Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 20 de Abril de 2023 @ 15:02

NAB Show 2023: integração do rádio com o setor automotivo e experiência aprimorada em telas são essenciais para o futuro

Las Vegas (EUA) - Fala do CEO da NAB na última segunda-feira (17) também joga uma luz para o cenário do rádio brasileiro em automóveis

Publicidade

O futuro do rádio no carro conectado depende da união da indústria, afirmou Curtis LeGeyt, CEO da NAB, no NAB Show 2023 em Las Vegas. LeGeyt ressaltou que o rádio enfrenta uma concorrência acirrada no painel do carro com gigantes como SiriusXM, Apple Music e Spotify. Segundo ele, é crucial que a indústria do rádio trabalhe junta para garantir sua presença e relevância no futuro dos automóveis. A concorrência também existe no Brasil conforme os sistemas de multimídia avançam, principalmente com o Spotify e YouTube.

Nos Estados Unidos, a NAB tem assumido um papel de liderança nessa questão, com a formação de um comitê para educar seus membros sobre as novas inovações no carro conectado. No NAB Show, painéis abordaram a importância de fornecer metadados para melhorar a experiência do usuário e sessões dedicadas ao rádio híbrido. LeGeyt mostrou entusiasmo com as inovações apresentadas no evento, ressaltando a importância do rádio local para o futuro da radiodifusão.

LeGeyt também abordou o problema da fragmentação da indústria automobilística, com diferentes fabricantes adotando padrões distintos em seus painéis. Ele destacou que é necessário dialogar com todas as partes envolvidas para enfrentar esse desafio. No entanto, acredita que o rádio tem uma vantagem competitiva por ser o único serviço que oferece conteúdo local.

Além disso, o CEO da NAB comentou sobre a remoção do rádio AM de alguns veículos elétricos, como a Ford, o que causou preocupação na comunidade do rádio AM. LeGeyt enfatizou o papel insubstituível do rádio AM no Sistema Nacional de Alerta de Emergência e a importância de seu alcance para comunidades rurais e grupos étnicos sub-representados.

LeGeyt disse que a NAB está buscando apoio de membros do Congresso para ajudar a preservar o lugar do rádio AM nos painéis dos automóveis. A organização está abordando a questão junto aos formuladores de políticas, que têm interesse em garantir a presença do rádio nos carros, considerando a relevância das emissoras de rádio para suas comunidades locais e a dependência dos fabricantes de automóveis em relação a Washington DC.

Insights para o Brasil

A fala de LeGeyt também joga uma luz para outras questões relacionadas ao Brasil, como a oferta de receptores com FM estendido, nova faixa que acomoda as emissoras migrantes do AM em grandes centros. Recentemente o tudoradio.com realizou um balanço sobre como está essa oferta no Brasil.

Outro ponto que se falou muito no NAB Show 2023, em diferentes painéis, é sobre o uso de metadados, inclusive os já existentes, inclusive o RDS, na busca de melhorar a experiência do ouvinte nas telas dos receptores. Em 2022, LeGeyt já havia dito que o futuro do rádio passará por telas.


Receptor de rádio digital e híbrido, exposto durante o NAB Show 2023 / crédito: tudoradio.com

Clique aqui para ver todas as notícias já publicadas sobre o NAB Show 2023

Mais NAB Show 2023 - Confira a cobertura:
Especialistas discutem no NAB Show 2023 a monetização do rádio em formato multiplataforma
SET:30 ressalta as tecnologias empregadas pela Rádio Bandeirantes e BandNews FM durante a Copa do Mundo de 2022 no Catar
Rádios aprimoram entendimento do ouvinte com coleta de dados em veículos conectados
Rádio, números e jovens em carros conectados: desafios e oportunidades no NAB Show 2023
NAB Show 2023: ABERT realiza tradicional Encontro da Radiodifusão com a presença de autoridades públicas e empresários do setor
Estudo apresentado em painel no NAB Show 2023 revela impacto positivo do rádio nas vendas de varejistas
> NAB Show 2023: Rádio enfrenta desafios e oportunidades em carros conectados
NAB Show 2023: Debates sobre o futuro do rádio no Brasil e a busca pela modernização do setor 
NAB Show 2023 começa com fórum voltado a pequenos e médios mercados de rádio
NAB Show 2023 começa hoje com delegações de 160 países e forte interesse em eventos relacionados ao Brasil
Do digital ao AM: NAB Show 2023 terá FM própria, evolução do rádio nos carros e campanha pró-AM

 

 

Tags: NAB Show 2023, rádio, setor automotivo, experiência em telas, futuro, indústria, carro conectado

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.