Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 23 de Março de 2023 @ 07:31

Expansão acelerada: Band FM, Clube FM, Jovem Pan, Mix FM e Nativa FM anunciam novas emissoras

São Paulo - Entre informações oficiais e extraoficiais, redes nacionais indicam estreias em praças importantes.

Publicidade

Não é de hoje que o mercado de rádio brasileiro tem observado um ritmo mais acelerado na expansão de bandeiras nacionais. Com o surgimento de mais estações em FM devido ao processo de migração AM-FM, reestruturação dos projetos de rede, além de fatores econômicos e estratégicos, esse ritmo está ainda mais acelerado desde 2022. Excluindo informações que ainda estão nos bastidores, marcas como Band FM, Clube FM, Jovem Pan FM, Rádio Mix FM e Nativa FM estão mais próximas de estrearem em praças importantes nos próximos meses.

Considerando apenas informações públicas que foram noticiadas pelo tudoradio.com, a Rede Mix de Rádio é a marca que hoje conta com mais afiliadas novas engatilhadas para os próximos meses. A rede jovem/adulto-pop está em expectativa através da Rádio Mix FM 97.1 do Recife (PE) e deve iniciar nos próximos dias um processo similar na futura Rádio Mix FM 98.3 de Maceió (AL). A rede conta ainda com estreias previstas para Ribeirão Preto (105.3 FM), Londrina (102.9 FM) e Sul de Minas (104.1 FM). E, nos últimos meses, inaugurou aRádio Mix FM 91.3 de Florianópolis (SC) e também a Rádio Mix FM 91.3 de Sobral (CE).

Já a Jovem Pan FM, que conta com a rede em FM no formato de afiliação mais extensa do país, tem três estreias engatilhadas para os próximos meses: Jovem Pan FM 100.7 de Maceió (AL), Jovem Pan FM 88.1 de Mogi Guaçu (SP) e Jovem Pan FM 102.1 de Londrina (PR). Os três casos são mercados que conhecem a marca, sendo dois retornos (Maceió e Mogi Guaçu) e uma troca de afiliados (Londrina). A marca vem de uma estreia recente em Mato Grosso, através da já implantada Jovem Pan FM 105.7 de Guarantã do Norte.

Também é destaque a situação da Rede Nativa FM. A marca confirmou que contará com a futura Nativa FM 96.5 de Sorocaba, praça que está entre as mais populosas do interior do país. A novidade envolve uma tradicional emissora popular, que é a Cacique FM 96.5. Nos últimos anos, a Nativa FM tem ampliado de forma significativa a sua presença em território paulista.

Outra rede que anunciou uma praça importante é a Clube FM Brasil. Está prevista para maio a estreia da futura Clube FM 89.1 de Blumenau (SC), novidade esta que deverá ser um pontapé para uma nova etapa de expansão da rede nacional sediada em Brasília, considerando que o projeto passou por um reposicionamento no início deste ano.

Já a Band FM, que já inaugurou duas afiliadas em 2023 (Piracicaba e Uberlândia), terá um forte processo de expansão em Rondônia, através de retransmissoras em FM que estão sendo implantadas no interior do estado. Já foram anunciadas as rádios Band FM 89.5 de Cacoal, Band FM 92.5 de Vilhena e Band FM 92.9 de Ariquemes, todas retransmissoras da Band FM 94.1 de Porto Velho. Essas RFM fazem parte do processo de expansão de radiodifusão na Amazônia Legal.

E a movimentação de expansão não fica restrita às marcas citadas acima.Um exemplo é a Rede Massa FM, que estreou recentemente na cidade paranaense de Nova Aurora e poderá fazer novos anúncios em breve.

O tudoradio.com também apurou que existem tratativas para mais estreias nas redes de marcas como Antena 1, Jovem Pan News, CBN, entre outras (incluindo marcas estaduais). O mesmo vale para as demais redes já citadas acima neste texto, que também contam com outras consultas para futuras expansões em diferentes praças do país. Com tantas novidades no mercado, é possível afirmar que a expansão acelerada de rádios nacionais continuará sendo uma tendência forte no setor nos próximos meses.


Logotipos das redes envolvidas nos anúncios de expansão mais recentes

Tags: rádio, expansão, FM, AM-FM, redes nacionais, migração, mercado, Jovem Pan, Mix FM, Nativa FM, Clube FM, Band FM, Antena 1, CBN, Jovem Pan News

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.