Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 24 de Maio de 2023 @ 11:13

Tendências | CEO da Ford confirma manutenção do rádio AM nos veículos da marca em 2024

São Paulo – Rádio AM continuará embarcado nos carros à combustão e elétricos

Publicidade

O CEO da Ford, Jim Farley, divulgou em sua conta no Twitter que a companhia vai manter o rádio AM em seus veículos à combustão e elétricos em 2024. Além disso, ele afirmou que os veículos atuais terão uma atualização de software do rádio AM. A medida é considerada uma vitória para a Lei do AM, como está sendo chamada nos Estados Unidos, e que foi apresentada por uma coalizão bipartidária ao Congresso americano.

Farley anunciou que o rádio AM será incluído em todos os veículos Ford e Lincoln 2024 à gasolina e elétricos, e uma atualização de software será oferecida para restaurar a capacidade AM nos veículos elétricos da Ford vendidos sem ele. “Atualmente, os clientes podem ouvir conteúdo de rádio AM de várias maneiras em nossos veículos – inclusive via streaming – e continuaremos a inovar para oferecer opções de entretenimento e notificação de emergência ainda melhores no futuro. Agradecemos às nossas equipes de desenvolvimento e fabricação de produtos por sua resposta rápida para fazer essa mudança para nossos clientes”, frisou.

O CEO também ressaltou que a Ford está envolvida em discussões com líderes de políticas sobre a perda de alertas de emergência transmitidos em AM, em relação ao projeto de lei bipartidário AM For Every Vehicle Act, que exigiria a inclusão de rádio AM em novos veículos sem custo adicional.

Repercussão

O senador Ed Markey, um dos autores do projeto de lei parabenizou a atitude da Ford. “Aplaudo a Ford por sintonizar as preocupações de milhões de ouvintes, milhares de emissoras e incontáveis funcionários de gerenciamento de emergência que pediram às montadoras que mantenham rádio AM em seus veículos. O rádio AM é mais do que apenas um recurso de segurança essencial – é uma fonte gratuita e acessível para qualquer pessoa ouvir música, notícias, esportes e entretenimento”, comemorou o congressista.

O presidente da National Association of Broadcasters (NAB), Curtis LeGeyt, também elogiou a Ford Motor Company por sua decisão de incluir o rádio AM em seus futuros veículos nos Estados Unidos. “A NAB elogia a Ford por se comprometer a manter o rádio AM em seus veículos, o que manterá os americanos seguros e informados, principalmente em tempos de emergência”, parabenizou.

CTA é contra obrigatoriedade

O CTA é mais conhecido pelo Consumer Electronics Show, evento anual que ocorre em Las Vegas, ao qual muitos executivos de rádio comparecem. Segundo a publicação da associação, “obrigar o rádio AM em carros novos seria como obrigar CD ou toca-fitas de 8 faixas”.

O grupo também argumentou que a obrigatoriedade do rádio AM em todos os carros novos é uma ideia que deve ser examinada. “Embora a maioria dos carros tenha rádios AM no futuro previsível, a inovação e a escolha do consumidor – não a mão pesada do governo – devem determinar a composição dos sistemas de entretenimento automotivo”, frisou.

O caso

Uma coalizão bipartidária no Congresso dos Estados Unidos apresentou um projeto para obrigar as montadoras e manterem o rádio AM em veículos novos sem custo adicional. A lei foi apresentada pelos senadores Ed Markey (MA), Ted Cruz (TX), Tammy Baldwin (WI), Deb Fischer (NE), Ben Ray Luján (NM) e JD Vance (OH) e os deputados Josh Gottheimer (NJ -5), Bruce Westerman (AR-4), Tom Kean, Jr. (NJ-7), Rob Menendez (NJ-8) e Maria Gluesenkamp Perez (WA-3).

Segundo a proposta apresentada na quarta-feira passada (17), a legislação direcionaria a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) a emitir uma regra exigindo a inclusão do rádio AM sem taxas extras, e o Government Accountability Office (GAO) a estudar a eficácia dos sistemas de comunicação alternativos em replicar o alcance e o papel do rádio AM em alertas de emergência. A National Association of Broadcasters (NAB) e o comissário da FCC, Nathan Simington, expressaram apoio à lei.

NAB e FCC apoiam proposta

O presidente da NAB, Curtis LeGeyt, elogiou a atitude. “A NAB elogia os senadores Markey, Cruz, Baldwin, Fischer, Luján e Vance, e os deputados Gottheimer, Westerman, Kean, Menendez e Gluesenkamp Perez, por sua liderança na defesa dos ouvintes de rádio AM. Esta legislação garante que as dezenas de milhões de americanos que dependem do rádio AM para notícias, entretenimento e informações críticas de segurança a cada mês possam continuar a ter acesso a este meio de comunicação confiável. As emissoras locais da América aplaudem os autores e apoiadores do projeto de lei por reconhecerem o papel crítico do rádio AM na infraestrutura de segurança pública de nosso país”, ressaltou LeGeyt.

Montadoras japonesas irão manter o rádio AM em seus veículos

Já no Japão, as montadoras como Nissan, Toyota e Honda se posicionaram contra a crescente tendência de retirada no rádio AM dos veículos e defenderam a permanência do equipamento, destacando pontos favoráveis das rádios AM. Segundo as empresas, a oferta exclusiva de reportagens locais, atualizações críticas ao vivo sobre condições meteorológicas extremas e até o fácil acesso a personalidades para os mais conservadores devem ser mantidos em seus carros.

CEO da NAB prevê rádio evoluindo para uma experiência guiada pela tela em automóveis

Veja também:
Do digital ao AM: NAB Show 2023 terá FM própria, evolução do rádio nos carros e campanha pró-AM
NAB Show 2023: integração do rádio com o setor automotivo e experiência aprimorada em telas são essenciais para o futuro

Em convenção, europeus se movimentam para manter domínio do rádio nos carros
>
 Rádio segue hegemônico em carros em países da América do Norte, Europa e Oceania 
Nielsen: Rádio é ouvido por 93% da população dos Estados Unidos
>
 Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária
>
 Opções de mídia se multiplicam nos carros, mas rádio mantém sua hegemonia
>
 Canadá: Rádio AM/FM retoma em 2021 o nível de liderança nos carros que era observado em 2019
>
 Rádio híbrido avança em automóveis com parceria entre a Xperi e a Daimler
>
 Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte

E por qual razão olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Radio Ink

Tags: rádio, AM, FM, rádio digital, MaxxRadio, Xperi, indústria automotiva, HD Radio, DTS AutoStage, campa

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.