Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O áudio digital está crescendo em consumo. Isso inclui o streaming das rádios. E ai? Os streamings das suas estações preferidas estão...

Enquete

Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022 @ 07:31

O Rádio Hoje | Receita publicitária do rádio alemão vai na contramão do mercado e sobe no final de 2021

São Paulo - Segundo a Nielsen, o investimento publicitário recuou na Alemanha, mas o rádio apresentou avanço de 16% no período

Publicidade

Ainda com uma dinâmica toda diferente devido à mais uma onda da pandemia da covid-19, causada pela variante ômicron, o mercado publicitário da Alemanha apresentou números negativos em dezembro de 2021, isso na comparação com o mesmo período do ano anterior. Porém, o rádio alemão não acompanhou essa tendência e registrou alta em seu faturamento, segundo dados da Nielsen. No geral, o investimento em mídia recuou -0,3%, enquanto o rádio avançou 16,6%. Acompanhe os detalhes:

Em valores absolutos, o relatório da Nielsen aponta que a receita de rádio alcançou a marca de 206.123 milhares de euros em dezembro de 2021, contra 176.766 milhares de euros para o mesmo período de 2020, sendo um avanço percentual de 16,6%. Neste mesmo período a televisão apresentou leve retração (-0,6%), assim como o digital (-2%)

E já em relação a todo o período do ano passado, de janeiro a dezembro, o rádio da Alemanha registrou vendas totais de 1.926.021 milhares de euros, correspondendo uma ligeira queda de -0,7% em relação ao mesmo período de 2020. Ou seja: as fortes vendas de fim de ano quase compensaram as quedas bruscas vistas no começo do ano de 2021, devido ao período mais agudo da crise provocada pela covid-19 (quedas de -44,7% em janeiro e -32,8% em fevereiro). 

O rádio alemão tem se destacado durante a pandemia na manutenção de sua relevância, audiência e credibilidade, além de apresentar novidades tecnológicas importantes, como o crescimento da transmissão digital e também inovações para ambientes online. Porém, ainda havia a preocupação com as quedas de receita provocadas pela pandemia da covid-19. Os dados da Nielsen geram um certo otimismo no setor para 2022, mesmo com a ômicron.

+ E na Europa? Em apenas 1 dia, rádio alcança 77% da população da Suíça. Principais marcas do meio crescem na França

+ Mesmo com a pandemia, consumo de rádio na Alemanha segue elevado. Meio atinge 93,5% da população

Leia também:
> Em levantamento, WorldDAB afirma que um total de 110 milhões de receptores de rádio digital já foram vendidos globalmente
> Nielsen: Rádio segue forte na Noruega em audiência e investimento publicitário

Qual a razão de olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 


Vista aérea de Berlim ao pôr do sol / crédito: depositphotos.com

Com informações da Nielsen e do portal Radioszene. Colaboração de David Duck

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Rádio, Nielsen, Alemanha, dados, financeiro, faturamento, audiência, mídia, publicidade

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.