Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 05 de Junho de 2024 @ 06:56

IHeartMedia lidera ranking de faturamento entre grupos de rádios nos EUA; WTOP FM é líder entre as estações

São Paulo - De acordo com a BIA Advisory Service, a rádio líder em faturamento alcança um valor anual superior a 66 milhões de dólares

Publicidade

Como é de costume nos Estados Unidos, a BIA Advisory Service, empresa especializada em monitoramento e previsões de faturamento locais de veículos, publicou o ranking das estações de rádio e de grupos que mais arrecadaram em 2023, consolidando um top 10. Entre os grupos de rádio, a liderança é da iHeartMedia, considerando o valor agregado de todas as suas estações. Já no faturamento por estação, a liderança geral segue com a WTOP FM 103.5 de Washington, uma rádio “all-news”. Nova York, maior mercado dos EUA, aparece com uma estação a partir da terceira posição. Acompanhe:

Pela 13ª vez, em 14 anos, a WTOP-FM registrou a maior receita para uma estação, apesar da marca também ter sua grade repetida em outros canais, como 103.9 FM e 107.7 FM (todas na área da capital federal norte-americana, o que inclui a vizinhança com New Jersey). O valor registrado pela rádio jornalística foi de USD 66,3 milhões em 2023, um pouco mais baixo do que o valor registrado no ano anterior, que foi de USD 69 milhões.

A estação musical mais bem posicionada é a famosa KIIS FM 102.7 de Los Angeles, que também registra o maior valor da Califórnia, com USD 41,8 milhões em 2023. Chama a atenção que, em audiência, a KIIS FM vive um de seus melhores momentos recentes, de acordo com a Nielsen Audio, estando no top 3 do mercado local. Isso vai na contramão da impressão de que o formato POP CHR tem perdido mercado, tendo em vista que a irmã Z100 FM 100.3 de Nova York também está com boa performance de audiência e alcance.

Voltando para a WTOP-FM, a estação também chama a atenção por não ser operada por um dos dois maiores grupos de rádios locais. A estação de Washington é da Hubbard Radio. Já as gigantes iHeartMedia e Audacy aparecem completando o top 3, com a KIIS FM para a primeira e a segunda tendo na WINS-FM seu maior faturamento, sendo este também a maior cifra de 2023 para o mercado de Nova York.

Sobre a Audacy, o movimento feito em 2022 parece acertado: a famosa WINS AM 1010 teve sua programação repetida para o dial FM analógico e digital (em primeiro canal), passando a ser ouvida em 92.3 FM. Isso fez com que a rádio entrasse no top 5 em 2023, pulando logo para a terceira colocação geral, com USD 40 milhões em faturamento. Antes, como AM (e FM digital em canal secundário), ela estava em sétimo geral na medição de 2022, com USD 32 milhões.

A líder geral de audiência em Nova York, a Lite FM 106.7, é o maior faturamento entre as rádios de formato adulto-contemporâneo, com USD 33,3 milhões em 2023, rádio que é operada pela iHeartMedia. O ranking ainda mostra rádios bem próximas desse valor, como a 98-5 The Sports Hub FM 98.5 (WBZ-FM) de Boston, a estação de esportes de maior faturamento, com USD 32,8 milhões. As musicais da iHeartMedia Z100 de Nova York (USD 31,8 milhões) e MyFM 104.3 de Los Angeles (maior faturamento para uma HOT AC, com USD 31,5 milhões) estão a seguir.

Três rádios da Audacy completam esse top 10: WFAN FM de Nova York (esportes, com USD 30,4 milhões), WBBM AM de Chicago (USD 30 milhões) e NewsRadio AM 880 (WCBS-AM, de notícias em Nova York, com USD 29,7 milhões, retornando ao top 10).


Logotipo das rádios donas dos cinco maiores faturamentos para o setor em 2023

Veja também:
> Previsões econômicas para o rádio apontam que o digital é fundamental para o crescimento
> Previsões publicitárias sugerem necessidade de atenção do rádio com o digital

Faturamentos de grupos

A iHeartMedia é de longe o maior faturamento do setor de rádio, de acordo com a BIA. Com suas 870 estações nos Estados Unidos, o grupo faturou USD 2,15 bilhões, mantendo a primeira colocação geral. Na sequência, o outro gigante, Audacy, faturou USD 1,29 bilhão no ano passado, com suas 227 emissoras.

Cumulus Media (USD 413,9 milhões, para 404 rádios), Hubbard Radio (dona da WTOP-FM, com USD 240,5 milhões para 54 emissoras) e Beasley Media (USD 232,2 milhões em 58 estações) fecham o top 5.

É importante considerar que o faturamento é muito influenciado pela presença em mercados maiores, ou seja, grupos com menos rádios, mas presentes em praças grandes, podem ter faturamentos próximos ou superiores aos de outros.

No geral, o top 10 de rádio caiu cerca de 5% em faturamento em relação a 2022. E, de grupos, os valores registrados em 2023 foram inferiores aos de 2022. Segundo a BIA, isso pode estar relacionado ao fato de que o ano passado não teve influência política na comercialização de rádio, movimento comum nos EUA. 2024, como é um ano de eleições majoritárias, tende a irrigar novamente o faturamento do setor.

Levantamento anterior -> Top 10/BIA 2022: Aumento no faturamento de rádios musicais nos EUA e a liderança da WTOP


Ranking de faturamento dos grupo de rádios dos EUA / BIA Advisory Services, LLC


Ranking por estações / BIA Advisory Services, LLC

Recomendadas:
> Crescimento do streaming de rádio supera plataformas puras e redefine o mercado de áudio digital
> Rádio mostra resiliência em seu consumo; Techsurvey 2024 aponta desafios para o meio
> Share of Ear indica liderança do rádio entre todas os formatos de áudio nos Estados Unidos
> Uso de metadados e RDS pelas estações é vital para o rádio na busca por audiência e engajamento publicitário

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações do BIA Advisory Services

Tags: Rádio, BIA Advisory Services, faturamento, Estados Unidos, investimento

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.