Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2021 @ 13:05

Caso CBN / Light FM: Expectativa do meio é de que mudanças em Curitiba (PR) ocorram até dezembro

Curitiba - Há indefinição sobre o projeto que irá operar em 90.1 FM, estação que pode operar em conjunto com a BandNews FM. Já CBN é esperada em 95.1 FM até dezembro

Publicidade

O vazamento de mudanças programadas para o dial FM de Curitiba (PR) nesta reta final de 2021 movimentou a indústria do rádio no início desta semana. Por envolver marcas nacionais, as notícias sobre as saídas das atuais CBN FM 90.1 (jornalismo) e Light FM 95.1 (adulto-contemporâneo) repercutiram também fora do Paraná. A expectativa é de que a alteração no afiliado da CBN em Curitiba seja concluída até o mês de dezembro, o que colocará um fim na trajetória da marca "Light" no dial curitibano. A situação da 90.1 FM também é de indefinição em relação a qual projeto de rádio que irá ocupar em definitivo a sintonia. 

Segundo o que tinha apurado o tudoradio.com, a saída da CBN Curitiba controlada pelo Grupo JMalucelli estava programada para acontecer até o final de dezembro, porém a data de encerramento foi antecipada nesta segunda-feira (18), com a comunicação da decisão para a equipe da estação e a divulgação do fato, antecipada pelo jornalista Reinaldo Bessa. A CBN FM 90.1 de Curitiba deverá permanecer no ar até o dia 31 deste mês e, até o fechamento deste texto, havia produção jornalística local (na 90.1 FM e nos canais digitais da FM).


Logotipo da atual CBN Curitiba

Ainda não há uma definição oficial sobre o futuro da 90.1 FM a partir de novembro, porém a tendência é de que a estação continue com um conteúdo jornalístico em um primeiro momento, até que seja decidido qual projeto será acomodado no canal. A expectativa é de que a estação opere em conjunto com a BandNews FM 96.3 (jornalismo, também controlada pelo Grupo JMalucelli Comunicações) nesta reta final de 2021. O grupo chegou a emitir uma nota sobre o caso (veja no final desta reportagem).

Já a Light FM 95.1, emissora própria da Rede Transamérica, deverá encerrar as suas atividades até o final do mês de novembro. A direção da rede confirmou ao tudoradio.com que a emissora poderá mudar a partir do próximo dia 1º, mas a expectativa do setor é de que a futura CBN FM 95.1 de Curitiba inicie as suas atividades a partir de dezembro. Com isso, existe a possibilidade da capital paranaense não ter a CBN disponível no dial FM por um curto período de tempo, algo que não ocorre desde 1995.

A futura CBN Curitiba em 95.1 FM será operada por Amarildo Lopes, empresário que é afiliado da rede jornalística há mais de 27 anos, através da atual CBN FM 100.9 de Londrina. O radiodifusor também controla as rádios Ayoba FM 97.7 (adulto-contemporâneo) e Mundo Livre FM 93.1 (adulto/rock-alternativa), ambas voltadas ao mercado londrinense.

Fim da Light FM

A Light FM é uma marca presente no dial FM de Curitiba desde 2019, que evoluiu das mudanças realizadas pela Rede Transamérica, quando a direção optou pela unificação das portadoras nacionais Transamérica Pop (jovem/pop), Transamérica Hits (popular/hits) e Transamérica Light (adulto-contemporâneo). 

Adquirida pela Rede Transamérica em 29 de março de 1999 (aniversário de Curitiba), a 95.1 FM passou 20 anos carregando a marca Transamérica Light. Mesmo com parte da sua programação gerada em São Paulo, a atuação local da Transamérica Light em Curitiba era extensa, principalmente nas áreas comercial e de eventos. Chegou a atuar como um complemento importante do projeto esportivo/futebol liderado pela Transamérica FM 100.3.

Foi a partir de 27 de novembro de 2019 que a Light FM 95.1 foi oficializada com a sua marca atual e tendo a sua geração local estendida para toda a sua grade horária. Com a nova marca, chegou a contar com alguns ajustes de playlist musical em sua grade, incluindo alguns gêneros conhecidos do formato "Hot AC". No início de setembro teve o encerramento do programa "Light News", sinalizando de forma indireta ao mercado que as mudanças na 95.1 FM ainda extraoficiais poderiam ser consolidadas.


Sintonia da 95.1 FM feita em Curitiba (PR), registro do dia 27 de novembro de 2019 / crédito: tudoradio.com

Em contato com o tudoradio.com, a direção da Rede Transamérica reforçou que a movimentação visa ampliar o foco na operação da Transamérica FM 100.3, que segue com o seu formato jovem/adulto-contemporâneo, a parceria com a CNN Brasil em sua grade e o projeto local de esportes que é tradicional na cidade, este que está no ar desde 2001. A Transamérica Curitiba foi a primeira estação FM de Curitiba e completou 44 anos em março passado.

Novamente sobre a CBN Curitiba… nota do Grupo JMalucelli Comunicações

"O Grupo JMalucelli Comunicações, formado por emissoras de rádios, televisões e jornal online, com atuação em todo o Estado do Paraná, informa que deixará de transmitir, a partir de 31 de outubro de 2021, as notícias da Central Brasileira de Notícias (CBN), em Curitiba, da qual é parceiro desde 2004, portanto, há 17 anos. O contrato terminaria em 31 de dezembro, mas o empresário Joel Malucelli, presidente do Grupo JMalucelli Comunicações, pediu antecipação do encerramento para 31 de outubro. Nossa parceria, com a direção da CBN, sempre se pautou pelo profissionalismo, com destaque na produção de conteúdo noticioso de rádio na capital paranaense e região metropolitana, bem como na retransmissão das notícias da Rede CBN. Aprendemos, neste período, a solidificar nossa missão no rádio, e agradecemos à direção da rede e seus profissionais, que nos honraram com conhecimento. Informamos ainda que continuamos com a Band News Curitiba, produzindo conteúdo na capital paranaense e região metropolitana e transmitindo as notícias da rede, comandada pelo Grupo Bandeirantes."


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: CBN, Light FM, BandNews FM, Transamérica, Curitiba, dial, FM, Paraná, mudanças

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.