Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

As declarações de uma autoridade ou pessoa pública podem incentivar a violência contra meios e profissionais de comunicação?

Enquete

Sexta-Feira, 21 de Dezembro de 2018 @ 07:48

Curiosidade: Rádio Clube, Morada do Sol e Rádio Globo já conhecem seus canais em FM no interior paulista

São Paulo - Mosaico da Anatel incluiu novos canais da migração AM-FM em seu sistema. Situação movimenta o interior paulista e também capitais estaduais

Publicidade

Uma curiosidade para o mercado nesta reta final de 2018. O Mosaico, sistema interativo da Anatel, incluiu os canais da migração AM-FM de várias cidades importantes, estes que foram recentemente contemplados pelo uso do segundo adjacente. Em resumo: rádios como a Morada do Sol AM 640 de Araraquara (SP) e Rádio Globo AM  1300 de São Carlos (SP) conheceram os seus futuros canais em FM.

A tradicional Rádio Morada do Sol AM de Araraquara vai ter sua migração AM-FM efetivada em 94.9 FM, emissora de classe B1 de operação. Já a Rádio Cultura AM 790 irá para 107.5 FM, também como B1. Vale lembrar que as duas emissoras são do mesmo grupo e já contam com FMs que carregam essas marcas no dial FM (as atuais Morada do Sol FM 98.1 e Cultura FM 97.3). Há a expectativa que as estreias das migrantes provoquem novidades no mercado de Araraquara.

Já na vizinha São Carlos, a migração AM-FM também teve os seus canais revelados. A tradicional Rádio Clube AM 1400, emissora do Sistema Clube de Comunicação (que controla também a Clube FM 104.7), irá para 91.1 FM (classe B1). Já a atual Rádio Globo AM 1300 de São Carlos irá para 88.9 FM (B1), enquanto a Rádio São Carlos AM 1450 será transferida para 107.9 FM (classe C). 

Recomendamos:
> "Segundo adjacente" abre mais canais entre 88.1 FM e 107.9 FM em capitais e no interior da região Sul
> Saiba mais sobre as classes de operação em FM e suas definições
> Enquete: O processo de migração AM-FM está avançando e ocupando mais espaços no FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM). Isso é… Participe!

Vale lembrar que, com a migração AM-FM da Rádio Globo para 88.9 FM em São Carlos, a atual Pop 88 FM 88.7 terá o seu canal deslocado para 101.7 FM, mudança prevista para janeiro e que veio com uma ampliação de seu sinal na região.

O sistema da Anatel também passou a contar com os canais em FM de migração das praças de Vitória (ES), João Pessoa (PB), Bayeux (PB) e Mossoró (RN). Londrina (PR) e Maringá (PR), outros dois importantes mercados regionais que foram beneficiados pela migração AM-FM utilizando o segundo adjacente, também tiveram seus canais em FM inclusos no Mosaico da Anatel, porém, assim como os casos das capitais estaduais informadas nesta matéria, a agência ainda não indicou os nomes das rádios para cada novo canal.

O uso do segundo adjacente no dial FM tem ampliado a canalização entre 88.1 FM e 107.9 FM para a migração AM-FM, evitando assim o uso do FMe (FM estendido, de 76 a 88 MHz).

Veja também:
> Clique aqui e confira a lista completa de migrantes AM-FM mapeadas pelo tudoradio.com
> Toda essa movimentação é acompanhada diariamente pelo Mapa da atualização do tudoradio.com (clique aqui e saiba mais).

Colaborações de Pablo Mello e Luiz Fernando


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Mosaico, Anatel, migração, canalização, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.