Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2020 @ 08:02

Band FM realiza campanha sobre cinco anos de liderança em São Paulo. Marca expressiva impacta de forma positiva na rede

São Paulo - Marca é lembrada pela emissora através de campanhas no ar e em canais digitais. Rede passou por expansão nos últimos anos

Publicidade

A Band FM 96.1 obteve uma marca histórica em São Paulo. Com a validação da última medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media (novembro/2019 a janeiro/2020), a estação iniciou uma campanha sobre os cinco anos na liderança de audiência em São Paulo e região metropolitana. A marca, que não é ininterrupta, é expressiva se considerada o cenário atual do rádio. Em época de concorrência mais estruturada, a Band FM obteve uma hegemonia na audiência paulista de 2015 até hoje. Acompanhe:

Em grande parte dessa trajetória de destaque, a Band FM cravou marcas que mantiveram sua liderança assegurada, fato que tem sido percebido pelo mercado nos últimos anos. Para se ter uma ideia, a Band FM conta hoje com uma vantagem segura para as demais FMs medidas em São Paulo, isso nos principais períodos da medição, algo que indica que essa liderança geral deverá continuar pelos próximos meses, ampliando a marca atual.

O único momento mais complicado para a trajetória de liderança da Band FM aconteceu entre o final de 2016 e o início de 2017, quando a "irmã de grupo Nativa FM 95.3 chegou a ocupar a primeira colocação em alguns dos principais períodos da pesquisa, como nos filtros 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/trimestres setembro a novembro/2016, outubro a dezembro/2016) e 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira/trimestres setembro a novembro/2016, outubro a dezembro/2016). Mesmo assim, a liderança ficou "em casa", ou seja, com uma FM controlada pelo Band Rádios.

Um longo tempo de liderança consistente nos períodos gerais em São Paulo não era visto desde a época da extinta Cidade FM 96.9 (posteriormente como Sucesso 969 FM, entre a segunda metade da década de 90 e o começo dos anos 2000) e também pela antiga Tupi FM 104.1, entre 2008 e 2012.

Nos anos que antecederam a liderança da Band FM, emissoras como Tupi FM 104.1 (atual Top FM), Nativa FM 95.3 e Transcontinental FM 104.7 chegaram a ocupar essa condição por mais tempo. 

Veja também:
> Panorama: Band FM destaca cinco anos na liderança geral em São Paulo. Antena 1 alcança o top 5
> Panorama: Band FM, Jovem Pan FM e Alpha FM lideram no alcance máximo em São Paulo

Cenário complexo

A Band FM chega a essa marca de liderança geral com uma metodologia de medição de audiência mais ampla e complexa, com várias concorrentes (inclusive de diferentes formatos) muito bem estruturadas, sem deixar sua operação de rede nacional (não está com toda a sua grade exclusiva para São Paulo, o que na teoria poderia ser um complicador a mais), um espectro de FM mais congestionado (inclusive com interferências irregulares de FMs clandestinas e outros serviços de radiofrequência), entre outras questões.

Vale recordar que a Band FM também lidera em outros filtros da medição, como no alcance 30 dias e no alcance máximo, com números que superam a marca de 2.5 milhões de ouvintes diferentes.

Contagem regressiva

Conforme a permanência na liderança foi evoluindo, a Band FM passou a contar de forma pública o período em que já estava a frente. Primeiro contando os meses e, conforme a rádio manteve a ponta, passou a destacar em anos. As campanhas (à exemplo da atual) são divulgadas nos canais sociais da Band FM na internet e em chamadas espalhadas pela rádio. Os comunicadores da emissora também lembram do feito.

Impacto fora de São Paulo

A liderança geral da Band FM também impactou positivamente em sua rede. Praças importantes como Campinas e Sorocaba repetiram o feito da matriz, chegando a alcançar a liderança de audiência em vários momentos nos últimos anos. Outras afiliadas também apresentaram resultados positivos de audiência e também em outras frentes.

O resultado positivo na capital paulista também fez com que a rede da Band FM atingisse novas praças em sua expansão. A mais significativa ocorre agora, com inaugurações desde o último semestre de 2018. A marca chegou a mercados como Poços de Caldas (MG), Mogi Mirim / Itapira (SP), Sertãozinho (SP), Mococa (SP), Avaré (SP) e, na semana passada, inaugurou uma afiliada em Chapecó (SC).

Hoje a rede conta com 52 emissoras, contando a matriz em São Paulo. Veja aqui a lista completa.

Recomendamos:
> Emissoras do Band Rádios preparam cobertura do Carnaval 2020 em todo o Brasil
> Emissoras da Rede Band FM promovem eventos carnavalescos em Campinas e São José dos Campos
> Band FM transmite desfiles do Carnaval de São Paulo e faz cobertura em Salvador


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Band FM, São Paulo, trajetória, audiência, campanha, Ibope

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.