Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2022 @ 07:29

SET Expo 2022 | Transmissores eFM de alta potência estão entre os equipamentos que serão expostos na feira

São Paulo - Empresas expositoras vão mostrar para os congressistas alguns dos equipamentos que já atuam no dial FM estendido das capitais brasileiras

Publicidade

Em paralelo ao congresso do SET Expo 2022, a feira de serviços e equipamentos deverá movimentar a programação do evento entre os dias 23 e 25 deste mês. E um dos destaques da área de rádio será a presença dos transmissores em eFM, ou seja, equipamentos voltados à faixa estendida do FM. Não será a primeira vez que essas soluções participam do SET Expo, mas a novidade fica por conta desses transmissores estarem ativos no dial FM de cidades como São Paulo. Também há uma oferta maior de modelos. Acompanhe os detalhes:

Um desses expositores do SET Expo 2022 será a brasileira Sinteck Next, empresa que levará para o seu estande alguns de seus produtos mais recentes, com destaque para a linha RUS (de alta potência). Esses modelos contam com dois transmissores em eFM (FM estendido) ativos atualmente na capital paulista, sendo o último instalado nesta semana, na estrutura da Rádio Cultura Brasil FM 77.9, estação originada em AM 1200.

O equipamento mais recente a entrar em operação no eFM de São Paulo foi um Sinteck RUS 10kW, que está operando com sua capacidade máxima a partir da estrutura localizada no bairro do Sumaré, na capital paulista. Segundo informações obtidas pelo tudoradio.com, o transmissor entrou em operação na madrugada desta terça-feira (9) e o portal já recebeu relatos de ouvintes que notaram uma ampliação da cobertura da 77.9 FM.

Outro equipamento da expositora que está em operação no dial FM de São Paulo é um Sinteck RUS-32K, instalado na Rádio Nacional FM 87.1, em seu parque de transmissão localizado no Pico do Jaraguá. O transmissor em eFM já está instalado há alguns meses e ouvintes colaboradores do tudoradio.com relataram uma ampla cobertura de sinal da 87.1 FM, atingindo com facilidade áreas das regiões de Campinas, Jundiaí e Sorocaba. 

Em contato com o tudoradio.com, Luciano Almeida, gestor e engenheiro da Sinteck Next, disse que o modelo de alta potência que estará em exposição no SET Expo 2022 será um de 40kW em eFM, mas que a empresa também apresentará outras novidades que envolvem transmissores em faixa convencional e de menor potência, incluindo também soluções para economia de energia na operação das estações.

A faixa estendida do FM (76.1 FM a 87.3 FM), conhecida como eFM, foi inaugurada em maio do ano passado e está acomodando as emissoras migrantes da faixa AM em centros onde o chamado FM "convencional" (88.1 FM a 107.9 FM) está congestionado. Essa nova parte do dial FM também está acomodando novas rádios públicas, como o caso da Rádio Nacional de São Paulo. Recentemente o tudoradio.com fez uma reportagem que mostra a iminente chegada de novas transmissões em eFM na capital paulista.


Transmissor eFM Sinteck da Rádio Cultura Brasil, instalado nesta semana em São Paulo / crédito: Rádio Cultura Brasil

Dia do Rádio no SET Expo 2022

Na quinta-feira, dia 25, o rádio terá a sala 1 totalmente voltada à assuntos de interesse para o setor. Assuntos como formação de redes, distribuição e geração de conteúdo multiplataforma, regulatório, novidades na área de transmissão, entre outros pontos, serão debatidos na programação deste dia. 

Não será a primeira vez que o SET Expo 2022 terá um dia voltado ao rádio em uma das salas destinadas ao congresso. Nas edições presenciais anteriores o meio foi novamente destaque na programação, contando com uma ampla presença de radiodifusores e profissionais da indústria de rádio. Todas as programações do Dia do Rádio contaram com a sala cheia. 

O tudoradio.com atuará como media partner do SET Expo 2022. O portal também esteve presente como apoiador na divulgação da programação nas edições de 2017, 2018 e 2019. Já a cobertura da feira e do congresso ocorre de forma ininterrupta pela equipe do portal desde 2009.

Já a feira de serviços contará com diversas empresas voltadas ao mercado de rádio. Entre as marcas confirmadas estão a Cadena Sistemas, Sinteck Next, Dário Produções, entre outras. Clique aqui para conferir a lista completa e a localização das marcas no pavilhão.

Confira a programação que será realizada na sala 1 (em breve mais detalhes):

09h00 - O FUTURO DO RÁDIO ESTÁ NAS REDES? - Moderadores: Eduardo Cappia e Daniel Starck

11h00 - MÉTRICAS - Moderadores: Marco Túlio e Marco Moretto / Palestra de Giovana Alcantara (Kantar IBOPE Media)

14h00 - CRIATIVIDADE EM RÁDIO / COMUNICAÇÃO - Moderador: Robson Ferri

O SET Expo 2022 - Serviço

O SET Expo, considerado o maior evento voltado à área de comunicação na América Latina, será realizado entre os dias 22 e 25 de agosto em São Paulo, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, zona norte da capital paulista).

A abertura da feira será no dia 23 (terça-feira) e o Dia do Rádio (SET Rádio) no dia 25 (quinta-feira). Para mais informações e registros de participação, acesse: https://set.org.br/events/setexpo 

Informação resumida do serviço:

SET EXPO 2022
Feira: 23 a 25 de Agosto de 2022
Congresso: 22 a 25 de Agosto de 2022
Onde: Pavilhão Azul do Centro de Convenções do Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Tags: SET Expo 2022, SET Rádio, cobertura, painéis, programação, feira, congresso, streaming

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.