Sexta-Feira, 03 de Janeiro de 2020 @ 08:04
São Paulo - Portadora de formato popular/hits foi descontinuada na noite de terça-feira (31) às 23h00 e deu espaço para a rede única da Transamérica (jovem/adulto-contemporâneo)
Na véspera de ano novo (31) o mercado de rádio acompanhou o fim de uma das maiores redes via-satélite que operava no território brasileiro. A Transamérica Hits, portadora de formato popular/hits da Rede Transamérica, teve a sua operação encerrada na noite da última terça-feira. A marca passa por um processo de reposicionamento, centrado numa operação de rede única dentro do formato jovem/adulto-contemporâneo. A portadora Hits foi iniciada no dia 5 de junho de 2000, com operação inicial em Varginha (MG). Acompanhe os detalhes:
Foram mais de 19 anos de atuação no mercado brasileiro, com a Transamérica Hits chegando a ser a maior rede de rádios em FM no número de estações afiliadas, ultrapassando em vários momentos de sua trajetória o número de 70 estações operando nesse sistema.
De rádios de propriedade própria da Rede Transamérica, apenas Belo Horizonte (atual Transamérica FM 88.7) esteve sua atuação voltada a portadora Hits em grande parte da trajetória do projeto popular da rede. Nos anos 2000 a Transamérica Hits também chegou a contar com uma emissora de operação própria em Curitiba, em 91.3 FM.
Esse número de afiliadas foi reduzido a partir de agosto, com o inicio do processo de unificação das redes da Transamérica, com Belo Horizonte também assumindo o novo formato da marca (jovem/adulto-contemporâneo). Na sequência, algumas afiliadas aderiram o processo, enquanto outras optaram por outros projetos (a maioria nesses casos para manter o perfil popular em suas operações).
Desde a última segunda-feira (30), duas afiliadas de longa data da Transamérica e que estavam na Hits decidiram por integrar o novo formato da Transamérica. Foram elas: Transamérica FM 100.1 de Barretos (SP) e Transamérica FM 92.5 de Santa Bárbara (MG). Na sequência, a Transamérica FM 90.9 de Cachoeiro de Itapemirim (ES) também mudou seu formato. As alterações foram registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com de dezembro.
Recomendamos:
> Transamérica apresenta nova plástica. Vinhetas cantadas remetem as produções da rede nos anos 90
> Em comunicado, Transamérica confirma unificação gradativa das portadoras Pop e Hits
Desde o início do processo de unificação a Transamérica Hits passou a operar em conjunto com a nova rede a partir do período da noite, fato que foi repetido na data de seu encerramento, mas sem o retorno da rede Hits a partir de 1º de janeiro.
Logotipo utilizado atualmente pela Transamérica Hits
Fim da multi-geração de rede
Antes da unificação das redes, a Transamérica era dividida em três portadoras: Pop (de formato jovem/pop, perfil adotado pela Transamérica FM 100.1 de São Paulo), Transamérica Hits (popular/hits) e Light (adulto-contemporânea, criada em 1999 a partir de Curitiba, via 95.1 FM, rádio própria da Transamérica e que passa a atuar como Light FM).
Veja também:
> Extra: Em nova etapa do processo de unificação da Rede Transamérica, Light FM surge no dial FM de Curitiba
Antes do surgimento das portadoras Pop, Hits e Light, a Transamérica atuou entre 1995 e 2000 com duas programações distintas de formato jovem, uma mais voltada ao pop/rock (presente principalmente nas FMs próprias da rede) e a outra com playlist mais voltado ao pop/dance. Esses formatos levaram os nomes de portadora 1 e 2.
Clique aqui e veja a lista de emissoras ligadas a Transamérica em seu novo formato
Novo posicionamento e formato
Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, a Transamérica passa por um reposicionamento de suas atividades, agora totalmente focado no formato jovem/adulto-contemporâneo. A expectativa do mercado é de evolução desse projeto em 2020, já que a rede completou a transição de suas portadoras para a rede única.
Foram feitos vários investimentos nessa nova fase, com a contratação de radialistas consagrados, além do investimento em plástica e programação. Para se ter uma ideia, vinhetas cantadas tradicionais da Transamérica foram repaginadas pelo produtor musical Fernando Deeplick, conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com.
"Nós entendemos que o novo perfil da Transamérica terá foco de negócios. Este público a ser perseguido pelos novos conteúdos é formador de opinião e tem alto poder de consumo em função de uma maior maturidade financeira", explicou Fabio Faria, diretor executivo da Rede Transamérica, em novembro passado ao tudoradio.com.
O reposicionamento da Transamérica fez com que aumentasse a variação de formatos musicais no rádio de diferentes mercados, inclusive em capitais onde a rede já atuava. A expectativa é de aumento de share a partir de 2020 nessas praças que contam com medição regular de audiência, fato que, por si só, já compensaria a eventual diminuição da rede com o encerramento da portadora Hits.
Para se ter uma ideia sobre o playlist do novo formato da Transamérica, ele conta com nomes como Skank, Jota Quest, Capital Inicial, O Rappa, Vitor Kley, entre outros. No internacional, vai de hits de nomes como Aerosmith, Red Hot Chilli Peppers, Foo Fighters, Pearl Jam, Amy Winehouse, Depeche Mode, até nomes como Bastille, Foster The People, Cage The Elephant, Portugal. The Man, X Ambassadors, Panic! at the Disco, Alice Merton, entre outros.
O Pop internacional também é contemplado, passando por hits atuais e outros da década de 90 e anos 2000, desde que casem com a nova linha de programação.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.