Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 09 de Outubro de 2023 @ 07:01

O Rádio Hoje | Gigante do rádio alcança liderança geral em consumo de podcasts, segundo ranking da Podtrac

São Paulo - iHeartMedia registrou em setembro mais de 900 programas ativos e 32 milhões de usuários únicos. O rádio tem sido fundamental para impulsionar essa tendência digital

Publicidade

A iHeartMedia vem se destacando no cenário global de rádio devido à escala que alcançou na distribuição de podcasts no mercado norte-americano. Conforme o ranking de editores da Podtrac, a divisão iHeartPodcasts não apenas atingiu a liderança em usuários únicos, downloads e número de shows ativos, mas também ampliou essa margem nos dados mais recentes, referentes a setembro. O grupo, que tem suas raízes no rádio, tem investido fortemente em áudio digital e ultrapassou a notável marca de 900 programas ativos em seu ecossistema. A iHeartMedia possui mais de 800 rádios AM e FM nos Estados Unidos.

De acordo com a imprensa especializada, a divisão iHeartPodcasts adicionou 200 novos podcasts à sua rede no último ano, levando o grupo a atingir 902 shows de podcasts disponíveis até setembro. Isso contribui diretamente para a escala alcançada por seu movimento, com a plataforma registrando 388 milhões de downloads globalmente e atraindo uma audiência de 32 milhões em setembro, conforme o ranking da Podtrac.

Recomendado:
Lançado pelo tudoradio.com, podcast Rádio ON aborda discussões atuais sobre a indústria do rádio

Os esforços da iHeartMedia são baseados em uma escala que poucos na indústria de áudio conseguem atingir. A estratégia da empresa se apoia em mais de 800 rádios distribuídas pelos Estados Unidos, muitas das quais estão entre as de maior audiência e alcance no país. A partir dessa base, a empresa intensifica a divulgação de suas plataformas de streaming, chegando a ser quase exaustiva. A unidade de áudio digital é um dos principais anunciantes das estações da empresa, conforme já salientado pelo tudoradio.com. E essa frente também tem impulsionado o faturamento dos grupos de rádios.

Com essa potente ferramenta de alcance, a empresa tem avançado rapidamente na oferta de conteúdo, estabelecendo parcerias e adquirindo produtores de podcasts, além de disponibilizar todo o seu conteúdo talk nesse formato. Ela utiliza sua própria plataforma, iHeartRadio, e outros agregadores parceiros para distribuir seus conteúdos de áudio digital, sejam eles podcasts ou transmissões de rádios ao vivo (estações tradicionais e canais exclusivamente digitais).

+ Indústria do rádio adapta-se à era digital: previsões da Borrell Associates para 2024

A imprensa especializada em áudio também ressalta os movimentos de outros grandes produtores, para contextualizar o tamanho do sucesso da iHeartMedia. A Wondery, por exemplo, ocupa a segunda posição, mesmo após adicionar cerca de uma dúzia de podcasts ao longo do ano, registrando 188 milhões de downloads e uma audiência próxima de 26 milhões. Além disso, a Walt Disney Co. se destacou ao apresentar avanços significativos, ultrapassando a DailyWire, em parte graças a novos lançamentos e ao início da temporada de futebol, com ênfase nas marcas ABC News e ESPN sob seu comando.

No ranking geral, outras marcas ligadas ao rádio norte-americano, como a NPR, uma rede de estações públicas já reconhecida pela produção de conteúdo multiplataforma, seja em áudio ou vídeo, também se destacam. Outras gigantes do setor de comunicação, como BBC e Fox, também figuram no top 10.

Relacionadas:
> Setor de rádio encontra benefícios na queda de novos podcasts e crescimento do consumo
> Campanhas feitas no rádio FM/AM têm impulsionado o consumo de podcasts nos Estados Unidos. Meio segue fortalecendo o digital
> Rádio FM/AM investe pesado na promoção de podcasts. Digital cresce com campanhas em mídias tradicionais

Qual a razão de olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal Inside Radio

Tags: iHeartMedia, rádio, podcasts, Podtrac, ranking, áudio digital, usuários únicos, downloads, Estados Unidos

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.