Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2023 @ 07:04

Tendências | O digital em números: a necessidade das rádios de avaliar sua contribuição à receita total

São Paulo - Segundo analistas norte-americanos, um grupo de rádio local bem posicionado conta com 25% e 30% de receita vinda do digital

Publicidade

Uma prática que pode ser adotada pelas rádios para entender melhor o ecossistema comercial em torno delas é ter detalhes de quanto o digital está impactando em suas receitas totais. Ou seja, é importante que uma marca de rádio saiba quanto do seu faturamento vem de produtos digitais. No caso do Brasil isso seria aglutinar todas as vendas feitas em streaming de áudio, publicações em redes sociais, publicidade em portais, aplicativos, produtos em vídeos on-line, entre outras iniciativas de marketing digital. Esse movimento é feito pelas empresas de rádios norte-americanas, independente de seu tamanho.

Desconsidere o tamanho da iHeartMedia no cenário nacional dos Estados Unidos, onde conta com mais de 800 rádios AM/FM e lideranças em frentes de áudio digital. Pegue o grupo e outros similares como "clusters" locais, ou seja, como cada grupo de rádio está em vendas em seus respectivos mercados locais. E aí você terá uma análise mais próxima de como o digital está impactando na publicidade local e qual o seu real tamanho para essas empresas, sendo aí possível um paralelo com a situação brasileira.

Segundo reportagens de veículos especializados no setor nos Estados Unidos, uma empresa local de mídia bem posicionada no digital já conta com um volume entre 25% e 30% de receita vinda do digital. É claro que você terá cenários diversos, onde alguns possuem performance abaixo da média e outros acima. O Inside Radio, que cobre o mercado norte-americano, destaca casos como a Townsquare Media, que tem mais da metade de sua receita originária do digital

Outros exemplos notáveis por lá são os casos da Salem Communications e iHeartMedia que também apresentam números impressionantes com 31,7% e 28,8% respectivamente. A Entravision não fica atrás, após grandes investimentos para expandir seus negócios digitais, registrou notáveis 78,1% de sua receita bruta de 2022 de publicidade e marketing digital.

O indicador de que uma empresa norte-americana bem posicionada no digital vem da análise feita por Todd Handy, Chief Revenue Officer na SEBPO, uma empresa especializada em operações de publicidade e soluções de dados.

Rick Ducey, da BIA (BIA Advisory Services, empresa que analisa mercados locais), lembra também que o sucesso no mundo digital não se resume apenas a números. Há uma série de elementos que precisam se alinhar para que empresas de mídia possam operar com confiança e sucesso. E Toddy Handy, com sua experiência anterior como Chief Digital Officer na Beasley Media Group, um outro importante grupo de rádios, destaca a importância de equilibrar a experiência do usuário com as necessidades do anunciante. Essas falas foram ditas no podcast "Leading Local Insights".

Considerando também os desafios econômicos no horizonte, Handy sugere uma abordagem mais ampla para as empresas de mídia local. Em vez de se verem estritamente como empresas de rádio ou TV, elas devem expandir sua visão, atuando mais como agências dedicadas a servir anunciantes.

No podcast que conta com os dois executivos, Ducey e Handy concordam que a mídia local tem uma vantagem única: o relacionamento próximo e direto com os clientes. Mas, enquanto a reputação pode abrir portas iniciais para vendedores de anúncios, é a capacidade de inovar e olhar para o futuro que garantirá sua permanência e sucesso contínuo no mercado.

Relacionadas:
> Indústria do rádio adapta-se à era digital: previsões da Borrell Associates para 2024
> Estudo destaca o rádio como ferramenta essencial para anunciantes e conversas de marca
> Publicidade em áudio gera maior atenção, segundo Dentsu; Rádio se destaca
> "Inside Áudio 2023: A resiliência do rádio brasileiro na era digital", artigo de Daniel Starck

Qual a razão de olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 


Ilustração de áudio digital / crédito: depositphotos.com

Com informações do portal Inside Radio

Tags: impacto Digital, Receitas Rádios, Análise de Faturamento, Transformação no Rádio, Mercado Norte-Americano, Estratégias de Publicidade Online

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.