Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 26 de Outubro de 2022 @ 14:59

Hits FM divulga carta enviada à Asserpe explicando caso das inserções da campanha de Jair Bolsonaro

Recife – Emissora foi citada no relatório produzido pela Audiency Brasil e encaminhado para o TSE

Publicidade

A direção da Hits FM 103.1 do Recife (cuja concessão é de Jaboatão dos Guararapes) encaminhou à redação do tudoradio.com uma carta que foi enviada para a Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco (Asserpe), detalhando sua posição referente a citação da emissora no relatório produzido pela Audiency Brasil e encaminhado para o TSE, que mostra divergências na veiculação dos materiais de campanha do candidato à reeleição da Presidência da República, Jair Bolsonaro. No corpo do texto, a emissora explica, em detalhes, a sua situação nos dias que foram feitas as aferições.

Na carta, assinada pela diretora geral da emissora, June Cristina Melo, a emissora disse que foi surpreendida pela divulgação pública extraoficial em redes sociais de dados na qual acusa emissoras do Nordeste de não veicular propositalmente inserções eleitorais em detrimento ao candidato Jair Messias Bolsonaro, pela Coligação Pelo Bem do Brasil (PL).

Entre os pontos destacados pela Hits FM, a emissora divulgou que averiguou o ocorrido no período auditado pela empresa Audiency entre os dias 07 e 14 de outubro de 2022. Segundo a carta, no dia 7, a empresa Audiency afirma que a emissora veiculou apenas 23 das 25 inserções designadas para a Coligação Pelo Bem do Brasil. No entanto, a emissora averiguou pelo seu software (Pulsar) que as 25 inserções foram veiculadas. No dia 14, o relatório apontou 21 inserções de 25. A rádio, mais uma vez, ressalta que veiculou as 25.

A emissora também encaminhou os comprovantes de veiculação à associação e repudiou o vazamento de dados pela empresa Audiency Brasil Tecnologia, sem a autorização ou checagem previa da emissora em questão. A Hits também agradeceu a Asserpe pelo suporte que tem dado às emissoras.

O tudoradio.com está aberto para receber esclarecimento das demais empresas citadas. A redação do portal encaminhou email para a Audiency Brasil na manhã desta quarta-feira (26), mas até o fechamento desta matéria não havia tido retorno.

Veja mais:
> Caso inserções eleitorais: ASSERPE emite nota, campanha entrega relatórios de auditoria e TSE exonera servidor
> Equipe de Bolsonaro questiona inserções da propaganda eleitoral em rádios do país
> TSE divulga texto informando que não é a responsável pela distribuição de materiais de campanha eleitoral

Veja abaixo a íntegra da carta:

Jaboatão dos Guararapes, 26 de outubro de 2022

A ASSERPE (Associação das empresas de radiodifusão de Pernambuco)

A/C Nill Junior, presidente da ASSERPE

Em nome da emissora Hits Fm 103.1, venho por meio deste ofício responder as informações em que a empresa Audiency Brasil Tecnologia (37.979.367\0001-09) menciona a emissora em um rol de rádios que não veicularam as inserções eleitorais do candidato Jair Messias Bolsonaro da Coligação Pelo Bem do Brasil (PL).

Primeiramente, vamos esclarecer como funciona a empresa auditora contratada pela Coligação Pelo Bem do Brasil, acima mencionada. A empresa auditora capta via internet o áudio transmitido de cada emissora do Brasil que se encontra no seu banco de dados. Dessa forma, a mesma audita musicalmente e comercialmente para os seus contratados.

Na noite de 25 de outubro de 2022, as emissoras foram surpreendidas com a divulgação pública extraoficial em redes sociais de dados na qual acusa emissoras do nordeste de não veicular propositalmente inserções eleitorais em detrimento ao candidato Jair Messias Bolsonaro, pela Coligação Pelo Bem do Brasil (PL).

Diante de tal exposição, a emissora averiguou o ocorrido no período auditado pela empresa Audiency, dos dias 07 a 14 de outubro de 2022, desta forma, seguem as justificativas e relatórios de comprovação de veiculação em anexo:

1. No dia 07 de outubro de 2022, a empresa Audiency afirma que a emissora veiculou apenas 23 das 25 inserções designadas para a Coligação Pelo Bem do Brasil. No entanto, a emissora averiguou pelo seu software (Pulsar) que as 25 inserções foram veiculadas, conforme anexo de comprovante de irradiação e gravações das censuras para o dia.

2. No dia 14 de outubro de 2022, a empresa Audiency afirma que a emissora veiculou apenas 21 das 25 inserções designadas para a Coligação Pelo Bem do Brasil. No entanto, a emissora averiguou pelo seu software (Pulsar) que as 25 inserções foram veiculadas, conforme anexo de comprovante de irradiação e gravações das censuras para o dia.

3. Nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2022, a empresa Audiency afirma que a emissora veiculou todas as 25 inserções designadas para a Coligação Pelo Bem do Brasil. Conforme em anexo, também, os comprovantes de irradiação.

4. No dia 07, o e-mail com o mapa de inserções e spots para veiculação no dia posterior (dia 08 de outubro) foi enviado e recebido pela Opec, após o horário limite designado pelo TRE PE de 17hrs, sendo recebido na caixa de entrada as 18:05. Desta forma, a emissora fica isenta da obrigatoriedade de cumprir o montante diário, iniciando as veiculações do dia 08 as 11:32, totalizando 16 das 25 inserções diárias. Desta maneira, seguem anexos os comprovantes de inserções, bem como, cópias impressas dos e-mails com horários de recebimento.

5. No dia 12 de outubro, feriado nacional da padroeira do Brasil, haveria uma necessidade de maior atenção em antecipar o envio dos materiais no dia útil anterior, sendo necessário enviar no dia 11 os materiais para os dias 12 e 13 de outubro, dentro do horário limite de envio previsto pelo TRE. O que não aconteceu, uma vez que o e-mail foi recebido na caixa de entrada as 18:02, mais de uma hora após o horário limite. Deste modo, nenhuma inserção da Coligação Pelo Bem do Brasil foi veiculada no dia 12. Conforme, comprovante de inserções zerado em anexo. E no dia 13, foram veiculadas 20 das 25 inserções diárias, conforme seguem os anexos dos comprovantes de inserções, bem como, cópias impressas dos e-mails com horários de recebimento.

Diante de todo o fato exposto, reforçamos a repudia ao vazamento de dados pela empresa Audiency Brasil Tecnologia, de forma nunca vista por nenhuma auditora musical ou comercial, sem a autorização ou checagem previa da emissora em questão.

Agradecemos a ASSERPE pelo suporte em todo o período eleitoral para a condução imparcial equitativa dentro dos parâmetros da Lei 9.504, e a Hits Fm 103 segue comprometida com eleições limpas.

Atenciosamente,

June Cristina C. S. Melo Diretora Geral

Tags: Rádio, Hits FM, programação, inserção, eleições 2022, Recife, TSE

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.