Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021 @ 10:47

Tendências | Público de podcast é mais jovem e assíduo ao formato, segundo estudo Westwood One 2021 Audioscape

São Paulo - Relatório afirma que, se uma pessoa responde que consome podcasts, formato pula para o primeiro lugar entre as preferências de áudio desse consumidor

Publicidade

O recém-lançado Westwood One 2021 Audioscape analisa as tendências de consumo de podcast usando dados do relatório "Share of Ear" do terceiro trimestre de 2020 da Edison. Segundo o relatório, o público de podcast costuma ser mais jovem e assíduo ao formato. A ferramenta tem crescido em uso e interesse do mercado, sendo uma realidade no planejamento de várias emissoras de rádio em todo o planeta. 

Conforme destaca o relatório da Westwood One, o áudio é uma grande parte da vida dos norte-americanos. Enquanto o rádio AM/FM domina o cenário de áudio com alcance em massa e tempo significativo gasto, o podcasting é uma área que tem experimentado um crescimento significativo de adoção. De acordo com o estudo Audioscape, o público de podcast é mais jovem e assíduo ao formato. O relatório é referente ao terceiro trimestre de 2020 da Edison e analisa as tendências de consumo de podcast. 


Se uma pessoa responde que consome podcast, a plataforma de áudio passa a ser a preferida por esse público

Algumas constatações feitas pelo estudo Westwood One 2021 Audioscape em relação a consumo apontam que entre aqueles que ouvem podcasts, o podcasting tem a maior parcela do tempo gasto com áudio (30%), seguido pelo rádio AM/FM (22%), apontando que os comportamentos de complementam e possuem o áudio como algo de preferência.

O consumidor médio nos Estados Unidos gasta três horas e quarenta e dois minutos por dia com todas as formas de áudio, sendo que os ouvintes de podcast passam surpreendentes + 41% mais tempo com áudio.

Leia mais:
Globoplay passa a disponibilizar programação em vídeo da CBN. Grupo Globo anuncia investimento em podcasts 
Receita global de anúncios de podcast deve alcançar US$ 1,4 bilhão em 2020

Também o fator idade foi levado em conta e, de acordo com o relatório, a idade média da audiência do podcast é de 34 anos, mais jovem do que outras mídias. Desde o terceiro trimestre de 2018, a idade média dos ouvintes de podcast oscilou continuamente em torno dos 30 anos. A idade média atual dos ouvintes de podcast é 13 anos mais jovem do que o rádio AM/FM e duas décadas mais jovem do que o público das redes de televisão.


Média de idade dos públicos usuários de cada plataforma. O ouvinte de podcast é mais jovem

As principais conclusões que o estudo aponta são as seguintes: "os ouvintes de podcast adoram áudio e querem mais; se você ouve podcasts, eles são sua plataforma de áudio número um; a idade média da audiência do podcast é de 34 anos, mais jovem do que outras mídias; o tempo gasto com palavras faladas no podcasting está aumentando e que a maioria das audições de podcast ocorre em casa durante o dia", destaca o levantamento.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países 
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Westwood One. Colaborações de David Duck e Daniel Starck

Tags: Podcast, Relatório, Westwood One 2021 Audioscape, Edison research

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.