Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 24 de Março de 2020 @ 07:34

Coronavírus: Meio Rádio tem queda drástica em faturamento na Espanha. No Brasil, ABERT antecipa ações

Brasília – Associação brasileira já desenvolveu ações com foco na carga tributária, insumos e laboral

Publicidade

A crise do coronavírus continua avançando pelo mundo. Além das mortes que já causou, o vírus também está interferindo no mercado financeiro e também no investimento publicitário. Na Espanha, já morreram 2182 pessoas no total e 33.089 estão infectadas. No país, o meio rádio registrou uma queda de cerca de 80% na comparação com o mesmo período do ano passado. No Brasil, a ABERT se antecipou ao pico da crise e está atuando para amenizar os possíveis danos ao setor.

A Associação Espanhola de Rádio Comercial (AERC) pediu ao governo na sexta-feira (20) um plano de ajuda e incentivos para poder manter suas transmissões, emprego e serviço público. Segundo a associação espanhola, a rotatividade de publicidade caiu 80% em comparação a 2019 devido ao estado de alarme decretou parar o coronavírus. Na Espanha, o meio rádio é, em sua maioria, do setor público. Apesar disso, a associação espanhola reclama que as medidas adotadas pelo governo não atendem as expectativas do setor.

Fernando Morgado, consultor e professor especializado em mercado de comunicação, disse explicou a situação do rádio na Espanha. "A situação das emissoras espanholas é especialmente delicada por duas razões. A primeira é que a pandemia lá está em um estágio mais avançado do que aqui no Brasil. A segunda é que parte importante do serviço de radiodifusão espanhol é prestado diretamente pelo Estado através da empresa RTVE, ou seja, o governo pode preferir dar mais atenção à essa empresa estatal do que às empresas privadas, que precisam de apoio para sobreviverem", frisou o professor.

Morgado ainda ressaltou que, no Brasil, o rádio precisa de apoio. "Aqui, a maior parte do rádio e da TV aberta é operado pela iniciativa privada, que, indiscutivelmente, concentra as maiores audiências e as melhores estruturas para informar e prestar serviço à população. A radiodifusão privada do Brasil, portanto, merece todo apoio. A ação rápida do setor é decisiva para a superação desse momento", enfatizou.

ABERT desenvolve ações para diminuir impacto no Brasil

No Brasil, a ABERT já se antecipou ao pico da crise e está desenvolvendo ações para diminuir o impacto no mercado brasileiro. Em comunicado encaminhado na sexta-feira (30), a associação brasileira informou que já desenvolveu uma série de medidas e ações complementares para atenuar uma possível crise no setor, com foco em nossa carga tributária, insumos e laboral. 

Assinado pelo presidente Paulo Tonet Camargo, o comunicado ressalta que algumas destas propostas já foram antecipadas e apresentadas ao governo federal, como o pedido de isenção de tributos federais incidentes sobre a folha de pagamentos (PIS/COFINS, INSS, Sistema S) para as empresas de pequeno, médio e grande porte. Além disso, o comunicado também ressalta que os trabalhos desenvolvidos pela ABERT em prol do rádio e da TV aberta brasileiros continuam de forma a garantir que o setor se mantenha competitivo e forte, justamente no momento em que a sociedade brasileira mais necessita de nossos serviços. 

A ABERT também lançou uma campanha em nível nacional, de combate à desinformação. O mote é "Desinformação Mata" e, nesta primeira fase, busca demonstrar a união de nossos veículos no enfrentamento deste momento, sempre comprometidos com o fato e com a população, e convida o cidadão a consumir e compartilhar informação, jamais desinformação. A associação pede que todas as emissoras veiculem o spot, que pode ser baixado no link https://www.abert.org.br/web/videos/ALERTA_CORONAVIRUS.mp3, além de um vídeo que pode ser veiculado nas redes sociais, que pode ser baixado no link https://we.tl/t-sbSgzRu6WS

Veja também:
> Coronavírus: Decreto presidencial define como essenciais as atividades e serviços relacionados à imprensa
> Coronavírus: Rádio, TV e jornais impressos registram índices a partir de 50% para confiança sobre informações relacionadas à pandemia
> Tendências | Nielsen: Em casa devido a pandemia de coronavírus, tendência é de um maior consumo de mídia

Tags: Rádio, ABERT, coronavírus, Espanha, radiodifusão, crise

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.