Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 15 de Agosto de 2019 @ 07:30

Tendências | Portal especializado aponta que a promoção de podcasts pelo rádio pode ser determinante para o crescimento dessa nova plataforma

São Paulo - Levantamento especial do Inside Radio é feito após forte movimentação das gigantes de rádio nos Estados Unidos na aquisição de produtoras de podcasts

Publicidade

Uma matéria especial do Inside Radio, portal norte-americano voltado ao mercado de rádio, afirma que "A promoção de podcasts pelo rádio pode ser fator X no crescimento do meio". Essa análise parte da forte movimentação que grupos como iHeartMedia e Entercom fizeram na área de podcasts, agregando produtoras desse tipo de conteúdo às suas operações. Na visão do site, o podcast é um grande negócio para o rádio e o formato tem uma chance de ampliar o seu consumo com a divulgação desses conteúdos nas estações de rádio FM e AM.

Segundo a reportagem, os podcasts tem um público cativo e considerável, mas ainda não chega a volumes de massa. E isso pode ser alterado com a movimentação feita pelos grupos de rádios nos Estados Unidos. "Às vezes nós brincamos e dizemos 'há pouquíssimos fãs de podcasting, na verdade existem apenas superfãs'. O que isso significa é que, se você ouvir podcasts, ouvirá muitos podcasts", diz Conal Byrne, presidente da iHeartMedia Podcast Network, ao portal norte-americano Inside Radio.

Segundo a matéria do Inside Radio, "os superfãs são uma parte do plano de marketing da empresa ao introduzir novos podcasts ou novas temporadas de programas estabelecidos. O outro são as 850 estações de rádio e mais de um quarto de bilhão de ouvintes mensais aos quais a empresa tem acesso", destaca o conteúdo.

"Você quer em primeiro lugar falar com as pessoas que gostam do meio", explica Byrne. "Quando lançamos um novo programa - digamos, um programa de negócios -, usaremos todos os podcasts que temos nesse gênero, ou apenas vagamente relacionados ao contexto, e publicaremos um anúncio nesses podcasts e promoveremos o programa", destaca o executivo.

Segundo o Inside Radio, a iHeartMedia já está colhendo os benefícios da promoção estratégica com sua rede de podcasts. "Estamos tentando muitas coisas diferentes e, no final das contas, o que queremos é que os downloads do programa cresçam", explica Byrne. No caso de Disgraceland, "o programa gerou cerca de 300.000 a 400.000 downloads por mês. Lançamos a nova temporada dentro da iHeartPodcast Network, puxamos todas as alavancas e o show foi para 2,2 milhões de downloads, mês a mês. Não foi um crescimento gradual; foi literalmente mês a mês. Quando vimos o gráfico, ficamos tipo, uau, essas coisas realmente funcionam", comemora o executivo.

Programe-se:
> Congresso Paranaense de Radiodifusão terá painel dedicado a debate sobre podcast
> SET Expo 2019 | SET Rádio discutirá distribuição multiplataforma, podcasts, avanço e metamorfose do rádio

O que impulsiona a adoção de podcasts pelas rádios?

Toda essa movimentação está de olho na verba publicitária que é direcionada aos podcast. Conforme destacado anteriormente pelo tudoradio.com, o IAB apontou que publicidade em Podcast pode superar a marca de US$500 milhões em 2019 e US$ 1 bilhão até 2021 nos Estados Unidos segundo o relatório Podcast Revenue Report.

Trata-se de um mercado rentável que pode competir no digital com o streaming de vídeo e outras plataformas, considerando que é observado um fluxo de audiência entre o vídeo e o áudio no on-line. E, segundo levantamentos recentes da Nielsen, há uma verificação de que o público que consome podcast tem o mesmo perfil daquele que consome rádio, ou seja, são plataformas complementares e que se conversam.

Recentemente, Bob Pittman, CEO da iHeartMedia, afirmou que o formato áudio está em alta e é "uma necessidade para os profissionais de marketing que buscam atingir públicos cada vez mais esquivos e fraturados". "Se você olhar os dados, é inegável que os consumidores estão ouvindo mais e observando menos, e este estudo descreve quando, onde e por quê", diz Pittman.

"Ao contrário de algumas percepções equivocadas, isso mostra que estamos vivendo em um primeiro mundo de áudio, explorando uma visão geral mais granular da escuta de áudio e mostrando como é um dia na vida do ouvinte comum quando se trata de consumo de mídia", afirma o CEO da iHeartMedia. 

Recomendamos:
> iHeartMedia anuncia expansão de sua plataforma de podcasts para mais cinco idiomas, incluindo o português
> Entercom amplia sua capacidade de operação no mercado de podcast e adquire Pineapple Street Media e 55% da Cadence13

Com informações do Inside Radio, Nielsen e Ipsos

Tags: Rádio, pesquisa, levantamento, podcasts, streaming, iHeart

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.