Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 24 de Junho de 2020 @ 07:30

Tendências | Edison Research indica crescimento na parcela de audiência de rádio concentrada no streaming das estações AM/FM

São Paulo - Dados são relativos à maio e mostram a mudança de comportamento da audiência de rádio nos Estados Unidos durante a crise da covid-19

Publicidade

A Edison Research, através do levantamento Share of Ear, continua mapeando o consumo de áudio nos Estados Unidos. E, pela primeira vez nas medições, o consumo de áudio on-line de estações AM e FM chegou a dois dígitos nos Estados Unidos. Ou seja, o streaming de áudio passou a ser responsável por 10% do total das escutas de rádio no país norte-americano. E essa marca foi atingida durante a pandemia do novo coronavírus. Porém, as escutas feitas a partir da transmissão em FM e AM seguem dominantes. Acompanhe:

O consumo de rádio via streaming já estava em alta nos últimos anos, com um salto mais significativo entre 2014 e 2015, quando a parcela de escutas de rádio originada nesse formato foi de 5% para 7% em apenas 1 ano. Na sequência, o share do streaming de rádio avançou para 8% em 2017 e 9% a partir de 2020.

No recorte de maio, relacionado diretamente aos novos hábitos de consumo de mídia durante a pandemia do novo coronavírus, essa participação do streaming de rádio avançou para 10%, maior valor observado pela Edison Research até então.

O avanço do streaming de rádio é notável, tanto que a Nielsen já havia divulgado um relatório que mostra como o consumo digital está contribuindo com os picos de audiência do conteúdo de rádio durante a pandemia. No Brasil, também foi notado um avanço do consumo de streaming de rádio a partir de março.

Transmissão terrestre (AM/FM) seguem dominantes

As escutas que utilizam a transmissão terrestre, ou seja, uma sintonia em FM ou AM, ainda correspondem a mais de 90% do total das escutas de rádio nos Estados Unidos. Isso mostra uma manutenção relevante da importância da radiodifusão para a população, mesmo com a ampliação do consumo on-line.

"A adoção de transmissões de estações de rádio continua lenta", disse Laura Ivey, diretora de pesquisa da Edison Research. "Embora continue sendo uma área de oportunidade para as emissoras, até hoje a maioria das pessoas nos EUA escuta pelo ar quando está ouvindo o conteúdo de rádio AM / FM", completa a executiva, em entrevista ao portal norte-americano Inside Radio.

Veja também:
> Coronavírus: Edison Research aponta crescimento de 44% no consumo de áudio durante o isolamento social nos Estados Unidos
> Coronavírus: Após queda, formatos musicais começam a recuperar a audiência perdida no início da pandemia
> Pesquisa aponta crescimento de até 40% no consumo de rádio nos Estados Unidos. Avanço é maior entre os mais jovens
> Canadá consome mais áudio digital do que os Estados Unidos. Rádio segue forte

No geral, o rádio continua como a plataforma de mídia de maior alcance nos Estados Unidos, com 92% no recorte semanal segundo a Nielsen. A Edison também aponta o rádio como a plataforma de áudio dominante entre os norte-americanos

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Tags: Audiência, streaming, AM, FM, Estados Unidos, áudio, coronavírus

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.