FMs pesquisadas no Rio de Janeiro. Sobre a colocação geral da RIO FM, a rádio se aproxima do “top 15” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Voltando ao “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), 93 FM 93.3, Mix FM 102.1 e Rádio Globo FM 98.1 estão isoladas em suas respectivas colocações, FMs que aparecem na sequência das quatro primeiras nesse período. No caso da Rádio Globo, a emissora variou de forma positiva na comparação com a medição passada.

A movimentação atual também foi positiva para as rádios BandNews FM 90.3 e SulAmérica Paradiso FM 95.7. A primeira viu sua média variar de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior, sendo que a atual posição obtida pela BandNews FM é a melhor já registrada pela estação no Rio de Janeiro (oitavo geral no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). A 95.7 FM aparece na sequência.

Puxaram para baixo

Dois projetos populares também foram responsáveis pela oscilação negativa do FM carioca na audiência média. Com a mudança de canal, a Rádio Mania variou de forma negativa na pesquisa (a rádio foi de 102.9 FM para 91.1 FM), mas sustentou uma colocação no “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já a Fanática FM, rádio que estava em 104.5 FM, está contribuindo com a queda do meio, já que o projeto deixou o dial na virada para o mês passado (de março para abril). 

Com o avanço da RIO FM e a permanência da Rádio Mania no dial FM, essas duas emissoras podem auxiliar na melhora dos índices do FM carioca nas próximas pesquisas. Porém o universo FM local ainda continuará sob influência de mudanças como as saídas da Fanática FM (que ainda deverá impactar nas próximas medições) e da Alpha FM 94.9 (rádio que estava evoluindo na pesquisa de audiência).

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinados períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 25 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio de Janeiro
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, Kantar, Rio de Janeiro, FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.