Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2025 @ 06:43

Imprensa automotiva gera confusão, mas rádio FM segue nos sistemas de infoentretenimento dos carros

São Paulo - Mesmo com a possível retirada do rádio simples nos modelos de entrada da Chevrolet, o FM segue integrado ao MyLink e a outros sistemas de infoentretenimento nos carros

Publicidade

Uma reportagem veiculada neste final de semana em um portal especializado no mercado automotivo especulou sobre as novidades do futuro Chevrolet Onix 1.0 MT, modelo de entrada da Chevrolet que deve ganhar versões especiais neste ano, quando se comemora 100 anos da montadora no país, com um facelift no modelo 2026. No título, o destaque era para um possível “fim do rádio”, já que a marca vai deixar de oferecer o aparelho no modelo mais simples para adotar seu sistema de infoentretenimento padrão. O problema é que a forma como foi veiculada a informação deixou a dúvida se os carros não terão mais acesso à recepção de rádio, mas o multimídia MyLink, da Chevrolet, conta sim com o sinal de rádio disponível. Em resumo: não é o fim do rádio no Onix.

O que possivelmente se encerra é a presença do “rádio simples” no modelo de entrada, que contava também, de acordo com a reportagem, com suporte para o celular. Com o MyLink no Onix da menor faixa de preço, a montadora passará a contar com seu sistema de infoentretenimento em todas os modelos, ampliando assim a gama de serviços em seus carros. E com isso inclui a recepção de rádio FM mais apurada, inclusive com mais uso do sistema de RDS, além de sistemas como Apple CarPlay e AndroidAuto, que também facilitam o acesso aos streamings das emissoras.

+ Alerta: Engenheiro da NAB reforça a importância dos metadados e RDS para emissoras de rádio

A reportagem em questão indica que o oferecimento de um multimídia mais avançado em modelos de entrada, iniciado pela Chevrolet a partir do novo Onix. pode virar uma tendência no mercado, o que causou a especulação do “fim do rádio” também em outros modelos. É fato que os automóveis estão cada vez mais parecidos com computadores sob rodas, visando a oferta de serviços amplos aos usuários, mas isso não tem afetado a presença da recepção do rádio, sem indicativo de saída inclusive em outros países. Porém, recentemente também foram anunciadas que algumas montadoras não vão oferecer qualquer receptor ou multimídia em alguns modelos de entrada no Brasil, deixando a aquisição do aparelho como um custo adicional, como era comum de ocorrer até os anos 2010 no setor. 

+ Rádio AM/FM mantém liderança em veículos com Apple CarPlay e Android Auto, revela pesquisa

De qualquer forma, o rádio, principalmente o FM, tem sido um aliado importante para as montadoras. Globalmente, elas entendem que o veículo é uma forma de oferecer serviço de entretenimento a partir de suas próprias interfaces, sem a necessidade de passar por sistemas de terceiros (leia-se AndroidAuto ou Apple CarPlay), que a própria Chevrolet já declarou que busca fugir dessa padronização oferecidas pelos produtos dessas duas big techs. 

As principais vantagens do rádio para as montadoras é o oferecimento de dados, serviços até de precisão de GPS/tráfego/publicidade e o setor costuma ser um grande impulsionador de vendas de novos automóveis, com os seus clientes desejando a presença do rádio no ato da compra.

+ Rádio no carro: Item indispensável para compradores europeus, revela Edison Research


Chevrolet MyLink nova geração, infoentretenimento da montadora / crédito: Chevrolet

Relacionadas:
> Manutenção e evolução do rádio no painel dos carros é vital para a indústria
> RDS vira novidade tecnológica devido à evolução dos receptores; rádios precisam ficar atentas às mudanças
> Relatório destaca a continuidade do rádio como principal fonte de entretenimento nos automóveis
> China inicia projeto para adoção de rádio obrigatório em veículos
> BMW apresenta novo sistema de interface com tecnologia avançada e IA integrada
> Android Auto pode integrar Rádio FM/AM em sua interface, reforçando a presença do meio nos carros
> HARMAN destaca avanços em inteligência artificial e conectividade automotiva na CES 2025
> Apple concede mais controle do CarPlay às montadoras; Sistema é favorito entre usuários
> Uso de metadados e RDS pelas estações é vital para o rádio na busca por audiência e engajamento publicitário
> Liderança do rádio AM/FM varia conforme a marca do carro, revela Share of Ear
> Pesquisa destaca aumento do interesse em anúncios visuais nos receptores de rádio automotivos
> Carros Conectados: A corrida das montadoras contra a padronização da Apple e Google. Rádio observa com atenção
> Rádio híbrido avança em adesão no mundo, com presença em 159 países
> General Motors (GM) rastreia os hábitos de se ouvir rádio para segmentar a publicidade em automóveis

Tags: Chevrolet, Onix, rádio FM, MyLink, infoentretenimento, montadoras, mercado automotivo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.