Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 18 de Abril de 2023 @ 07:32

Estudo apresentado em painel no NAB Show 2023 revela impacto positivo do rádio nas vendas de varejistas

Las Vegas (EUA) - Estudo apresentado no painel "Rádio Works" destaca o retorno de $28,82 para cada dólar investido em campanhas radiofônicas e aborda a importância do relacionamento direto com anunciantes locais

Publicidade

Durante o NAB Show 2023, foi realizado um painel chamado”Rádio Works - Positioning Radio in 2023”, que mostrou alguns cases de sucesso do rádio no incremento de vendas de anunciantes, com gestores explicando como alcançaram esses resultados. Destaque também para a apresentação de um estudo que mostra como o rádio incrementou as vendas de campanhas de varejistas veiculadas também na televisão. Para cada dólar investido pelos anunciantes, o retorno de vendas foi de mais de 28 dólares. Também foram dadas dicas de abordagens com anunciantes locais. Acompanhe:

O painel foi apresentado por Erica Faber, presidente e chefe executiva da RAB, que, em uma de suas falas, destacou o fato de que o rádio em um receptor simples não existe mais. Ele está em diferentes dispositivos, seja pelo sinal do ar e pelo streaming, algo que já é assimilado pela audiência e precisa ser entendido pelo mercado.

Em sua fala, Pierre Bouvard, diretor de insights da Westwood One/Cumulus Media, apresentou um estudo que revela o impacto significativo da campanha de rádio e TV no setor varejista. Trata-se de um levantamento de vendas cruzadas entre rádio e TV, que foi realizado na categoria de varejo, sendo este o segundo estudo do tipo na história da Nielsen. A pesquisa analisou toda a campanha de TV e rádio AM/FM, incluindo todos os fornecedores envolvidos.

O rádio AM/FM alcançou um público expressivo entre os telespectadores mais ocasionais, aumentando o alcance em 90%. O crescimento e a penetração de clientes foram os principais impulsionadores do efeito de vendas. A campanha conjunta de TV e rádio AM/FM gerou aumentos significativos na penetração do mercado, com vendas por domicílio apresentando crescimento modesto.

A exposição ampliada à campanha resultou em um aumento expressivo de clientes: quanto maior a frequência total da campanha, maior o crescimento na penetração. O retorno sobre o investimento em publicidade foi positivo, com um retorno total de $9,95 e um retorno surpreendente de $28,82 para aqueles expostos apenas à campanha de rádio AM/FM.

Os indivíduos expostos exclusivamente à campanha de rádio AM/FM tiveram um impacto desproporcional nas vendas incrementais, contribuindo com 42% do aumento total das vendas, embora representassem apenas 20% dos expostos. As vendas cresceram 13,4% entre aqueles que tiveram contato apenas com a campanha de rádio AM/FM.

Tratar direto com o cliente, criando um relacionamento forte

Já na fala de Jeans Miller, gerente de vendas e responsável pelo setor no grupo Cox Media de Tampa (Flórida), ela enfatizou a importância de estabelecer uma relação direta com os clientes, sem a intermediação de agências, incluindo as digitais. Ela explicou como cada estação de rádio pode ser integrada em uma estratégia comercial e publicitária, abrangendo as plataformas digitais existentes das seis emissoras do grupo em Tampa.

Miller destacou que o trabalho teve início em 2013 e, desde então, o grupo de rádios se transformou em sua própria agência de criação, fortalecendo o relacionamento com os clientes por meio de eventos anuais promovidos pelo grupo. A aproximação e o trabalho direto com os parceiros locais são fundamentais para o sucesso dessa estratégia, que começou a dar frutos em 2015.

Em resposta a uma pergunta, Miller afirmou que o relacionamento direto não é construído em apenas um dia, mas sim ao longo de várias abordagens e um período de tempo que se adapte à realidade do cliente.

Ela ressaltou a importância de os vendedores ouvirem mais os clientes do que falarem na argumentação de venda, reforçando o papel das emissoras como agentes locais e membros ativos de suas comunidades.


Pierre Bouvard (Westwood One/Cumulus Media) e Erica Faber (RAB) / crédito: tudoradio.com

Clique aqui para ver todas as notícias já publicadas sobre o NAB Show 2023

Mais NAB Show 2023 - Confira a cobertura:
NAB Show 2023: Rádio enfrenta desafios e oportunidades em carros conectados
> NAB Show 2023: Debates sobre o futuro do rádio no Brasil e a busca pela modernização do setor 
NAB Show 2023 começa com fórum voltado a pequenos e médios mercados de rádio
NAB Show 2023 começa hoje com delegações de 160 países e forte interesse em eventos relacionados ao Brasil
Do digital ao AM: NAB Show 2023 terá FM própria, evolução do rádio nos carros e campanha pró-AM

AESP e SET realizam evento no NAB Show 2023 para discutir o futuro do rádio e da TV
ABERT realiza almoço para empresários do setor de radiodifusão no NAB Show 2023, nos Estados Unidos
NAB Show 2023 em Las Vegas: Líderes do rádio debatem tendências e futuro da radiodifusão
Broadcast District: NAB Show 2023 terá amplo espaço exclusivo para o rádio e a TV
Portal tudoradio.com confirma cobertura presencial do NAB Show 2023

Tags: NAB Show 2023, Rádio, Vendas, Publicidade, Estudo, Painel, Anunciantes, Retorno sobre investimento, Nielsen, Estratégia

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.