Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 29 de Janeiro de 2024 @ 13:17

Tendências | Ford anuncia reativação do rádio AM em seus carros elétricos de 2023

São Paulo – Segundo a montadora norte-americana, únicos modelos de veículos elétricos que não tinham recursos AM eram as picapes elétricas Mustang Mach-e 2023 e F-150 Lightning

Publicidade

Após confirmar a manutenção do rádio AM em seus veículos elétricos em maio do ano passado, a Ford realizou a reativação do equipamento com uma atualização do software. A montadora norte-americana não está informando quais veículos receberão a atualização, mas Alan Hall, diretor de Comunicações Tecnológicas da Ford, disse que os únicos modelos de veículos elétricos que não tinham recursos AM eram as picapes elétricas Mustang Mach-e 2023 e F-150 Lightning.

O CEO da Ford, Jim Farley, ressaltou que os veículos da marca que não têm a transmissão AM, receberão a atualização. “Para quaisquer proprietários de veículos elétricos Ford sem capacidade de transmissão AM, ofereceremos uma atualização de software”, informou Farley. 

A montadora disse ao norte-americano Inside Radio que já começou a oferecer a atualização e continuará em etapas em todo o país. “A atualização de software começou a ser implantada nesses veículos para configurar o rádio AM novamente e disponibilizá-lo para uso do cliente”, disse Alan Hall, Diretor de Comunicações Tecnológicas da Ford. “A implantação está em andamento e os clientes podem receber a atualização em momentos diferentes”, disse Hall.

Farley disse no ano passado que a Ford decidiu incluir AM em todos os veículos Ford e Lincoln Motor 2024 depois de conversar com líderes políticos sobre “a importância da transmissão de rádio AM como parte do sistema de alerta de emergência”. Embora seja um movimento significativo para as emissoras, que trabalham para convencer outros fabricantes de automóveis a fazerem o mesmo, a Ford até agora não se comprometeu com AM além do ano modelo atual.

Farley também destacou em seu anúncio em maio passado que os clientes da Ford podem atualmente ouvir conteúdo de rádio AM “de várias maneiras”, inclusive via streaming. “Continuaremos a inovar para oferecer opções ainda melhores de entretenimento no veículo e notificações de emergência no futuro”, disse ele.

A decisão da Ford pode fazer com que alguns rivais questionem sua decisão de abandonar o rádio AM, enquanto outras montadoras disseram que não têm planos de excluir a banda legada do rádio disponível em seu painel. Isso inclui Nissan, Hyundai, Kia, Subaru, Land Rover, Jaguar e Mitsubishi Motors. A Honda disse que para seus dois EVs anunciados oficialmente, tanto AM quanto FM serão apresentados, uma vez que os modelos foram co-desenvolvidos com a General Motors utilizando a plataforma Ultium pré-existente da GM.

Por outro lado, outras montadoras estão resistindo à manutenção. A Mazda disse que não tem planos de reintroduzir o AM em seu primeiro veículo elétrico, o MX-30. Tesla e Volkswagen disseram o mesmo. A Toyota diz que, embora os seus veículos eléctricos existentes possuam AM, a interferência eletromagnética causada pelas baterias utilizadas nos EVs faz com que eles resistam ao compromisso de anos de modelo futuros.

Apoio cresce no Congresso

Não é apenas em Detroit que a batalha da indústria de rádio para manter o AM no painel está sendo travada. Em Washington, a indústria da rádio continua a encontrar apoio crescente à legislação que tornaria o rádio AM obrigatório nos veículos. A proposta de Lei de Rádio AM para Todos os Veículos (HR3413) alcançou 201 apoiadores na Câmara, com a adição do deputado Guy Reschenthaler (R-FL) na semana passada, com outros 46 apoiadores no Senado.

Se aprovada, a legislação proposta instruiria o Departamento de Transportes a emitir uma regra exigindo que as estações de transmissão AM sejam acessíveis em todos os veículos motorizados de passageiros fabricados, importados ou enviados dentro dos EUA. O Government Accountability Office também seria obrigado a estudar se sistemas de comunicação alternativos poderiam replicar totalmente o alcance e a eficácia do rádio AM para alertar o público durante emergências.

Relacionadas:
Rádio FM/AM: A preferência dominante em áudio entre os norte-americanos
Rádio AM/FM mantém liderança em veículos com Apple CarPlay e Android Auto, revela pesquisa
Indústria de rádio se aproxima de big techs e montadoras para garantir presença em sistemas automotivos
Publicidade em áudio gera maior atenção, segundo Dentsu; Rádio se destaca

E por qual razão olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Inside Radio

Tags: Rádio, automóveis, Edison Research, montadoras, receptor, AM, FM, DAB, consumo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.