Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020 @ 07:31

Panorama: São Paulo registra 18 FMs com marcas superiores a 1 milhão de ouvintes alcançados em 30 e 90 dias

São Paulo - Band FM se aproxima dos 3 milhões de ouvintes alcançados. Jovem Pan FM, Alpha FM, 89 FM A Rádio Rock e Nativa FM seguem acima de 2 milhões em alcance 30 e 90 dias

Publicidade

O rádio de São Paulo continua colecionando números expressivos em alcance, com base na pesquisa atualizada pela Kantar Ibope Media. O mercado local voltou a registrar 18 FMs acima de 1 milhão de ouvintes alcançados em 30 e 90 dias em filtros importantes da medição, incluindo também uma evolução no total de pessoas que o meio alcança, volume que hoje é superior em relação às atualizações anteriores. Dessas 18 FMs, cinco estão acima de 2 milhões em alcance e a maioria das principais estações medidas registraram alta em seus números. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/ todos os dias e locais / trimestre junho a agosto de 2020/Alcance 30 e 90-Máx):

Líder geral de audiência de forma isolada, a Band FM 96.1 (popular/hits) também segue sozinha no topo do ranking FM quando o assunto é alcance. E o volume registrado hoje pela emissora é bem superior aos números obtidos pela estação nos anos anteriores, beirando os 3 milhões de ouvintes alcançados em 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Outra emissora que segue evoluindo nessa medição é a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop-jornalismo), rádio que ampliou novamente a sua marca e está acima de 2.5 milhões em alcance 30 e 90 dias no período (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora é vice-líder geral nesse quesito.

Também são destaques os índices das rádios Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) e Nativa FM 95.3 (popular), todas com marcas que acima dos 2 milhões de alcance em 30 e 90 dias. Vale lembrar que as rádios 89 e Nativa FM superaram a barreira dos 2 milhões nas medições passadas, após o início da pandemia do novo coronavírus.

A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) foi um dos destaques em alcance na Grande São Paulo ao avançar novamente e se aproximar de vez da marca de 2 milhões (30 e 90 dias/05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Existe a expectativa que a rádio avance para a lista de FMs acima dos 2 milhões nas próximas medições.

Mais destaques e avanços

Gazeta FM 88.1 (popular/hits) e Rádio Mix FM 106.3 (jovem/pop) aparecem na sequência em alcance, também diminuindo a distância que as separam da marca dos 2 milhões em alcance. No caso da Mix, a rádio teve uma alta expressiva em seu número e ganhou posições no ranking geral 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Também se destacam as emissoras Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), ambas com volumes elevados em alcance 30 e máximo (90 dias) nos principais períodos da pesquisa. A Disney tem evoluindo nesse quesito conforme a pesquisa é atualizada.

Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes), Transcontinental FM 104.7 (popular/hits), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) aparecem logo na sequência, todos com números expressivos em alcance se comparado com o histórico recente dessas emissoras no 05h-00h(FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros importantes da medição.

Completam a lista de destaque (acima de 1 milhão em alcance) as rádios NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes, rádio que teve um avanço consistente na comparação com a medição passada), Kiss FM 92.5 (adulto/rock) e Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes).

Destaque também para a Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes), rádio que aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e registrou uma marca histórica em alcance no FM. Aos poucos a rádio vai se aproximando do grupo que está acima da marca de 1 milhão em alcance 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: Nativa FM aparece no top 3. Band FM segue líder e Jovem Pan FM avança em São Paulo
> Panorama: São Paulo passa a contar com cinco FM acima da marca de 2 milhões de ouvintes alcançados em 30 dias

Alcance?

O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou a emissora.

O dado é muito utilizado pelo mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação, também auxiliando diretamente na defesa comercial do meio rádio.

A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).

Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).

Recomendamos:
> Audio Pulse: Apenas um terço dos profissionais de marketing sabem que o rádio é a plataforma líder em alcance
> Com volumes expressivos, dados de alcance comprovam a força do rádio no Brasil

A pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media segue orientando as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" deve retornar neste mês de setembro, impactando parcialmente a partir da próxima atualização.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo, alcance

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.