Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023 @ 07:29

Receita digital tomba entre o final de 2022 e o começo de 2023. Reação deve vir no 2º semestre

São Paulo - Curvas no investimento de anúncios digitais foram atípicas em 2022 e apontam um começo de ano fraco

Publicidade

Recentemente o tudoradio.com havia publicado um panorama que relatava a movimentação atípica no final de 2022 sobre a Black Friday brasileira, isso em relação às vendas e orçamentos destinados à anúncios. De fato, o período que tende a ser positivo para quem depende da mídia digital foi "morno" para "fraco" no final do ano passado. E um levantamento feito pela PlayWire mostrou que a frustração do período foi algo mais amplo, que atingiu todo o segundo semestre de 2022 e já afeta 2023. Na conta, segundo análises, estão as incertezas com a economia global.

Para quem depende da mídia local e de vendas off-line, o final de 2022 variou conforme a característica de cada mercado, pensando na publicidade em rádio. Muitos radiodifusores relataram um período abaixo da expectativa, enquanto outros comemoraram os resultados. Já no digital, a movimentação foi mais uniforme: de queda no volume do orçamento para anúncios, muito abaixo dos recordes históricos vistos em 2021. E isso foi global.

A baixa do final do ano também impactou no mês de janeiro de 2023, com o período registrando o menor volume de investimento em mídia digital dos últimos cinco anos, inclusive se comparado com o período do início da pandemia da covid-19, que freou os investimentos de diversos setores em todo o planeta.

+ Apesar da necessidade de planejamento, iniciativas no digital são “tentativas e erros”


Gráfico da PlayWire que mostra o volume de investimento em mídia digital programática

Modelo digital em cheque?

Não necessariamente. Segundo especialistas do setor ouvidos pelo tudoradio.com, a retração do mercado, que deve continuar nos primeiros meses de 2023, está mais relacionada às notícias de desaceleração da economia mundial ou até mesmo de recessão nos principais mercados globais. E isso inclui o Brasil. Mas há uma perspectiva de melhora para o segundo semestre de 2023.

Por contar com ferramentas que otimizam mais os recursos e até mesmo a possibilidade de pausar campanhas, os volumes de investimento em mídia digital oscilam mais rapidamente do que os outros formatos de publicidade. Porém, notícias positivas que começam a surgir, como o da economia dos Estados Unidos, podem acelerar a retomada.

De qualquer forma, frear investimentos na entrega digital de conteúdo não aparenta ser uma boa estratégia, já que uma das maneiras de tornar esse modelo de negócio viável é ampliar a escala de consumo das plataformas. E isso serve para as emissoras de rádio que investem no digital.

Relacionadas:
> RAB indica que "não existem soluções padronizadas" para vendas em rádio
> Levantamento da BIA Advisory Services estima receitas de quase US$ 166 bi de investimento em mídia nos Estados Unidos em 2023
> Black Friday de 2022 vai do empate até a frustração nos ambientes on e offline 

Tags: Black Friday, vendas, varejo, publicidade, faturamento, comercial, digital, programática

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.