Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 20 de Outubro de 2020 @ 07:31

O Rádio Hoje | Nielsen aponta que o rádio norte-americano já recuperou 97% do seu alcance pré-coronavírus

São Paulo - Com a retomada de várias atividades econômicas, o comportamento pré-pandemia é retomado nas escutas de rádio nos Estados Unidos

Publicidade

O rádio norte-americano recebeu boas notícias da Nielsen, instituto que mede o consumo de diferentes plataformas de mídia nos Estados Unidos. Segundo os dados mais recentes coletados nos principais mercados de lá, o rádio já recuperou 97% de seu alcance em relação ao nível que era registrado em maio, ou seja, no período pré-pandemia do novo coronavírus. Esse avanço pode ser um sinal positivo para o rádio brasileiro conforme as medições por aqui sejam atualizadas nesta reta final de 2020. Acompanhe:

O rádio norte-americano foi mais impactado pela pandemia, não só pela maior oferta de mídia durante o isolamento social, mas também por depender dos deslocamentos diários da população norte-americana. Com essa mudança de rotina durante a pandemia, o rádio até conseguiu manter um elevado nível de escuta, com um crescimento significativo da audiência nas residências. Porém, as escutas feitas nos trajetos e fora de casa são fundamentais para o rádio nos Estados Unidos.

E, nesse quesito, a Nielsen aponta que na pesquisa PPM de setembro (medição eletrônica, que vigora nos principais mercados norte-americanos), o alcance é agora de 97% de março e a média das pessoas no quarto de hora está em 90% dos níveis de março. A retomada é impulsionada pelo aumento do deslocamento diário e pelo retorno às aulas, de acordo com dados do instituto, destacados pela Westwood One.

A Nielsen informa que 61% dos trabalhadores dos Estados Unidos estão se deslocando até o local de trabalho, contra 39% no início de maio, ou seja, um aumento de 56%. E essa tendência de aumento deve continuar nas próximas semanas e meses.

O instituto também destaca que quase a metade dos alunos (47%) estão frequentando a escola presencialmente em algum nível. E a Nielsen indica que o rádio é a trilha sonora para esses deslocamentos diários, com 62% afirmando que o rádio AM/FM está sempre ligado e 35% afirmam que às vezes (veja abaixo).


Escutas de rádio AM / FM no deslocamento diário de pais e filhos para as escolas / fonte: Nielsen e Westwood One

A combinação do deslocamento diário para trabalho e levar os filhos para a escola, fez com que o tempo gasto no carro aumentasse, onde a audição de rádio é mais significativa nos Estados Unidos. A Nielsen aponta que, de maio a outubro, o tempo diário gasto no carro cresceu 81%, de 36 minutos em maio para 65 minutos em outubro. Já entre os ouvintes mais assíduos de rádio AM / FM, o tempo diário passado no carro dobrou de 1h06min por dia para 2h11min.


Tempo destinado pelos ouvintes assíduo de rádio em seus veículos / fonte: Nielsen e Westwood One

Leia também:
> Eficiência da propaganda em rádio é demonstrada por estudo em carros conectados
> Covid-19: Nielsen mostra que streaming está contribuindo com picos de acessos ao conteúdo de rádio
> Rádio AM/FM domina o volume de publicidade em áudio nos Estados Unidos. Números rebatem percepção de agências
> Em guerra, gigantes do streaming de vídeo usam o rádio para ampliar suas bases de assinantes

Rádio: a trilha sonora da recuperação econômica 

Ao apresentar os dados da Nielsen, a Westwood One afirmou que "O rádio AM / FM é a trilha sonora da recuperação econômica americana". 

Uma reportagem veiculada pelo Inside Radio sobre o assunto, o portal indica que em seus últimos quatro estudos com consumidores, a Nielsen descobriu que ouvintes intensos de rádio AM / FM "são o motor da recuperação econômica da América". 

De acordo com a Nielsen, uma proporção maior de ouvintes intensos de rádio AM / FM (28%) vai comprar ou alugar um veículo no próximo ano em comparação com os telespectadores de TV mais assíduos (20%). 

Outro ponto destacado pela reportagem do Inside Radio é que algumas das principais categorias em que os ouvintes de rádio AM / FM mostram fortes intenções de compra incluem: pedido de entrega (80%); fazer compras fora do mercado (76%); comprar roupas em loja de departamentos (57%); e visitar cafeterias / cafés (50%). Dados relativos ao mercado norte-americano.

E no Brasil? O que esperar?

A maior flexibilização de atividades nos principais mercados consumidores ocorre neste momento no Brasil, com destaque para a entrada da fase verde do Plano São Paulo contra o novo coronavírus, onde as medidas menos restritivas atingem cerca de 76% da população paulista (incluindo a capital). E o aumento do movimento já é percebido nas ruas e avenidas das principais cidades brasileiras.

Forte nas residências, o rádio brasileiro foi menos impactado com o isolamento, segundo dados do Inside Radio 2020 da Kantar Ibope Media. Porém, o deslocamento diário é importante para as emissoras, principalmente nos grandes centros. A expectativa, segundo gestores ouvidos pelo tudoradio.com, é de que a maior circulação deve ampliar novamente o alcance do meio e também auxiliar na recuperação econômica, já que o rádio brasileiro é dependente dos setores de comércio e serviços.

A volta dos pesquisadores da Kantar Ibope Media às ruas, na medição conhecida como face to face, também deve auxiliar nessa ampliação do universo. Esse retorno ocorreu a partir da medição de setembro.

Recomendamos:
> Em live da AESP, CEO da Kantar Ibope Media indica avanços da medição da audiência do rádio e destaca a força do meio
> Rádio é ouvido por 78% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisas pela Kantar Ibope Media, diz Inside Radio 2020
> Inside Radio 2020 ressalta crescimento de horas no consumo de Rádio pela internet
> Estudo Inside Radio mostra as tendências para o áudio no país durante o isolamento social

Com informações da Nielsen, Westwood One, Inside Radio e Kantar Ibope Media

Tags: Audiência, alcance, rádio, Estados Unidos, O Rádio Hoje, Nielsen

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.